Trump planeja revelar nova lei para imigrantes cubanos em Miami

Por Gazeta News

TRUMP BAY OF PIGS Miami foto adiaz miamiherald

O presidente Donald Trump visitará Miami na próxima sexta-feira, 16, de onde anunciará as mudanças de sua administração com relação à política imigratória para os cubanos que moram nos Estados Unidos, de acordo com uma fonte próxima ao presidente.

A localização do evento ainda não foi divulgada, mas o agendamento da viagem a Miami indica que a política imigratória, que passou por projetos durante várias semanas, será revelada. O fato de anunciar a nova lei em Miami sugere que Trump poderá agradar os exilados cubanos, cujo apoio da Flórida o republicano considerou significativo para sua vitória para a presidência.

Vários locais da Flórida têm simbolismo para os cubano-americanos, incluindo o Museu da Baía dos Porcos em Little Havana e a Freedom Tower, no centro de Miami.

O vice-presidente Mike Pence também deverá participar. Ele já estará em Miami para uma conferência da América Central a ser realizada na próxima quinta-feira, 15. O evento deve contar ainda com a presença de três secretários de gabinete - Rex Tillerson do Estado, John Kelly do Homeland Security e Steven Mnuchin do Tesouro .

Uma visita de Trump em meados de junho à Flórida com esse objetivo tem sido rumores desde o Memorial Day, quando a revisão da lei de proteção aos cubanos começou a ser comentada. Segundo autoridades políticas, Trump pode restringir os negócios com os militares cubanos e alterar políticas nas viagens de turismo entre Cuba e EUA.

As revisões na lei foram aprovadas pelo senador da Flórida, Marco Rubio, e pelo deputado de Miami, Mario Diaz-Balart, os únicos dois membros locais do Congresso do GOP que apoiaram o Trump e, como resultado, pressionaram sua administração para o assunto.

Membros do Congresso que favorecem laços mais próximos entre EUA e Cuba pediram a Trump que mantenha a abordagem de Obama. Na última semana, sete parlamentares republicanos do exterior da Flórida, cujos distritos veem oportunidades agrícolas, industriais ou comerciais em Cuba, escreveram Trump para argumentar que manter um ponto de apoio em Cuba é importante para a segurança nacional dos EUA.

A viagem a Miami seria a primeira de Trump como presidente com objetivo de trabalho, apesar das repetidas visitas à sua propriedade Mar-a-Lago em Palm Beach.

Com informações do Miami Herald.