Tudo se cria do nada e Leis da riqueza: Ganhar - Parte I

Por Gazeta Admininstrator

Tudo se cria do nada

Criar seu futuro significa criar do nada. Então, para entender por que toda invenção é feita do nada, você tem de aprender a trabalhar com o processo criativo, que tem três fases - a da germinação, a da assimilação e a da conclusão. Vamos ver como isso funciona.

Germinação

Quando você tem uma ideia, ela germina. O universo é bastante sábio para, no momento em que você tem uma ideia, dar energia para essa ideia se desprender, sair do chão.

Assimilação

Depois, parece que tudo está parado, que nada está acontecendo. É a fase da assimilação. Assimilar significa, também, agir de acordo com a sua estrutura, sem forçar a realidade. Agir contra a estrutura gasta muito mais energia, e a vontade acaba. Nessa fase, muitas ideias são abortadas porque as pessoas não dão tempo ao tempo e se precipitam antes de os resultados aparecerem.

Conclusão

Quando você começa uma coisa e não termina, você cria a chamada unidade de atenção do cérebro, e para isso gasta energia. Se você diz, por exemplo, que vai estudar inglês e não estuda, toda vez que passa defronte a uma escola de inglês você diz: "Ih, eu preciso estudar inglês!". Por que isso? Porque você gerou a ideia de estudar inglês. Então, de duas uma: ou você estuda inglês ou desiste de uma vez por todas. Se você fica nessa história de que vai estudar e não estuda, você está gastando energia.

Há pessoas que, em razão disso, já não conseguem germinar mais nada. Ia fazer isso, não fez; ia fazer aquilo, não fez. Essas pessoas acabam gastando toda a sua energia por nada. Você tem, portanto, de germinar, assimilar e concluir. Mas não force a realidade. Nem sempre dá para concluir algo que você começou. Se você fez alguma coisa pela metade (um curso, por exemplo) e quer resolver esse problema que ficou pendente, há duas opções: fazer ou desistir. Muitas vezes, saber desistir também é uma boa decisão, que traz um grande alívio.

É preciso mudar

Para fazer alguma coisa, é preciso mudar. Conservar sempre a mesma visão, manter opiniões e conceitos inflexíveis
representam uma postura incompatível com o movimento do universo. Quem não muda não vai adiante.

Para mudar, você tem de aceitar viver permanentemente um processo de destruição.
Porque não há construção sem destruição. Não se faz omelete sem quebrar os ovos.

Quando você retira do seu armário roupas que não usa mais, você abre espaço para novas peças. Você abre espaço para mudanças. Mas isso não é tudo. Não se prepara o terreno para a construção da casa sem um projeto arquitetônico. Para destruir e depois construir, é preciso planejar e ter metas claras.

Leis da riqueza:

Ganhar - Parte I

Assim como a segunda-feira vem antes da terça, o ganhar vem antes das outras leis da riqueza. Sem aprender a ganhar, de nada vale saber aplicar as outras leis.

Se você não ganha, não tem o que gastar, economizar ou investir. Ganhar não é o suficiente para a independência financeira, mas é um ingrediente fundamental e necessário.

Problema financeiro não se resolve com dinheiro. Se você está devendo o aluguel e toma dinheiro emprestado para pagar, no mês seguinte terá duas dívidas: o novo aluguel e o empréstimo.

Problema financeiro resolve-se com imaginação e criatividade. Toda riqueza é criada pela mente humana. E no ganhar está a semente de toda a riqueza.

Hierarquia de ideias

Para alavancar seus ganhos, é importante entender o conceito de hierarquia de ideias.

Em uma empresa, você prefeririaser faxineiro ou gerente de produção? Gerente de produção ou diretor executivo de engenharia e produção? Um dos diretores executivos ou presidente da empresa?

Aposto como você responderia: ? Presidente da empresa!

Para fazer essa escolha, você, mesmo de forma inconsciente, percorreu a hierarquia do poder: presidente tem mais poder que diretor executivo; que, por sua vez, tem mais poder que gerente; que, por sua vez, tem mais poder que faxineiro.

Algumas ideias são mais fortes do que outras. Certas ideias encontram-se em um nível hierárquico tão superior às demais que nem se cogita implementá-las, pois poderiam alterar toda a dinâmica mundial.

Se você inventar algo que possa ser utilizado por um modelo específico de carro de determinada montadora, irá ganhar menos do que se a sua invenção puder ser utilizada por todos os modelos dessa montadora. Caso a sua invenção também sirva para os carros de outras montadoras, a sua fortuna será consideravelmente maior. E será maior ainda se não apenas carros, mas toda a linha de transportes, como trens, navios, aviões, etc., puder utilizá-la. Isso é um exemplo de hierarquia de idéias.Em que nível hierárquico de idéias você está operando?