Turquia ainda contabiliza número de mortos e feridos em terremoto

Por Gazeta News

Subiu para 432 o número de mortes causadas por um violento terremoto ocorrido no domingo, dia 23, na Turquia, enquanto sobreviventes, temendo mais tremores, lutavam para conseguir abrigos em tendas para suas famílias.

Uma bebê de duas semanas, a mãe e a avó dela foram resgatadas após passar 48 horas debaixo dos escombros de um prédio em Ercis, no devastador terremoto de 7,2 graus que destruiu cerca de 2 mil edifícios no leste da Turquia.

Imagens de televisão mostraram os integrantes da equipe de resgate batendo palmas quando a menina, chamada Azra Karaduman, foi retirada dos escombros. Um socorrista embalou o corpo da menina, que estava envolto em um cobertor, e a entregou ao médico. A mãe da bebê, Semiha, estava viva e semiconsciente, presa perto de um sofá, em meio aos escombros do edifício. A bebê foi transportada de avião para um hospital em Ancara.

A mãe, a filha e a avó estavam juntas quando foram encontradas, disse o socorrista Kadir Direk. Elas foram retiradas algumas horas mais tarde. Direk disse que funcionava uma padaria no andar térreo do prédio, o que pode ter ajudado a manter as três aquecidas.

Equipes de resgate nas duas cidades mais atingidas, Ercis e Van, correram para retirar as pessoas presas em meio a montanhas de concreto, metal retorcido e escombros. As autoridades disseram aos sobreviventes do terremoto - que matou pelo menos 432 pessoas - que não entrem em prédios danificados e milhares passaram a segunda noite no interior de carros ou em barracas a uma temperatura perto de zero. Cerca de 1,3 mil pessoas ficaram feridas por causa do tremor.