Tsarnaev poderá ficar anos no corredor da morte

Por Gazeta News

O coautor do atentado contra a Maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, será o detento mais novo no corredor da morte. O jovem de 21 anos foi condenado à morte por 12 jurados que levaram 15 horas para decidir entre a prisão perpétua e a pena capital.

A sentença foi lida na Corte Federal da cidade, na presença do réu. Tsarnaev, um jovem de origem chechena, foi considerado culpado de seis das 17 acusações passíveis da pena, e será executado com injeção letal.

A data para a execução, contudo, ainda não foi definida e a batalha legal sobre seu caso deverá se arrastar por anos. Depois de dada a sentença, ele será entregue do U.S. marshals em Boston para o U.S. Bureau of Prisons e eventualmente colocado em custódia da “casa da morte”, em Terre Haute, na Indiana.

Apesar de a defesa retratar Tsarnaev como um “menino perdido” e manipulado pelo irmão mais velho Tamerlan, a acusação o descreveu como um “terrorista sem remorso que merece morrer”.

Em 8 de abril, o mesmo júri considerou o jovem culpado das 30 acusações que lhe foram atribuídas.

Ele foi considerado culpado pelo assassinato de três pessoas e por ferir outras 264, além da morte de um policial e porte de arma de destruição em massa.

O atentado

O ataque aconteceu em 2013 pelos irmãos Tsarnaev e Tamerlan, de 26 anos, morto durante perseguição policial no momento em que tentavam fugir de Boston.

Os dois prepararam as bombas caseiras que explodiram perto da linha de chegada da Maratona de Boston, uma das mais famosas do mundo.

No atentado, o pior em solo americano desde o 11 de setembro, três pessoas morreram e 264 ficaram feridas.