Uber está a um passo de voltar a transportar passageiros em Broward

Por Gazeta News

O serviço de transporte através do aplicativo Uber está a um passo de voltar ao condado de Broward e de se legitimar em Palm Beach e Miami-Dade.

Uma maioria (6 a 3) de comissários do condado votou, no dia 1º, para enviar uma lei mais amena para o funcionamento do serviço para um voto final no dia 17 de setembro. Caso aprovada, essa nova lei trata Uber de volta às ruas.

A companhia, com base na Califórnia, usa um aplicativo de smartphone para conectar passageiros a motoristas que usam seus carros pessoais. Por causa de regulamentos muito exigentes aprovados pelo condado, o aplicativo parou de operar em Broward no dia 31 de julho.

Em Palm Beach e Miami-Dade, a companhia também está fazendo pressão para leis mais favoráveis que deixaria que o Uber tivesse seus próprios regulamentos em relação à verificação de motoristas, seus carros, valor da corrida e decidir quantos veículos colocar na rua. Mas, até agora, os governos locais é que regulam os táxis, por exemplo. Governantes dizem que, embora não gostem da forma desafiadora da companhia, têm recebido mais pessoas em seus gabinetes que em relação a qualquer outro assunto.

Em Palm Beach, o voto para passar medidas mais amigáveis em relação ao Uber está marcado para 22 de setembro e em Miami-Dade a votação está programado para o começo do ano que vem.

Sob as mudanças propostas em Broward, Uber poderá certificar ao condado que todos os motoristas passaram por checagem de antecedentes criminais. O condado poderá verificar essas informações. Além disso, sob a nova lei, o Uber terá que negociar para operar em aeroportos e portos, pagando taxas para cada viagem. Passageiros deficientes teriam que ter acomodação especial e motoristas teriam que dar o número de Social Security para o Uber.