Úlcera de Córnea em cães - Saúde Animal

Por Dr. Luiz Bolfer

Uma das condições mais comum em oftalmologia veterinária é a úlcera de córnea. Ainda mais comum do que úlceras de córnea é o “olho vermelho”, que pode ser secundário à ulcera de córnea. O “Olho vermelho” é uma condição onde a conjuntiva fica inflamada e às vezes forma edema ou “chemosis”. Com o tempo, o olho começa a lacrimejar e a doer fazendo com que o proprietário procure por cuidados médicos.

A úlcera de córnea acontece quando algo “arranha” a superfície do olho. As condições mais comuns incluem contato com plantas e galhos de árvore, arranhão por um outro animal (especialmente gatos) ou por si mesmo (ao coçar ou esfregar o olho contra móveis e chão), produtos químicos e corpo estranho.

Um colírio corante especial é utilizado pelo veterinário para confirmar a lesão (úlcera) de córnea. Quando a córnea está danificada, esse colírio colante se adere ao redor da lesão corando apenas a região afetada.

Uma úlcera de córnea não complicada deve ser capaz de se regenerar facilmente. Uma vez que a córnea danificada está sujeita a infecções, um antibiótico local é aplicado até 4 vezes por dia. A segunda parte do tratamento é o alívio e controle da dor. Isso é feito com a aplicação de um colírio que reduz a contração e espasmos da pupila uma vez que essa é a responsável pela dor. Essa medicação causa a dilatação da pupila e por isso alguns animais ficam mais sensíveis à luz enquanto usam essa medicação.

Após o emprego do tratamento, o ideal é reavaliar a córnea com o corante em uma semana para comparar e ver se o tratamento está adequado. Em algumas condições, o tratamento médico falha sendo necessário fazer cirurgia. Uma técnica cirúrgica que vem ganhando popularidade nos último anos, chamada Keratectomy, é a cirurgia de preferência na maioria dos casos de úlceras não tão complicadas, essa técnica envolve o uso de uma agulha para “arranhar” a córnea em linhas cruzadas fazendo com que a cicatrização ocorra entre as linhas até a córnea.

Existem muitas outras técnicas cirúrgicas disponíveis especialmente para lesões de córnea mais complexas e severas. A identificação da úlcera e o tratamento precoce é o melhor remédio para salvar o olho do seu animal de estimação. É importante lembrar que nem sempre conseguimos ver a úlcera, por isso é importante levar seu animal para o veterinário sempre que ele apresente sinais como lacrimejamento, dor no olho, coceira no olho contra móveis e contra o chão e apresentar “olho vermelho”.