Últimas do Futebol Brasileiro - 10 de maio

Por Mano Thiago

palmeiras

Flamengo O técnico do Flamengo, Joel Santana, deu sinal verde e o apoiador Jorge Luiz, do Friburguense, está perto de reforçar a equipe no Campeonato Brasileiro. O jogador fez exames médicos e foi aprovado, faltando apenas assinar contrato. Ele será emprestado pelo Frizão até o fim da temporada. Além de Jorge Luiz, o Flamengo já contratou o lateral-direito Wellington Silva, que estava no Resende. Dois outros reforços são esperados. O meia Ibson, do Santos e o volante Cáceres, do Libertad (PAR). O primeiro só virá após a participação do Santos nas oitavas de final da Copa Santander Libertadores e o segundo, somente depois da eliminação de sua equipe na mesma competição. O volante Amaral, do Nova Iguaçu, também fez exames médicos nos últimos dias, mas foi reprovado. Nesta quinta-feira, o jogador dará continuidade às análises para que se tenha um resultado mais preciso sobre as suas condições físicas. Sua contratação não está descartada.

Fluminense O meia-atacante Wellington Nem retornou aos trabalhos no gramado das Laranjeiras. Enquanto o técnico Abel Braga comandava um treino de bolas paradas de um lado do campo, o jogador fazia exercícios físicos ao lado do fisioterapeuta Fábio Marcelo. Apesar da evolução, ele está fora da partida de volta pelas oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Internacional, nesta quinta-feira, no Engenhão. A revelação tricolor fez trabalhos de força com um elástico puxado pelo profissional da comissão médica. A tendência é de que ele retorne ao time na segunda partida da final do Carioca, domingo, contra o Botafogo. O Fluminense venceu o primeiro duelo por 4 a 1 e pode perder por até dois gols de diferença que levanta o seu 31º título do torneio. Nem sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa direita no primeiro tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Arsenal (ARG), em Buenos Aires, no dia 18 de abril.

Botafogo O Botafogo tinha o empate sem gols como vantagem, chegou a abrir o placar contra o Vitória, mas levou a virada na noite da ultima quarta-feira, no Engenhão. O placar contra de 2 a 1 fez o Alvinegro dar adeus à Copa do Brasil, mais um duro golpe no primeiro semestre do clube, após a goleada para o Fluminense no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca por 4 a 1. O Vitória vai enfrentar o Coritiba nas quartas de final. O time da casa fez o primeiro gol com Elkeson, assim como na partida em Salvador, e o Leão tomou a frente no marcador no segundo tempo com Pedro Ken e Tartá. A partida também teve outros destaques como a expulsão do lateral alvinegro Lucas, que impediu um gol com as mãos na grande área e a defesa do goleiro Jefferson no lance seguinte. De nada adiantou. Os dois clubes voltam suas atenções para o segundo jogo das finais dos campeonatos estaduais, no próximo domingo. O Botafogo tem uma complicadíssima missão de tirar a vantagem de três gols do Fluminense e o Vitória precisa apenas de um triunfo simples contra o Bahia para conquistar o Campeonato Baiano.

Vasco O Vasco está classificado para as quartas de final da Copa Libertadores. A equipe cruz-maltina foi à Argentina e, após perder para o Lanús (ARG) por 2 a 1, decidiu a vaga nos pênaltis. Nilton abriu o placar ainda no primeiro tempo, mas o time sofreu a virada na etapa final, com gols de Pavone e Gutiérrez. Nas cobranças, todos os jogadores vascaínos marcaram (Felipe, Juninho, Carlos Alberto, Renato Silva e Alecsandro) e a equipe de São januário venceu por 5 a 4. Romero perdeu a cobrança para o Lanús. Agora, um novo encontro de brasileiros nesta edição da Libertadores. O Vasco vai encarar o Corinthians na próxima fase da competição.

Cruzeiro O Cruzeiro foi eliminado pelo Atlético-PR, em partida válida pelas das oitavas da Copa do Brasil. O resultado por 2 a 1, com gols de Guerrón e Ligüera para o Furacão e Wellington Paulista para o Cruzeiro, encerra a participação da Raposa na competição nacional, uma vez que o primeiro duelo entre as equipe acabou em um triunfo por 1 a 0, na Vila Capanema. Agora, o Cruzeiro se prepara para a estreia no Campeonato Brasileiro, no dia 20/5, contra o Atlético-GO, em Uberlândia-MG. Já o Furacão enfrentará o Palmeiras, que despachou o Paraná clube na outra chave do torneio.

Corinthians Pode ficar de boa, Fiel torcida. O Timão segue na Libertadores! Sem sofrer muitos sustos dentro do Pacaembu tomado por corintianos, o Timão atropelou o Emelec (ECU) por 3 a 0 e avançou para as quartas de final da Libertadores. Após o empate sem gols no Equador, os alvinegros se mostraram tranquilos em campo e resolveram a história com gols de Fábio Santos, Paulinho e Alex. O adversário nas quartas será o Vasco da Gama, que passou nos pênaltis pelo Lanús (ARG). Grande problema no primeiro jogo, a arbitragem de Dario Ubriaco, do Uruguai, foi bem tranquila. Por sua vez, o Corinthians também fez sua parte e mostrou-se bastante calmo em campo.

Palmeiras Nesta ultima quarta-feira Mazinho foi decisivo para o Palmeiras golear o Paraná por 4 a 0, na Arena Barueri, e se classificar para as quartas de final da Copa do Brasil. O adversário será o Atlético-PR, na próxima quarta-feira, com mando a ser decidido pela CBF. Mesmo com a vantagem de ter vencido o primeiro confronto por 2 a 1, o Verdão não se retraiu no campo de defesa. Valdivia oscilou entre alguns bons passes e outros muito ruins. Quando arrancou pela direita, sofreu a falta. Marcos Assunção cobrou na segunda trave, e Mazinho completou: 1 a 0. Palmeiras não sofreu grandes sustos na segunda etapa. Outro gol de Mazinho, aos cinco minutos, tranquilizou o Palmeiras. Marcos Assunção fez o desarme e tocou para o camisa 28. Ele recebeu a bola e encheu o pé: 2 a 0 no placar. Mazinho decidiu mais uma vez. Avançou pela esquerda e bateu cruzado. Valdivia se esticou e marcou. E ainda teve tempo para mais. No seu primeiro lance, Maikon Leite aproveitou passe errado de Cambará e arrancou desde o meio de campo antes de fechar a goleada palmeirense.

São Paulo O São Paulo recebe a Ponte Preta nesta quinta-feira, no Morumbi, às 21h50, para a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, vitória da Macaca por 1 a 0 em Campinas, com gol de Roger, ex-Tricolor. Para se classificar de forma direta, o Tricolor precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Em caso de vitória por 1 a 0, haverá cobrança de pênaltis. No lado são-paulino, o técnico Emerson Leão deve repetir a escalação que perdeu para a equipe campineira na última quarta-feira. As mudanças ficam por conta dos relacionados. Piris, que foi reserva no Moisés Lucarelli não foi convocado por Leão para o duelo desta quinta. Rodrigo Caio, que ficou de fora do confronto de ida e pode jogar tanto como volante quanto na lateral, foi relacionado. Douglas, que fez sua estreia pelo clube contra a Ponte, segue como titular. Quem também estará à disposição do treinador no banco de reservas é o atacante Osvaldo, que na última lista foi preterido pelo jovem Ademilson.

Santos O Santos está prevenido para uma eventual retranca do Bolívar (BOL), nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, na partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Precisando vencer por 1 a 0 para se classificar, o Peixe sabe que pode enfrentar o rival "fechado" e, por isso, treinou algumas variações táticas nesta quarta-feira. O técnico Muricy Ramalho testou esquema até com quatro atacantes, com Neymar, Alan Kardec, Borges e Rentería. Antes disso, ele já havia testado formação com três homens de frente. Mesmo assim, o time deve começar o jogo com a mesma escalação do jogo contra o Guarani, no último domingo, com a entrada de Rafael, recuperado de lesão, na vaga de Aranha. Os esquemas mais ofensivos devem ser utilizados apenas caso o Peixe saia atrás no placar ou não consiga marcar gols na primeira etapa. Se sofrer um gol, o Santos precisa marcar dois para levar a decisão para os pênaltis, ou três para passar de fase. Se o Bolívar balançar as redes duas

Atlético Mineiro O zagueiro Leonardo Silva foi a grande atração do treinamento realizado pelo Atlético-MG, na Cidade do Galo. Isso porque o defensor voltou a ter contato com bola após mais de cinco meses tratando de um estiramento na coxa esquerda. Ele havia se lesionado seriamente durante a partida contra o Cruzeiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011 e, desde então, permaneceu em um longo tratamento para retornar ao time. Tudo indica que o ex-capitão atleticano estará apto para disptuar a finalíssima do Estadual, mas o período longe dos gramados pode ser uma barreira para que ele seja titular no próximo domingo.