Trump promete reforçar laços militares e econômicos com Japão

Por Daniel Galvão

trump e presidente do japão afp
[caption id="attachment_137089" align="alignleft" width="300"] Em encontro, Trump prometeu reforçar laços com o Japão. Foto: AFP[/caption]

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu nesta sexta-feira, 10, na Casa Branca, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. No encontro, Trump prometeu reforçar os laços militares e econômicos com o país asiático.

"A defesa recíproca entre EUA e Japão se tornará cada vez mais forte e será impenetrável", disse o presidente. Trump aproveitou o encontró para agradecer a Tóquio por abrigar tropas norte-americanas e enfatiou que a aliança com o Japão é “crucial, fundamento da paz e da estabilidade na Ásia".

No dia anterior, o presidente americano havia conversado por telefone com o líder chinês, Xi Jinping, e prometido manter a política de reconhecimento da "China única", que considera Taiwan como parte do território do gigante asiático. Na esfera diplomática, foi um passo importante de Washington.

Pequim foi um dos bodes expiatórios usados por Trump durante a campanha eleitoral para criticar a situação dos Estados Unidos, principalmente no aspecto econômico. Além disso, após sua vitória eleitoral, uma conversa por telefone com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, irritou o governo chinês.

As informações são da agência ANSA