Turquia e Rússia chegam a um acordo de cessar-fogo na Síria

Por Daniel Galvão

A grave crise humanitária vivida por sírios, sobretudo depois que o genocídio em Aleppo comoveu o mundo através das denúncias de moradores em redes sociais, ganhou um novo capítulo esta semana. Turquia e a Rússia fecharam acordo de cessar-fogo em todo o território. O documento, agora, será submetido à aprovação do governo sírio e dos grupos de oposição do país.

Ancara e Moscou querem colocar a trégua em vigor já a partir da madrugada de quinta-feira, 29, “em todas as zonas de combate entre as forças do governo e os rebeldes”. Contudo, a única exceção será a continuidade de ataque contra “grupos terroristas”.

Há mais de cinco anos a Síria vive esta guerra que já vitimou milhares de pessoas - grande parte civis. O acordo firmado esta semana entre Turquia e Rússia, porém, não inclui os ataques dos EUA e da coalizão internacional - incluindo os países europeus. O que não ficou claro é se Ancara continuará atacando os curdos já que Recep Tayyip Erdogan considera “terroristas” diversos desses grupos que lutam contra seu Governo.

Ancara não apoiava o presidente sírio, Bashar al-Assad, e realizava ataques especialmente nas fronteiras entre as duas nações - onde, além dos terroristas do Estado Islâmico (EI) e da Frente al-Nusra, combatia grupos curdos que querem criar uma região autônoma no território turco.