Uber e Lyft serão legalizados em Miami-Dade até o fim do ano

Por Gazeta News

Os serviços de compartilhamento de carona, Uber e Lyft, serão legalizados em Miami-Dade até o fim do ano, previu o prefeito Carlos Gimenez no dia 28, prometendo que as leis do condado que regulam os táxis serão reescritas.

“A demanda é muito grande para as companhias e seus serviços baseados em aplicativos de smartphones”, disse Gimenez. “Você não vai conseguir colocar o gênio de volta dentro da lâmpada”.

O prefeito disse que a indústria de táxi também precisa chegar ao século 21, durante uma coletiva realizada no evento de lançamento do aplicativo ZabCab, com base em New York, que conecta consumidores a táxis comuns, mas que funciona como o Uber e Lyft.

Os dois aplicativos, Uber e Lyft, que conectam passageiros com motoristas freelancers com seus próprios carros, são tecnicamente ilegais. Desde que começaram a operar em Miami-Dade, na primavera de 2014, motoristas receberam milhares em multas de trânsito. Agora, enquanto não se chega a uma decisão final, o serviço continua mais ou menos aberto.

Mas o prefeito prometeu pensar em novas medidas para mudar tanto o regulamento dos táxis como dos serviços com base em aplicativos. Mas motoristas e companhias de táxi afirmam que isso colocará muito mais carros às ruas do que a demanda. As leis atuais regulam quantos táxis podem rodar.

Taxistas acreditam que motoristas de Uber e Lyft teriam que ter as mesmas obrigações, que incluem seguro comercial, com o preço de corridas em uma média legal e passando por verificação de identidade.

Fonte: Miami Herald.