Últimas do Futebol Brasileiro - 15 de maio

Por Mano Thiago

atletico mg

Flamengo O Flamengo deu mais um passo para anunciar Ibson nesta semana. A diretoria colocará a Rede Globo como avalista do negócio para garantir ao Santos o pagamento dos R$ 2,4 milhões que serão pagos até dezembro ao Spartak Moscou (RUS). O valor é referente à última parcela da dívida do Peixe com os russos. Para acertar a compra de 100% dos direitos econômicos do jogador, o clube vai ceder 70% dos direitos econômicos do lateral-direito Galhardo e 60% do zagueiro David. Os jogadores já se despediram dos companheiros e só aguardam o fechamento do negócio para se apresentarem na Vila Belmiro. O meia, revelado na Gávea, pediu para ser negociado com o Flamengo e encontrou resistência do técnico Muricy Ramalho no primeiro momento. Sem espaço entre os titulares do Peixe, contudo, Ibson voltou a insistir e convenceu o treinador a liberá-lo para o Fla. O volante vai receber salário de aproximadamente R$ 300 mil.

Fluminense O técnico Abel Braga confirmou mais uma baixa para a partida entre Fluminense e Boca Juniors, na próxima quinta-feira. O meia Deco sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa direita e, segundo o próprio treinador, deverá ficar entre duas e três semanas fora da equipe. Depois de inscrever os atacantes Marcos Júnior e Matheus Carvalho nas oitavas da Libertadores, no lugar dos negociados Márcio Rosário e Souza, o técnico Abel Braga colocará mais uma revelação de Xerém no torneio sul-americano. O volante Fábio, filho do treinador, será inscrito na próxima fase da competição no lugar de Araújo, negociado com o Náutico. Fábio fez apenas seis partidas como profissional desde que estreou, no dia 21 de janeiro, contra o Friburguense. Ele marcou um único gol, contra o Volta Redonda, pela decisão do Troféu Luiz Penido.

Botafogo Já sem Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho direito, o Botafogo pode ter mais desfalques para a estreia no Brasileiro, no próximo domingo, contra o São Paulo, no Engenhão. O meia Andrezinho ainda se recupera de uma lesão na coxa esquerda e pode ficar fora da partida. Outro que preocupa é o volante Marcelo Mattos, com um estiramento na coxa direita. O departamento médico ainda não estimou um prazo para o retorno do volante, que chegou a desfalcar o Alvinegro também no jogo contra o Fluminense, neste ultimo domingo, pela final do Carioca. Por outro lado, o volante Lucas Zen, recuperados de dores musculares, pode voltar a ficar no banco de reservas.

Vasco O Vasco segue se preparando para o primeiro duelo contra o Corinthians, na próxima quarta-feira, em São Januário, pelas quartas de final da Copa Santander Libertadores. O técnico Cristovão Borges promoveu um coletivo na Colina. Na atividade, o treinador não contou com a presença de Juninho. O Reizinho fez exercícios na academia do clube e não subiu para o campo. Em seu lugar, Felipe treinou entre os titulares. Nilton, autor do gol cruz-maltino contra o Lanús, na Argentina, segue entre os onze que começariam jogando. Antes da atividade, o comandante conversou por cerca de 10 minutos com o time titular indicando o melhor posicionamento em campo em uma prancheta. O time que treinou como titular formou com Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo, Nilton, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Durante o coletivo, Cristovão interrompeu o treinamento por diversas vezes, tentando corrigir o posicionamento do time. A bola alta na área de defesa, ponto forte do Corinthians, também foi focada.

Cruzeiro Sem um novo técnico, o Cruzeiro iniciou os treinamentos para a estreia do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-GO. Sob olhares dos preparadores físicos, os jogadores celestes fizeram um trabalho regenerativo debaixo de forte chuva, na Toca da Raposa 2. Desde a última quinta-feira, quando Vágner Mancini pediu demissão, os preparadores têm comandado os treinamentos. O meia-atacante Montillo, que vinha se recuperando de uma lesão na panturrilha direita, trabalhou normalmente com os seus companheiros de elenco. O Cruzeiro busca um novo comandante para acertar a equipe até o primeiro jogo do Brasileirão, no domingo, contra o Dragão, no Parque do Sabiá. Já no início da competição nacional, o time celeste enfrentará Adilson Batista, cotado para ser treinador do clube.

Corinthians Tite já montou a sua estratégia para o primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores, contra o Vasco, em São Januário. Em treino técnico, o gaúcho armou o Corinthians com o mesmo esquema da equipe que arrancou um empate por 2 a 2 no Rio em 2011, durante a disputa do Brasileirão. Sem um centroavante de ofício, a dupla de meias Danilo e Alex serão elementos-surpresa. Para manter o camisa 12 na equipe, porém, Tite barrou o atacante Willian, que ficará no banco de reservas ao lado de Liedson. Já Jorge Henrique, que cumpriu suspensão contra o Emelec (ECU), volta ao time. Assim, o ataque alvinegro terá Emerson Sheik pela esquerda, Jorge Henrique pela direita e a dupla de meias na criação, chegando ao ataque. Do meio para trás, tudo igual: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf e Paulinho. Com vantagem de decidir a vaga no Pacaembu, Tite tentará ao menos um empate com gols no Rio de Janeiro, feito que conseguiu jogando exatamente dessa forma no Brasileirão.

Palmeiras O elenco do Palmeiras realizou um coletivo na Academia de Futebol, visando o jogo contra o Atlético-PR, na próxima quarta. No trabalho, Felipão treinou a equipe que deve começar o confronto. Sem Henrique, suspenso por ter sido expulso ante o Paraná Clube, Leandro Amaro ficou com a vaga na defesa. Já na frente, mesmo com a volta de Luan, Mazinho continuou entre os titulares. Assim, o time treinou com Bruno, Cicinho, Leandro Amaro, Maurício Ramos e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Mazinho e Barcos. A primeira parte do treino terminou sem gols. Barcos ainda marcou um, mas em cobrança rápida de falta, com o outro time parado. Depois, Felipão testou uma nova formação. Colocou Román e Luan nas vagas de Juninho e Mazinho, deixando o time com três zagueiros e o atacante na ala esquerda. Betinho, recém-contratado, entrou no segundo tempo na equipe reserva. Antes, ele, Luan e João Denoni fizeram trabalho de finalizações no campo ao lado.

São Paulo O corte do zagueiro Paulo Miranda, promovido pela diretoria do São Paulo, durou apenas duas partidas. Liberado pela cúpula, o camisa 13 foi escalado como titular no treino coletivo e deve começar entre os 11 na partida contra o Goiás, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, no Morumbi. Outra alteração marcante no coletivo foi a entrada do meia Jadson no lugar do atacante Fernandinho. O camisa 10, grande contratação da equipe para a temporada, foi reserva nos duelos com a Macaca após atuações irregulares durante o Paulistão. Assim, o treinador deixou de armar a equipe com três atacantes, deixando apenas Lucas e Luis Fabiano na frente. Cícero, armador quando Jadson não joga, foi recuado para jogar mais próximo do volantes. A equipe titular começou a atividade escalada com a seguinte formação: Denis; Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro, Cícero e Jadson; Lucas e Luis Fabiano.

Santos A CBF liberou os santistas Rafael, Ganso e Neymar do amistoso da Seleção Brasileira contra a Dinamarca, no dia 26 deste mês em Hamburgo, na Alemanha. Com isso, o Peixe poderá contar com o trio na partida de volta contra o Velez, na Vila Belmiro, pelas quartas de final da Copa Libertadores, no dia 24. A decisão atende a pedido do presidente santista, Luis Álvaro, à entidade que comanda o futebol nacional, já que a apresentação dos atletas aconteceria um dia antes do confronto do Alvinegro com os argentinos. Após o jogo pela competição sulamericana, os três atletas viajarão para os Estados Unidos, onde no dia 30 a Seleção irá encarar os Estados Unidos. O Brasil, que se prepara para a disputa da Olimpíada, ainda fará

Atlético Mineiro Ao marcar o segundo gol do Atlético, o meia Bernard comemorou de uma maneira inusitada. O jovem camisa 11 colocou a mão na perna e apontou para as câmeras. Ao sair de campo, o atleta explicou que estava homenageando o volante Fillipe Soutto, que teve uma contusão complicada e passa por um processo de recuperação no Departamento Médico do clube. Soutto sofreu uma entorse no joelho durante o segundo tempo do jogo de volta contra o Tupi, pela semifinal do Mineiro, há duas semanas. O atleta acusou a dor após uma dividida de bola no meio de campo e teve que sair. A previsão inicial era que o volante ficasse de fora dos gramados por pelo menos um mês.