Trump: "Uma reforma de imigração real e positiva é possível"

Por Gazeta News

trump-congresso

Em seu primeiro discurso no Congresso americano, na noite desta terça-feira, 28, o presidente Donald Trump apresentou as propostas de seu plano de governo e, apesar de não detalhar seus planos referentes à imigração, afirmou que acredita que uma reforma imigratória real e positiva é possível.

“Desde que nos concentremos nos seguintes objetivos: melhorar os empregos e os salários dos americanos, fortalecer a segurança de nossa nação e restaurar o respeito às nossas leis", disse Trump.

O presidente defendeu a adoção de um novo sistema baseado em mérito e na capacitação dos candidatos e que contemple o acesso ao país de pessoas com baixa qualificação para o mercado de trabalho.

"Se passarmos do atual sistema de imigração de pessoas com baixa capacitação e adotarmos um sistema baseado no mérito, teremos muitos benefícios: pouparemos dólares, elevaremos os salários e ajudaremos as famílias em dificuldades - incluindo famílias de imigrantes - a ingressar na classe média", completou.

Ainda na tarde de terça-feira, durante um almoço na Casa Branca, o presidente concedeu entrevistas a jornalistas onde se disse aberto a um projeto de lei de reforma imigratória que poderia fornecer um caminho para o status legal - mas não a cidadania - para milhões de pessoas que estão nos Estados Unidos ilegalmente, mas que não cometeram crimes graves.

Trump sinalizou uma abertura para um compromisso que representaria um abrandamento da repressão sobre todos os imigrantes indocumentados, contrariando a proposta publicada pelo Department of Homeland Security na última semana, que instruía agentes de imigração a deter e deportar qualquer indocumentado.

Um caminho para a cidadania para aqueles que estão no país de forma irregular não faria parte do plano de Trump, com a possível exceção dos "Dreamers" - jovens trazidos para os EUA ilegalmente quando crianças.

O presidente disse que espera que ambos os lados (de direita e esquerda) se reúnam para elaborar legislação durante seu primeiro mandato.

"O momento é certo para um projeto de lei de imigração, desde que haja um compromisso de ambos os lados", disse Trump aos jornalistas.

Apesar de trazer esperança a muitos imigrantes, o pronunciamento não trouxe nada concreto sobre o futuro dos mesmos. Em seu discurso no Congresso, Trump focou no seu projeto de construção do muro na fronteira com o México e na importância de reforçar a segurança nacional.

Com informações do Washington Post.