UE pressiona EUA para abolir exigência de visto.

Por Gazeta Admininstrator

A União Européia pediu na quarta-feira(3) ao governo dos Estados Unidos que acelerem os esforços para estender a abolição da exigência de vistos aos novos países-membros do bloco, mas autoridades de alto escalão de Washington disseram que não vão se apressar.

Os Estados Unidos não requerem vistos para cidadãos de 15 dos 25 países da União Européia, mas o esquema não se aplica à Grécia nem aos 10 novos Estados-membros, a maioria ex-comunista, com exceção da Eslovênia.

“Ressaltarei a importância de fazermos progressos em direção, primeiro, à facilitação, e depois, à não exigência de vistos para os novos Estados membros da UE”, disse o Comissário do Interior Franco Frattini à agência Reuters, antes da reunião ministerial. Uma importante autoridade norte-americana disse que Washington não poderia dar qualquer indicação de quando a exigência de vistos para os 10 países seria abolida.

“Não estabelecemos um cronograma para isso”, disse o vice-secretário de Segurança Interna, Michael Jackson.

“Estamos trabalhando na avaliação... para garantir que temos os mecanismos e processos de segurança apropriados em funcionamento para podermos adotar tal medida”, afirmou aos repórteres antes da reunião, da qual também participou o Secretário de Justiça dos EUA, Albergo Gonzales.

Os Estados Unidos, que endureceram as medidas de imigração desde os atentados de 2001 a cidades do país, disseram que só podem abolir a exigência de vistos quando um país preenche claramente requisitos como uma baixa taxa de cidadãos que continuam nos EUA após seus vistos expirarem.