Trump recua e decisão sobre imigrantes não afetará quem possui green card

Por Gazeta News

image
[caption id="attachment_136158" align="alignleft" width="300"] Trump com seu chefe de gabinete, Priebus. Foto: Reuters[/caption] A semana confusa e cheia de incertezas por conta das ordens executivas assinadas pelo presidente Donald Trump terminou com um balanço inicial de cerca 200 pessoas impedidas de entrar nos EUA, mesmo portando vistos válidos.

Entretanto, neste domingo, 29, o chefe de gabinete de Donald Trump, Reince Priebus, disse que estrangeiros que tiverem o green card não estarão inclusos no veto imposto pelo governo a imigrantes e viajantes de países de maioria muçulmana.

Desde a última sexta-feira, 27, está em vigor por 90 dias a restrição a pessoas nascidas em sete países: Iraque, Iêmen, Síria, Irã, Sudão, Líbia e Somália. O presidente também suspendeu o programa de recepção de refugiados durante pelo menos 120 dias.

O Departamento de Segurança Doméstica tinha anunciado, no sábado, 28, a restrição na entrada no país mesmo aos que possuem autorização permanente para estar nos Estados Unidos.

O chefe de gabinete disse em entrevista ao canal NBC News que a ordem executiva poderia abranger mais do que os sete países atualmente incluídos na proibição. Além disso, Priebus frisou que mesmo americanos podem ser alvo de questionamentos dos agentes de fronteira.

"Eu acredito que, se você é um cidadão americano que está indo e voltando para a Líbia, é provável que seja submetido a mais questionamentos quando você entrar em um aeroporto", explicou.