UFC 188: Brasileiro Fabricio Werdum disputa cinturão com Cain Velásquez no sábado

Por Simone Raguzo

werdum
[caption id="attachment_88156" align="alignleft" width="204"] Werdum se diz confiante e que vai manter o cinturão, acabando com a polêmica que envolve os dois lutadores.[/caption]

O gaúcho Fabricio Werdum, conhecido como “Vai Cavalo”, 37 anos, se prepara para um dos desafios mais esperados de sua carreira e uma das lutas mais aguardadas pelos fãs de MMA. No próximo sábado, 13 de junho, ele enfrenta, pelo UFC 188, na Cidade do México, o americano Cain Velásquez, 32 anos, luta que vale a unificação do título dos pesos pesados.

Mesmo com a maioria da torcida a favor de Velásquez, que é de ascendência mexicana, o brasileiro mostra confiança e garante que manterá o ‘seu’ cinturão.

Atualmente, o lutador - que há seis vive em Los Angeles, mas faz questão de ressaltar seu orgulho de ser brasileiro - mantém o cinturão interino, enquanto Velásquez ainda é considerado o campeão da divisão. Isso porque, devido a uma contusão, o norte-americano não pôde participar da luta já marcada contra Werdum, ficando afastado do octógono por quase dois anos.

Em função disso, na ausência do dono do cinturão, o UFC decidiu que o vencedor do confronto entre Fabricio Werdum e Mark Hunt levaria o cinturão, em novembro passado. E foi o brasileiro o grande campeão da noite.

“Eu me considero o campeão da divisão, porque quem lutou por último fui eu. O Cain já está há dois anos sem lutar. Estava lá no dia, não tenho culpa que ele se machucou. Mas, no dia 13 de junho essa história finalmente vai acabar. Será uma grande luta, com cinco rounds e, a partir de então, não existirão mais dois cinturões, vai ser um só e garanto que vai ficar comigo”, afirma.

Invicto desde o ano de 2011, o norte-americano se diz decepcionado por não ter lutado na primeira data estipulada, mas garante que provará que é “melhor em tudo” contra o brasileiro.

“Fabricio é um lutador duro, é completo, faz tudo muito bem. Mas acho que sou melhor do que ele em tudo. É normal os lutadores mostrarem confiança de que podem me vencer, mas meu trabalho é mostrar que eles não podem fazer isso”, disse.

Preparação Há um mês no México, palco da luta, para treinar, Fabricio Werdum vive uma semana mais leve e concentrada. No último dia 8 ele esteve brevemente em Miami para conceder entrevistas e garantiu estar preparado para a grande luta. “Esse mês no México foi de muito treinamento. Nesta semana, treino diariamente duas horas por dia somente e tento estar mais concentrado”.

O pai da Júlia e Joana e esposo da Karina, que evita assitir aos duelos, diz que o mais difícil nesta fase está sendo ficar todo esse tempo longe da família, que ficou em Los Angeles.

Futuro Sobre o que lhe espera no futuro, o gaúcho diz prever: “Eu vou vencer essa luta e tenho certeza que vão querer revanche, em Las Vegas. E eu vou vencer de novo!”, afirma com convicção.

Histórico no UFC:

UFC 180 (6/13/15): venceu Mark Hunt aos 2:33 do segundo round; UFC on FOX (4/19/14): venceu Travis Browne em cinco rounds, por unanimidade; UFC on FUEL TV (6/8/13): venceu Minotauro Nogueira aos 2:41 do segundo round; UFC 147 (6/23/12): venceu Mike Russow aos 2:28 do primeiro round; UFC 143 (2/4/12): venceu Roy Nelson em três rounds, por unanimidade; UFC 90 (10/25/08): foi nocauteado por Junior dos Santos aos 1:21 do primeiro round; UFC 85 (6/7/08): venceu Brandon Vera aos 4:40 do primeiro round; UFC 80 (1/19/08): venceu Gabriel Gonzaga aos 4:34 do segundo round; UFC 70 (4/21/07): perdeu uma decisão unânime de três rounds para Andrei Arlovski.