Uber estreia viagem de caminhão autônomo e avança o projeto em carros

Por Gazeta News

teste-otto-site
[caption id="attachment_129163" align="alignleft" width="220"] O caminhão percorreu quase 200 quilômetros e entregou sua carga de 45 mil latas de cerveja, de Fort Collins, no Colorado, até Colorado Springs. Foto: youtube.[/caption]

Um caminhão autônomo e sem o auxílio de um motorista humano realizou a entrega de 45 mil latas de cerveja no Colorado. Pela primeira vez, um caminhão sem motorista percorreu cerca de 200 quilômetros em duas horas, de Fort Collins, no Colorado, até Colorado Springs.

O feito é resultado de uma parceria entreUber e Otto - umastartupde caminhões sem motoristas – que criou um caminhão todo especial com três sensores de detecção a laser distribuídos pelo veículo, um radar localizado no para-choque e uma câmera de alta precisão acima do para-brisa.

Dois botões, um perto do volante e outro na cabine atrás dos bancos dianteiros, são instalados para que o sistema autônomo seja ligado e um computador transforma os dados em instruções de direção.Segundo a startup, a tecnologia deve funcionarem qualquer caminhão com uma transmissão automática.

Lançada em janeiro deste ano, em maio, a startup tinha um protótipo de caminhão autônomo. A Uber comprou a Otto por quase 700 milhões de dólares. Agora, as duas estão trabalhando naUberFreight,um serviço parafacilitar negociações de fretes entre caminhoneiros e gestores de frotas.

A Uber vem trabalhando também em outros tipos de veículos autônomos.Recentemente, a companhia fechou uma parceria com a Volvo e fezseu primeiro teste com carros autônomos nos Estados Unidos.

Fonte: Wired.com