Últimas do Futebol Brasileiro - 14 de maio

Por Mano Thiago

atletico mg

Flamengo O Flamengo perdeu para o Vasco no dia 22 de abril e desde então começou os preparativos para a disputa do Campeonato Brasileiro, única competição que ainda resta para o clube nesta temporada. Era de se esperar que muitas mudanças acontecessem e o Rubro-Negro saísse na frente dos demais concorrentes por ter muito mais tempo para se preparar. Entretanto, o time não apresentou nenhum reforço de peso e perdeu nomes importantes. Para a estreia no dia 19, contra o Sport, o Flamengo não vai mais contar com o lateral Junior Cesar e o volante Willians, que estão se transferindo. Além disso, o goleiro Felipe (com dengue), o meia Camacho (fraturou a mão esquerda) e o volante Renato também serão desfalques certos. A única notícia positiva é o acerto com Ibson, que ainda não está treinando com o time rubro-negro, pois o Santos não quer liberá-lo. Em contrapartida, o lateral Galhardo e o zagueiro David já não são mais membros do elenco. Os únicos reforços concretizados são de pouco impacto e chegaram apenas para compor elenco. O lateral Welllington Silva (do Resende), o meia Jorge Luiz (Friburguense) e o volante Amaral (do Nova Iguaçu) são as caras novas para o Campeonato Brasileiro.

Fluminense O que era esperado aconteceu. O Fluminense é o campeão carioca de 2012! Depois de vencer a primeira partida da decisão por 4 a 1, o Tricolor freou o ímpeto do Botafogo e garantiu mais um troféu para a galeria das Laranjeiras após vencer o segundo jogo por 1 a 0, neste domingo, no Engenhão, com gol de Rafael Moura. Este é o 31º título estadual do Flu, que não conquistava o torneio desde 2005, também com Abel Braga no comando. Agora o clube está apenas um atrás do Flamengo, maior vencedor do Carioca. Terminado o Estadual, o Flu irá voltar as suas atenções para a Copa Libertadores. Na próxima quinta-feira, o time enfrenta o Boca Juniors, no estádio La Bombonera. Já o Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro no dia 20, contra o São Paulo, no Engenhão.

Botafogo Depois da derrota para o Fluminense, na decisão do Campeonato Carioca, o Botafogo já se organiza para outra disputa, a do Campeonato Brasileiro. A preparação para a competição será feita em Saquarema. Nesta segunda-feira, os jogadores terão folga. Somente o Departamento Médico funcionará a fim de recuperar os jogadores lesionados. Na terça-feira, o time treinará no Engenhão e, depois do almoço, viaja para Saquarema. Na sexta-feira, a equipe treina e almoça na Região dos Lagos antes de retornar ao Rio de Janeiro. O time fez a pré-temporada em Saquarema e fez um jogo-treino contra o Boavista, vencido pelo alvinegro por 3 a 0. No domingo, o time alvinegro enfrenta o São Paulo, às 16h, no Engenhão.

Vasco O Vasco pode não ter participado da grande decisão do Campeonato Carioca, que acabou vencido pelo Fluminense após duas vitorias sobre o Botafogo, mas acabou com artilheiro da competição. Alecsandro, com 12 gols na competição, se tornou o maior goleador do torneio, dividindo a condição com Somália, do Boavista. Com o camisa 9 somando o título de artilheiro, o Vasco dá fim ao jejum de oito anos sem ter o maior goleador do Campeonato Carioca. O último vascaíno a ter essa condição foi Valdir, em 2004, marcando 14 gols. Nesta temporada, Alecsandro vem em grande momento, com 16 gols em 25 partidas. Para se ter uma ideia, em 2011, o atacante participou de 39 jogos, anotando 13 gols. Na História do campeonato Carioca, o Gigante da Colina soma agora 17 artilheiros. O clube com maior número de goleadores é o Botafogo, com 31 artilheiros. Flamengo, com 30, e Fluminense, com 23, completam a lista dos quatro primeiros.

Cruzeiro Precisando se reforçar e melhorar sua situação para o Campeonato Brasileiro, após dois tropeços seguidos contra equipes teoricamente mais fracas, o Cruzeiro está bem próximo de anunciar a contratação do meia argentino Gustavo Lorenzetti. Uma fonte diretamente ligada ao clube afirmou que a negociação com o jogador está bem adiantada e que o atleta tem enormes chances de vestir a camisa celeste. Entretanto, a Raposa nega que tenha alguma parceira para viabilizar a contratação do armador. Em nota divulgada no site oficial do clube, os celestes deixaram claro que também não estão contando com nenhuma empresa para finalizar o acordo com o armador. Lorenzetti é nome antigo na pauta celeste. No inicio de 2012, com a possível negociação de Montillo para o Corinthians, o então diretor de futebol, Dimas Fonseca, tentou um acerto com o meia. No entanto, na ocasião, o valor de R$ 3,5 milhões de dólares pesou no bolso cruzeirense.

Corinthians O Corinthians corre contra o tempo para tentar acertar a contratação do volante Guilherme. Enquanto os alvinegros tentam finalizar a transferência o quanto antes para inscrever o jogador na Libertadores, a Lusa segue irredutível e dificulta a liberação. Após avançar às quartas de final da competição, o Timão tem até segunda-feira para fazer alguma mudança na lista sem precisar pagar uma multa à Conmebol. A cúpula rubroverde garante que recusou a primeira oferta financeira e que repassou a resposta ao empresário do atleta. Por sua vez, o Corinthians fará uma nova proposta. Com a lesão de Edenílson, que vinha atuando na lateral direita, Alessandro deverá voltar ao time titular. O camisa 2 vinha sendo opção no banco de reservas para uma suposta emergência no lugar de Ralf. Cientes sobre a grande oportunidade de atuar na competição sul-americana, jogador e seus empresários também tentam a todo custo resolver a questão o quanto antes. Sem treinar na Lusa desde o último dia 28, Guilherme aguarda a resolução da negociação. O volante é um velho interesse do Corinthians, que tentou sua contratação ainda no ínicio desta temporada.

Palmeiras O Palmeiras enfrenta o Atlético-PR, na próxima quarta-feira, em Curitiba, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo que a competição já esteja em fase avançada, Luan deve fazer a sua estreia no torneio. Nos primeiros quatro jogos, contra Coruripe-AL, Horizonte-CE, e Paraná duas vezes, o atacante se recuperou de uma cirurgia no pé esquerdo, feita em fevereiro, e ainda teve de cumprir gancho imposto pelo STJD por causa da confusão com corintianos no último Brasileiro. Luan já foi substituído por Maikon Leite, João Vitor e, nas últimas duas partidas, Mazinho se destacou, sobretudo no duelo com o Paraná em Barueri, na semana passada. O meia-atacante contratado do Oeste marcou dois gols na goleada por 4 a 0, que classificou o Verdão.

São Paulo Emerson Leão está preocupado com a possibilidade de perder Denilson. O volante, que ganhou a titularidade este ano, tem contrato só até o fim de junho. Como seus direitos econômicos pertencem ao Arsenal (ING). Leão está temeroso porque pode perder o atleta em uma eventual decisão da Copa do Brasil. Por isso, pode até intervir na situação para que ele fique ao menos até dezembro. A preocupação é por não ter um substituto à mesma altura e por Denilson, segundo análise de Leão, estar em sua melhor fase desde que retornou. Além disso, para ele, o Arsenal não precisa tanto assim do jogador, que pode até ser vendido. A diretoria do São Paulo, apesar de já ter recebido a notícia de que o camisa 15 terá de retornar, ainda tenta encontrar uma saída. Uma das possibilidades é a compra, mas, em princípio, o alto valor assusta. Sem Fabrício com lesão na panturrilha direita e Wellington que operou o joelho esquerdo, Rodrigo Caio é o único substituto para o setor.

Santos Apesar da bravura do Guarani, o Santos não deu chance para o azar e confirmou neste ultimo domingo, no Morumbi, o sonhado tricampeonato paulista com a vitória por 4 a 2. Com dois gols de Neymar, artilheiro da competição com 20 gols, o Peixe repetiu a sua própria série no final dos anos 60. É a história de um grande time se repetindo mais uma vez. Em 110 anos de Campeonato Paulista, apenas cinco times haviam conseguido conquistar um tricampeonato. O último nos anos de 67, 68, 69 tinha sido justamente o Santos do Rei Pelé. No título de 1967 um jogo entre Santos e Comercial em Ribeirão Preto por pouco não adiou o campeonato. O time do interior vencia o jogo, mas no final, Pelé empatou. O jogo acabou depois que a torcida revoltada passou a atirar objetos no gramado. O Santos chegou a pleitear os pontos do jogo – que o faria campeão sem o jogo extra – mas acabou desistindo. Em 1968 e 1969, os títulos vieram de forma mais tranquila. O bicampeonato foi conquistado com uma vantagem de 11 pontos para o vice-campeão Corinthians. Além dos Estaduais, o fortíssimo Santos da década de 60 ganhou ainda cinco Brasileiros, duas Libertadores e dois Mundiais. Com mais um tricampeonato paulista, a equipe de Neymar e Ganso já contabiliza cinco títulos, uma Copa do Brasil, três Campeonatos Paulistas e uma Copa Libertadores.

Atlético Mineiro O Atlético-MG bateu o América-MG na final do Campeonato Mineiro e conquistou o estadual de forma invicta e incontestável. Bastava ao Galo empatar, mas o Alvinegro fez 3 a 0, com o volante Serginho e o meia Bernard, que anotou dois. Foi o primeiro título obtido no novo estádio Independência, que foi completamente reformulado, visando a Copa do Mundo de 2014. O campeão dominou todo o jogo e a cada gol, deixava os ânimos americanos ainda mais para baixo. O Coelho apresentou muitos erros, principalmente pelas laterais e não levou perigo ao gol de Giovanni em momento algum. O Atlético fez uma boa apresentação, tendo como destaques o já citado armador Bernard e o lateral-esquerdo Richarlyson, um dos mais contestados atletas do Atlético.