Após o acidente em uma mina de carvão na cidade turca de Soma, que deixou 283 mortos, protestos têm sido realizados em dezenas de localidades do país para denunciar as condições de trabalho nas minas de carvão privatizadas.
Cinco dos maiores sindicatos do país, todos eles ligados à oposição, convocaram uma greve geral no dia 15 e pediram que os cidadãos vestissem roupas pretas ou utilizassem um laço dessa cor em sinal de solidariedade às vítimas.
Em vários locais houve confrontos. Em Soma, a revolta da população aumentou após um assessor do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, agredir um parente de um dos mineiros mortos.
Os parentes das vítimas também ficaram revoltados com a fala de Erdogan sobre o caso. Ele disse que um acidente de mineração é “algo habitual” e “inevitável”. Com informações da “EFE”.