Trump recebe vítimas de crimes cometidos por indocumentados

Por Gazeta News

Trump com vitimas de imigrantes ilegais foto reuters

O presidente Donald Trump se reúne nesta quarta-feira, 28, na Casa Branca com vítimas de crimes cometidos por imigrantes indocumentados, enquanto o Congresso analisa uma lei que intensifica as penas aos deportados que retornam ao país.

Trump deve pedir à Câmara de Representantes que agilize a aprovação da lei para "salvar vidas americanas" ainda esta semana, segundo a agenda divulgada pela Casa Branca.

Batizada como Lei Kate, em memória de uma jovem assassinada em 2015 por um imigrante ilegal, a medida procura aumentar as penas para os imigrantes condenados por certos crimes e, após serem deportados, voltaram aos EUA de maneira ilegal.

A Câmara, controlada pelos republicanos, também deve votar nesta semana uma lei para cortar fundos das chamadas "cidades santuário", que protegem os imigrantes, se não colaborarem com os agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE).

O governo anunciou a abertura do departamento Victims of Immigration Crime Engagement – Voice, destinado a dar "voz" a esses afetados e a cumprir uma das promessas de campanha, em abril.

Trump relaciona a imigração irregular a um aumento da criminalidade procedente do narcotráfico, a fim de justificar a necessidade de uma política migratória mais dura, apesar de as estatísticas oficiais não darem suporte a essa teoria.

Com informações da Reuters.