Tufão Talim deixa nove mortos e 15 desaparecidos na China

Por Gazeta Admininstrator

Pelo menos nove pessoas morreram na China e 15 estão desaparecidas por causa dos deslizamentos de terra causados pelo tufão Talim, que nos últimos dias castigou a ilha de Taiwan e a costa sudeste chinesa, informa hoje a imprensa estatal.

O Talim, que além disso causou outros três mortes em Taiwan e obrigou a evacuar mais de 790.000 pessoas nas províncias chinesas de Fujian e Zhejiang, é um dos mais potentes deste verão, estação na qual são freqüentes os tufões na região.

Os deslizamentos de terra aconteceram sobretudo nas zonas montanhosas de Wencheng, Taishun e Cangnan, na província de Zhejiang, e a localidade mais afetada foi a de Shixiang, onde 300 casas ficaram destruídas e onde aconteceram todas as mortes.

A televisão estatal chinesa mostrou imagens de tempestades e fortes ventos que sopravam a 35 metros por segundo, quando o Talim chegou à cidade de Putian, em Fujian.

Todas as escolas de Fujian e Zhejiang foram fechadas ontem e hoje, em previsão de dificuldades, cortes de tráfego e eletricidade, e as aulas serão retomadas na segunda-feira.