Últimas do Futebol Brasileiro - 2 de maio

Por Mano Thiago

atletico mineiro

Flamengo A contratação de Ibson já é dada como certa nos bastidores da Gávea. A tendência é de firmar contrato até 2015, mas a data da apresentação ainda não tem data confirmada. A vinda do jogador para reforçar o time é praticamente uma unanimidade no Flamengo, inclusive, entre o elenco e a comissão técnica. Depois de o técnico Joel Santana elogiar o volante, com quem trabalhou em 2007, foi a vez de Renato abrir as portas do clube para o jogador. O volante não chegou a atuar ao lado do jogador, mas foi outro que aprovou a chegada devido ao fato de Ibson ser rubro-negro declarado. A negociação de Ibson está bem avançada, mas é muito complicada, pois envolve outros dois jogadores. Para contar com o meia, o Flamengo teria de ceder o zagueiro David e o lateral-direito Rafael Galhardo, além de pagar um valor em dinheiro, de aproximadamente R$ 2 milhões. Por conta do feriado desta terça-feira, as conversas só serão retomadas na quarta, dia no qual Ibson deve ser a anunciado como segundo reforço para o Campeonato Brasileiro. O primeiro foi o lateral-direito Wellington Silva, ex-Resende.

Fluminense Começa a disputa por uma vaga no time titular do Fluminense para a partida do próximo domingo contra o Botafogo. E parece que Valencia e Jean já saíram um pouco na frente. Os dois participaram do minicoletivo desta terça-feira nas Laranjeiras entre os jogadores considerados titulares. Peça fundamental da equipe até sofrer um edema na coxa esquerda, Valencia concorre diretamente com Edinho, que atuou entre os reservas. O outro volante do elenco, Diguinho, se recupera de entorse no tornozelo direito. Com isso, o caminho ficou mais fácil para Jean. Porém, ainda é cedo para falar em definições para o clássico. Existe a possibilidade de Valencia e Edinho atuarem juntos ou Diguinho melhorar. Aliás, o primeiro deles deixou as atividades um pouco mais cedo. O treino do Fluminense nesta terça é o primeiro da semana com a presença de titulares e reservas. O técnico Abel Braga tem até o próximo domingo para decidir quais serão os 11 jogadores que entrarão em campo para enfrentar o Botafogo, no primeiro jogo pela decisão do Estadual.

Botafogo Depois de Andrezinho e Renato, o Botafogo terá mais três importantíssimos desfalques para o jogo contra o Vitória, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O goleiro Jefferson, o meia Fellype Gabriel e o atacante Loco Abreu se lesionaram e nem viajaram para Salvador. Segundo o técnico Oswaldo de Oliveira, o goleiro Jefferson sequer conseguiu participar da atividade em General Severiano, já o atacante Loco Abreu sentiu novamente uma lesão na coxa esquerda e Fellype Gabriel foi submetido a uma punção, já que está com um inchaço no joelho direito. Oswaldo negou que esteja minimizando a Copa do Brasil por conta da decisão do Carioca. O treinador se disse preocupado em torno da participação dos jogadores nos próximos jogos, já que todos se tornam dúvidas até para a primeira partida da final do Carioca, contra o Fluminense, domingo.

Vasco Após a derrota para o Botafogo na final da Taça Rio, o foco da equipe do Vasco se voltou totalmente para a Libertadores. E nesta quarta-feira, o time cruz-maltino enfrenta o Lanús (ARG) na primeira partida válida pelas oitavas de final da competição continental. O jogo acontece em São Januário, às 22h. Apesar de a procura por ingressos ainda ter sido baixa até o momento, há a esperança por parte dos jogadores e diretoria de que se tenha uma noite de Colina cheia. Ainda sem poder contar com o zagueiro Dedé, o técnico Cristovão Borges deverá manter o time titular que vem atuando nos últimos jogos, com Renato Silva e Rodolfo no setor defensivo. O treinador, por sua vez, revelou que conversou com o elenco para que fossem encontradas respostas para a derrota para o Botafogo no jogo decisivo do Segundo Turno do Carioca e alegou que o time teve "excesso de vontade de ser campeão". O Lanús (ARG) poderá ter um importante desfalque para a partida. O argentino naturalizado italiano Camoranesi, com dores musculares na coxa direita, é dúvida. O jogador, que já participou de Copa do Mundo, acredita, no entanto, que terá condições de, ao menos, entrar no decorrer do jogo.

Cruzeiro Em momentos distintos, Atlético-PR e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no Durival de Britto, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O time mineiro joga pressionado, já que foi eliminado no Campeonato Mineiro no final de semana. Para completar, ainda não terá em campo o meia Montillo, principal jogador da equipe. Mas se na Raposa o clima está ruim, no Furacão é só paz. O time está garantido na decisão do Campeonato Paranaense e vem agradando a torcida com a postura ofensiva e ousada do treinador. Por conta disso, a expectativa é de casa cheia no Durival de Britto. O Furacão também vai poder contar com o meia Paulo Baier. Aos 37 anos, o jogador tem sido poupado em alguns jogos e dificilmente irá atuar na partida da volta, em Sete Lagoas. Mas para esta quarta, o treinador confirmou o meia entre os titulares. Para completar, o time terá todos os principais jogadores disponíveis.

Corinthians A discussão da renovação de contrato de Liedson, dada como certa pela diretoria do Corinthians e pelo jogador, ainda segue paralisada. Por um pedido do próprio staff do camisa 9, a situação não foi definida. O atual vínculo se encerra no dia 31 de julho deste ano. Na primeira reunião entre as partes, no início de março, as duas visões foram colocadas. O único consenso era o desejo de que o Levezinho continuasse no clube. No início de abril, um mês depois, o camisa 9 voltou a falar sobre o assunto. E esperava que a situação fosse resolvida entre 15 e 20 dias - o que não ocorreu. Algum tempo depois, o Corinthians, já sem Adriano, começou a procurar um atacante de peso para reforçar a equipe no Campeonato Brasileiro. Liedson, nessa perspectiva, seria um "reserva de luxo". Para o duelo desta quarta-feira, contra o Emelec, o técnico Tite surpreendeu a todos. Não só barrou Liedson para colocar Willian, como deixou o atacante fora da viagem para o Equador. Por uma série de fatores, somados ao longo das últimas semanas, sua saída da equipe tornou-se inevitável.

Palmeiras O técnico Luiz Felipe Scolari pode ter até dois "reforços" para o confronto com o Paraná, na quarta-feira da semana que vem, na Arena Barueri, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, vitória do Verdão por 2 a 1 em Curitiba. Recuperado de dores no joelho esquerdo, Maikon Leite voltou a treinar com bola na Academia de Futebol. Ele não atua há duas partidas (Paraná e Guarani), depois de ficar no departamento médico por causa de uma entrada de um adversário no empate em 2 a 2 com o Comercial, ainda pela fase de classificação do Paulistão. Outro que pode ficar à disposição de Scolari mas não tem o retorno garantido é o zagueiro Thiago Heleno. Ele operou os dois pés no fim do ano passado e se recupera desde então. Embora ainda não tenha atuado nesta temporada, começou as atividades com bola há duas semanas e tem mostrado muita disposição nos treinamentos no CT da Barra Funda. Como o Verdão tem esta semana livre para treinamentos, o período será fundamental para a comissão decidir se relacionará ou não o defensor para o duelo com o Tricolor paranaense.

São Paulo Após a derrota para o Santos no último domingo, que culminou na eliminação do Tricolor do Paulistão, os jogadores foram ao gramado do CT da Barra Funda realizar um trabalho de finalizações. No início da atividade, os atletas fizeram um rápido trabalho de aquecimento no campo. Em seguida, foram à caixa de areia. Terminados os exercícios, os são-paulinos retornaram ao gramado para uma atividade de chutes a gol, prática comum dos treinos de Emerson Leão. Primeiramente, o grupo se dividiu em trios e os jogadores, partindo do meio de campo, trocavam passes até a entrada da área, de onde batiam para o gol. Depois, os atletas passaram a partir da intermediária e, individualmente, puxavam arrancadas em direção à meta, com Leão contando o número de toques na bola de cada são-paulino.

Santos O goleiro Rafael trava uma batalha contra o relógio para poder estar à disposição do técnico Muricy Ramalho na final do Paulistão, que terá o jogo de ida neste domingo, diante do Guarani, às 16h, no Brinco de Ouro. O camisa 1 sabe que precisa correr contra o tempo para poder se recuperar de uma distensão no ligamento colateral medial do joelho direito sofrida no clássico contra o São Paulo, no último domingo, pelas semifinais do Estadual. Para isso, deu início a uma "jornada dupla", onde realiza fisioterapia em dois períodos no CT Rei Pelé. Segundo o Departamento Médico alvinegro, a lesão sofrida em uma dividida com o zagueiro Paulo Miranda, na primeira etapa do clássico, não preocupa. Eles esperam que, com tratamento intensivo, ele possa estar apto para atuar diante da equipe de Campinas, no final de semana. Caso não tenha condições de jogo, Muricy deve optar pela entrada do goleiro Aranha. No clássico do domingo, o camisa 12 entrou no lugar de Rafael no início da segunda etapa, teve boa atuação e conseguiu frear o ímpeto ofensivo Tricolor. Logo quando entrou no gramado, evitou o empate são-paulino por 2 a 2 em uma cobrança de falta do meia Cícero.

Atlético Mineiro O volante Fillipe Soutto, do Atlético-MG, caiu no gramado e se contorceu de dores no joelho direito durante a semifinal do Campeonato Mineiro, no sábado, na vitória de 1 a 0 sobre o Tupi. O jovem jogador foi prontamente sacado da partida e realizou um exame de imagem. Nesta avaliação médica, ficou constatado um estiramento no ligamento colateral medial. O prazo de recuperação para Soutto não é confirmado pelo clube, mas ele deverá ser desfalque certo para os dois jogos da final do Campeonato Mineiro, contra o América. A boa notícia é que o volante não necessitará de cirurgia.