Trump recebe primeiro-ministro do Iraque para discutir guerra ao Estado Islâmico

Por Gazeta News

[caption id="attachment_138857" align="alignleft" width="420"] Trump quer acelerar a luta contra grupo extremista do EI. Foto: arquivo Gazeta[/caption]

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem agenda confirmada com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, nesta segunda-feira, 20, na Casa Branca. A pauta principal do encontro será o estado atual da campanha militar contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Enviado especial para a coalizão internacional antijihadista de Trump, Brett McGurk, que visitou recentemente o Iraque, disse que o Estado Islâmico perdeu 65% dos territórios que controlava no país.

O Pentágono apresentou à Casa Branca, no fim de fevereiro, uma lista de opções para acelerar a luta contra os jihadistas do EI na Síria e Iraque. Na semana passada, o jornal "The Washington Post" revelou que Trump considera enviar mil soldados a mais à Síria para acelerar a tomada de Al Raqqa, o reduto mais importante de EI no país.

A visita de Abadi a Washington também reforça o entendimento diplomático entre os dois países, já que ocorre depois de Trump ter excluído os cidadãos iraquianos de sua ordem migratória revisada, que agora afeta todos os refugiados e os cidadãos de seis países de maioria muçulmana.