Trump pede revogação do Obamacare após nova derrota no Congresso

Por Gazeta News

[caption id="attachment_135625" align="alignleft" width="360"] Trump assina pedido de revogação do Obamacare. Foto: Reuters.[/caption]

O presidente Donald Trump pediu aos parlamentares republicanos que "simplesmente revoguem" o programa de saúde criado por Obama - o Obamacare. O pedido foi feito depois que mais dois senadores republicanos declararam oposição ao texto apresentado pelo próprio partido para substituir o programa, na segunda, 17.

Nesta terça, Trump disse que a nova política de saúde republicana deveria ser “permitir que a lei atual desabasse”.

Durante o discurso no Senado, McConnell disse que os republicanos "avançarão" com um plano para revogar o Obamacare e substituí-lo por um período de "transição estável de dois anos" para dar tempo de apresentar ao Congresso um plano de substituição.

Na segunda, pelo twitter, Trump escreveu que "Os republicanos devem simplesmente revogar o falido Obamacare e agora trabalhar em uma nova reforma da saúde. Os democratas se unirão".

O presidente tem o apoio de apenas 52 de um total de cem senadores. Esse número não é suficiente para que o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, leve o texto de substituição do Obamacare para aprovação. De acordo com McConnell, a perspectiva agora é de que o Senado vote uma revogação completa do Obamacare, com um prazo de dois anos.

Essa é a segunda tentativa de Trump de revogar a reforma de saúde. Em junho, a oposição dentro do Partido Republicano obrigou que o texto fosse retirado de análise.

Quando instituída, a "Lei de Proteção e Cuidado Acessível ao Paciente" – foi sancionada em março de 2010 pelo ex-presidente Barack Obama e ficou conhecida como Obamacare – um seguro que amplia o acesso à cobertura de saúde aos americanos, já que não existe nos EUA um sistema público de saúde - apenas planos privados.

Com informações da BBC News.