Últimas do Futebol Brasileiro - 16 de maio

Por Mano Thiago

atletico mg

Flamengo

O técnico Joel Santana e o diretor-executivo Zinho acompanharam de perto e conversaram durante todo o treino físico do elenco do Flamengo, na Praia do Recreio. Os dois tinham a mesma preocupação: vai começar o Campeonato Brasileiro e o Rubro-Negro só apresentou o lateral-direito Wellington Silva, ex-Resende. Ronaldinho foi o último sair do ônibus e mostrou certa disposição, em alguns momentos. Aírton voltou a treinar com o elenco e é mais um jogador que estará à disposição do técnico Joel Santana. Possível titular na estreia do Flamengo no Campeonato Brasileiro, Luiz Antonio elogiou a vinda de Zinho para o comando de futebol. A noticia ruim para os flamenguistas fica por conta do atacante Negueba, que sentiu dores no tornozelo direito durante uma etapa do treino físico na praia e saiu do local mancando. Ele ainda será avaliado pelos médicos rubro-negros.

Fluminense O que já era previsto foi confirmado pelo técnico Abel Braga. O treinador escalou Wágner no lugar do lesionado Deco no ultimo coletivo e ele deve ser o substituto do Mago na partida contra o Boca Juniors, quinta-feira, no estádio La Bombonera, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Deco sofreu um estiramento grau 1 no músculo posterior da coxa direita e não tem previsão de volta aos gramados. Abelão testou a seguinte formação na atividade: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho e Jean; Rafael Sobis, Wágner e Thiago Neves; Rafael Moura. Os titulares venceram os reservas por 3 a 0, com gols de Thiago Neves, Leandro Euzébio (contra) e Rafael Sobis. Por diversas vezes, o comandante parou a atividade para dar instruções e ajeitar a equipe taticamente. Durante o trabalho ele elogiou bastante Wagner, que não vive uma boa fase após ser contratado a peso de ouro no início da temporada junto ao futebol turco.

Botafogo O futuro de Jobson, pelo menos a curto prazo, já está definido: o atacante, que foi afastado por atos de indisciplina, seguirá no Botafogo, mas treinando separadamente do elenco profissional. O motivo das recentes faltas e atrasos do jogador aos treinos não foi revelado pelo clube. O plantel alvinegro está quase todo em Saquarema para um período de treinos antes da estreia no Campeonato Brasileiro, no domingo, contra o São Paulo. Jobson, que não viajou, fará atividades no CT João Saldanha, ao lado do meia Felipe Menezes e do atacante Caio, que também ficaram no Rio de Janeiro. O atacante já está recuperado da lesão muscular na coxa direita e está entregue à preparação física. A reunião aconteceu entre o gerente de futebol, Anderson Barros e o próprio Jobson, na sede de General Severiano. O atleta foi multado em parte do salário e permanece afastado do elenco. Sua permanência para o restante do Brasileiro, porém, ainda é uma incógnita. O jogador tem contrato com o Botafogo até junho de 2015 e poderia ser emprestado.

Vasco No dia de encarar o Corinthians, nesta quarta-feira em São Januário, pela Copa Libertadores, o Vasco fez sua última atividade no gramado da Colina. O técnico Cristovão Borges comandou uma atividade recreativa com o elenco. Juninho, que nesta ultima segunda não participou do treino com bola e fez exercícios na academia, participou normalmente do rachão. Após o duelo entre o time de colete frente aos sem colete, os jogadores de frente que compõem o time reserva foram testar seus arremates em um treino de finalização. Poucos torcedores estiveram presentes ao estádio para prestigiar o time antes do confronto contra o time paulista, mas ainda existem ingressos para quem quiser assistir o jogo.

Cruzeiro A diretoria do Cruzeiro confirmou a contratação do técnico Celso Roth. O treinador chegará nesta quarta-feia a Belo Horizonte para assinar contrato com a Raposa até fim da temporada com a possibilidade de o vínculo ser prorrogado por mais um ano. Os detalhes do acordo com o novo técnico incluem premiações caso os objetivos traçados - classificação para Libertadores, Copa Sul-Americana e título - sejam alcançados. Celso Roth ficou de definir como montará a sua comissão técnica na Raposa. Existe a possibilidade de ele indicar Dudu, preparador físico que trabalhou com Tite, no Corinthians, e está fora do mercado. A única certeza até o momento é que ele levará Beto Ferreira, seu auxiliar. Celso Roth está em Caxias do Sul onde participará de um evento de uma entidade social da qual é colaborador. Para acertar com o novo técnico, o Cruzeiro teve de investir alto. O teto salarial do técnico é de R$ 300 mil livres e o clube teve de oferecer uma proposta um pouco superior a esse mínimo para acertar com Celso Roth.

Corinthians Adílson está confirmado como o primeiro reforço do Corinthians para o Brasileirão. O atacante, de 25 anos, fez cinco gols pelo XV de Piracicaba no Paulistão e chega por empréstimo, sem custos, com vínculo até dezembro. Em nota oficial no site, o clube diz que a chegada do centroavante é mais uma "aposta certeira em novos talentos revelados por equipes do interior do estado de São Paulo", além de lembrar que ele seguirá o "mesmo caminho de algumas das peças fundamentais do atual elenco campeão brasileiro, como Leandro Castán, Ralf e Paulinho, que foram contratados com um baixo investimento e, a médio prazo, apresentaram resultado espetacular." A busca por um centroavante se faz necessária, já que Liedson não deve permanecer. A diretoria do Timão, porém, continua atrás de um atacante que atue no exterior, com status de titular. Nilmar, do Villareal, e Alexandre Pato, do Milan, foram dois dos jogadores sondados.

Palmeiras O Palmeiras enfrenta o Atlético-PR, nesta quarta, às 19h30, no Durival de Britto, buscando manter o bom desempenho que tem conseguido na Copa do Brasil. O Verdão é, ao lado do Grêmio, o único time com 100% de aproveitamento na competição. Para a partida, o técnico Luiz Felipe Scolari poderá contar com todos os jogadores que vêm sendo titulares, com exceção do zagueiro Henrique, expulso na partida contra o Paraná, pelas oitavas de final. O atacante Luan, que cumpriu suspensão nos cinco primeiros jogos da Copa do Brasil, poderá voltar ao time pela competição. Assim, a disputa pela vaga no ataque alviverde ao lado de Barcos deve ficar entre ele e Mazinho. O grande objetivo do Atlético-PR neste jogo contra o Palmeiras é esquecer a derrota nos pênaltis para o rival Coritiba, na decisão do Campeonato Paranaense. E recuperar a auto estima do time e da torcida, nada melhor do que um bom resultado diante do Palmeiras pela Copa do Brasil.

São Paulo Emerson Leão confirmou que, após duas partidas, Jadson volta ao time titular do São Paulo no lugar de Fernandinho. Com a entrada do camisa 10, a equipe deixará de atuar com três atacantes, como fez nos dois jogos diante da Ponte Preta. O técnico do Tricolor se refere ao último jogo contra a Macaca. Jadson entrou no intervalo e foi decisivo para ajudar o time a conseguir o gol da classificação. No primeiro duelo entre os times, em Campinas, o meia ficou no banco de reservas e sequer entrou durante o decorrer da partida. Em busca de uma vaga na semifinal da Copa do Brasil, o São Paulo enfrenta o Goiás, nesta quarta-feira, às 21h50, no Morumbi. O jogo de volta está marcado para a semana que vem, no Serra Dourada.

Santos Com a ida de Ibson para o Flamengo confirmada pelo Santos, o polivalente Gerson Magrão foi inscrito na Libertadores e pode até ganhar chance nesta quinta-feira, contra o Vélez Sarsfield (ARG). O atleta, que atua como lateral, volante e meia, pode começar a partida como titular, já que, no ultimo treino, o volante Adriano sentiu lesão no tornozelo esquerdo e deixou o gramado do CT mancando. A contusão aconteceu quando os jogadores da equipe reserva faziam treino em dois toques. O jogador tentou interceptar um passe de Borges e se machucou sozinho. Adriano foi atendido pelos médicos do Peixe, tentou retornar ao treino, mas voltou a sentir a lesão e deixou o treino. A possibilidade de Gérson Magrão enfrentar o Vélez surgiu graças a uma série de desfalques que tem o elenco santista. Além da saída de Ibson e a dúvida de Adriano, o técnico Muricy Ramalho não pode contar com Fucile, Maranhão e Crystian, todos laterais-direitos que estão machucados. Outra opção para Muricy seria a simples troca de Adriano pelo jovem volante Anderson Carvalho. Inscrito na Libertadores com a camisa 18, que era de Ibson, Magrão tem contrato de empréstimo com o Peixe até o fim de 2013.

Atlético Mineiro O título mineiro teve um sabor muito especial para Serginho. O volante do Atlético-MG, que foi reserva na maior parte do Estadual, virou titular na final contra o América e foi um dos heróis da conquista invicta do Alvinegro após 36 anos. Feliz por fazer o gol que abriu o caminho para o triunfo sobre o Coelho, o jogador credita o bom desempenho ao clima de união do elenco e ao técnico Cuca. Apesar de ser um dos mais antigos do atual elenco no clube, a conquista foi a primeira de Serginho como titular. Ciente da forte concorrência que existe entre os volantes do Galo, o jogador acredita que suas atuações e o gol lhe darão uma vantagem neste momento. Serginho acredita que a pressão da torcida atrapalha em alguns momentos, mas que confia no apoio da Massa no Brasileiro.