Turismo pós 11 de setembro cria polêmica

Por Gazeta News

site

O último dia 11 de setembro marcou o 13º aniversário dos ataques terroristas de 2001, que matou mais de 3 mil pessoas que estavam nos arranha-céus do World Trade Center e no prédio do Pentágono. Para este dia, museus e praças abriram as portas, oferecendo “lembranças”, histórias e venda de produtos. Com informações da "AP".

O turismo criado em cima da tragédia tem gerado polêmica. Muitos parentes ou pessoas que nem estão diretamente ligadas às vítimas se sentem “invadidos” pelo comércio relacionado à tristeza dessas famílias.

Somente o Museu Memorial Nacional 11 de Setembro recebeu mais de 700 mil visitantes – vindos de 50 estados americanos e 131 países – desde maio deste ano. Além disso, aproximadamente 15 milhões de pessoas já visitaram o memorial desde que abriu, há três anos. Isso significa que o ataque trouxe mais turistas à cidade de Nova York que a simbólica Estátua da Liberdade. Uma das críticas de algumas pessoas, por exemplo, são as centenas de selfies tiradas no local em que turistas sorriem e mostram que “estiveram lá”.

Os locais que viraram turísticos relacionados ao 11 de setembro são o “9/11 Memorial” (www.911memorial.org/visit-911-memorial), com as quedas e o espelho d’água que ficam no local em que estavam as Torres Gêmeas.

O “9/11 Memorial Museum” (911memorial.org) conta a história do World Trade Center, da construção à trágica destruição. É possível ouvir gravações de mensagens telefônicas de pessoas que ficaram presas nas torres e fotos das pessoas pulando dos prédios. Avisos alertam para o impacto “emocional e visceral” do museu.

O 9/11 Tribute Center and Tours tem as paredes cobertas de fotos das vítimas e tem visitas guiadas por pessoas conectadas aos atentados.