Tunisiano suspeito do ataque em Berlim teve pedido de asilo negado

Por Gazeta News

berlim ataque Reuters site

Um tunisiano é suspeito de ser o autor do ataque com um caminhão que atropelou uma multidão na noite da última segunda-feira, 19, em uma feira natalina em Berlim, segundo divulgou a imprensa alemã nesta quarta-feira, 21.

O tunisiano havia pedido asilo em julho, que foi rejeitado. Ele havia se mudado de Renânia do Norte-Vestfália para Berlim em fevereiro de 2016. Tentativas de deportá-lo para a Tunísia falharam já que ele não tinha papéis de identificação, e autoridades tunisianas questionaram a sua nacionalidade.

Um documento de identidade foi encontrado dentro do caminhão e a polícia agora procura pistas que levem ao suspeito.

Segundo a Reuters, citando reportagem da edição online da revista Der Spiegel, embora não indique suas fontes, a reportagem diz que ele se chama Anis A. e nasceu em Tataouine, na Tunísia, em 1992. A polícia acredita que o homem usa nomes falsos.

Segundo a CNN, ele já havia sido preso em agosto, no sul da Alemanha, quando viajava para Itália, por portar documentos falsificados. Na ocasião, ele foi liberado por um juiz. Um oficial de segurança afirmou ao site de notícias que o suspeito estava procurando uma arma e, por isso, já despertava a atenção da polícia alemã.

O suspeito estava em contato com militantes islâmicos na Renânia do Norte-Vestfália e era conhecido de agências de segurança alemãs, disse nesta quarta-feira, 21, o ministro estadual do Interior.

"Agências de segurança trocaram descobertas e informações sobre esta pessoa com o Centro Conjunto Antiterrorismo em novembro de 2016", disse o ministro do Interior da Renânia do Norte-Vestfália, Ralf Jaeger, durante entrevista coletiva.

Assim como o ataque de Nice, em Paris, em julho, o Estado Islâmico também reivindicou este de Berlim, que matou pelo menos 12 pessoas e feriu 48.