Trump visita Porto Rico e compara mortes do país com o Katrina

Por Gazeta News

trump visita Porto Rico Foto REUTERS Jonathan Ernst
[caption id="attachment_154164" align="alignleft" width="324"] Trump em visita a Porto Rico Foto: Jonathan Ernst - Reuters.[/caption]

O presidente Donald Trump visitou Porto Rico nesta terça-feira, 3, completando quase 15 dias da passagem do furacão Maria que devastou a ilha e comparou as 16 mortes com as "centenas e centenas e centenas" de mortes do furacão Katrina, que chamou de "uma catástrofe real".

Porto Rico, com 3,4 milhões de habitantes, ficou devastada com a passagem do furacão Maria e também do Irma. Quase duas semanas depois, grande parte dos moradores continua sem energia elétrica e água potável, e a comida e gasolina estão em falta em meio a enormes danos à infraestrutura.

Ao comparar, Trump lembrou que, em 2005, o furacão Katrina destruiu a cidade de Nova Orleans, deixando mais de 1.800 mortos.

Em discurso junto com autoridades da ilha divulgado pela Secretaria de Comunicação da Casa Branca na tarde desta terça, o presidente agradeceu aos envolvidos na operação anterior à chegada do furacão e também ao governador de Porto Rico, Ricardo Roselló. “Gostaria de agradecer, em particular, algumas pessoas que vieram aqui, onde realmente havia um grande perigo, logo no início”, disse.

Trump reconheceu o desempenho dos funcionários federais que trabalharam na resposta ao Maria e logo depois disse em tom de brincadeira que a ilha "extrapolou o orçamento" federal por causa do furacão.

Sobre as mortes causadas pelo furacão, Trump disse aos porto-riquenhos que “Toda morte é um horror, mas se você olhar para uma catástrofe real como o Katrina e olhar para as centenas e centenas e centenas de pessoas que morreram, e olhar para o que aconteceu aqui com uma tempestade que foi totalmente avassaladora, ninguém nunca viu nada como isso... E qual é a sua contagem de mortos? Dezesseis pessoas versus as milhares”, afirmou.