Últimas do Futebol Brasileiro - 3 de maio

Por Mano Thiago

atletico mineiro

Flamengo A demorada negociação entre Flamengo e Santos foi concretizada, com isso, o meia Ibson irá para o Rubro-Negro enquanto o jovem lateral Rafael Galhardo e o zagueiro David Braz irão para a equipe paulista. Ibson foi o primeiro a acertar as negociações já que ele mesmo pediu para se transferir para o Flamengo. O jogador vai receber salário perto de R$ 300 mil e assinará um contrato por três temporadas. Ele só deve se apresentar após o dia 10, data do confronto entre Santos e Bolívar, pela Copa Libertadores. Por outro lado, as negociações entre Santos e o zagueiro David Braz demoraram para ter um final feliz e foi o principal motivo de demora para o acerto, já que todas as partes deviam concordar. Galhardo foi liberado pela comissão técnica do Fla para resolver problemas pessoais e sequer tem treinado. Ibson é um antigo sonho da presidente Patricia Amorim. Ele quase acertou seu retorno ao Flamengo no começo deste ano, também numa troca, mas que envolveria o zagueiro Alex Silva. Na ocasião, o técnico Muricy Ramalho segurou o jogador.

Fluminense O Fluminense pode ter mais uma baixa para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca no próximo domingo, contra o Botafogo. Em uma atividade tática comandada pelo técnico Abel Braga, o apoiador Thiago Neves torceu, sozinho, o tornozelo esquerdo e teve de deixar o campo carregado pelo massagista Pedrão e o preparador físico Flávio Vignoli. Assim, o meia preocupa para a decisão. O tornozelo do camisa 7 estava muito inchado no momento em que ele saiu de campo. Ele já iniciou um tratamento com gelo no local. Caso seja confirmada a lesão, faltando apenas quatro dias para o Clássico Vovô decisivo, Thiago Neves não enfrentará o Botafogo. Após o inchaço diminuir, o jogador será reavaliado pelo departamento médico do clube para confirmar se ele terá condições de jogo. Ao que tudo indica, o apoiador deve ser mais um desfalque do Tricolor. Wellington Nem e Diguinho já estão praticamente vetados. Caso o apoiador não jogue, Abel pode optar pelos meias Wágner ou Lanzini, além do atacante Araújo, que pode atuar pelo flanco assim como Thiago Neves.

Botafogo Com cinco desfalques, o Botafogo não conseguiu sair do 1 a 1 com o Vitória na noite desta ultima quarta-feira, no Barradão, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Elkeson, que enfrentava o seu ex-clube pela primeira vez, fez o gol para o Alvinegro, enquanto Neto Baiano, artilheiro do Brasil, com 29 gols, empatou. Para a partida no Rio de Janeiro, o Botafogo conta com a vantagem do empate sem gols. Já placares iguais a partir do 2 a 2, quem leva melhor é o Rubro-Negro baiano. Agora o Botafogo se prepara para enfrentar o Fluminense pela primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, neste próximo domingo, às 16h, no Engenhão.

Vasco O Vasco deu um passo importante para avançar às quartas de final da Copa Libertadores. O time cruz-maltino venceu o Lanús (ARG) por 2 a 1 na noite desta ultima quarta-feira, em São Januário, e pode até empatar na próxima quarta-feira, na Argentina, para avançar na competição. Alecsandro e Diego Souza, com um belo gol, marcaram para o time brasileiro. Regueiro, no segundo tempo, descontou. Agora, uma vitória ou um empate garantem o Vasco nas quartas de final. Porém, se o Lanús (ARG) vencer por apenas 1 a 0, a equipe que se classifica é a da argentina.

Cruzeiro O Atlético-PR não vacilou e fez valer o fato de jogar dentro de casa. Na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, na noite desta ultima quarta-feira, no estádio Durival de Britto, em Curitiba, o time paranaense venceu com um placar magro de 1 a 0. As equipes se encontram novamente na próxima quarta. A partida está marcada para a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Porém, existe a possibilidade de um acerto do Cruzeiro com a BWA, empresa que administra o novo Independência, e assim o confronto aconteceria na nova arena de Belo Horizonte. O time que passar para a próxima fase enfrentará Palmeiras ou Paraná.

Corinthians Em um jogo de arbitragem para lá de polêmica, o Corinthians conseguiu um importante empate por 0 a 0 contra o Emelec (ECU), em Guaiaquil, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Com um jogador a menos desde o começo do segundo tempo, os corintianos suportaram a pressão dos donos da casa. Agora a decisão fica para o Pacaembu. Quem vencer o duelo da próxima quarta-feira fica com a vaga para as quartas. No caso de empate com gols, o time equatoriano avança. Um novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis. A aposta do Timão em Guaiaquil era o contra-ataque. Um dia antes do duelo, Tite fez um treino específico com Jorge Henrique e Emerson Sheik, que atuam abertos na linha de três meias do 4-2-3-1. O comandante apostava na velocidade da dupla para marcar gols fora de casa. Já pelos lados do Emelec, as esperanças estavam voltadas para o atacante Figueroa. Com três gols na fase de grupos, o argentino é arma letal nas jogadas aéreas. Apesar da grande pressão até os minutos finais, o Timão conseguiu sair com o empate. A decisão fica para o Pacaembu, na próxima quarta-feira.

Palmeiras Em processo de reformulação do elenco, o Palmeiras liberou mais um jogador. O meia Pedro Carmona rescindiu contrato e seu destino será o São Caetano pelos próximos três anos. Antes dele, Gerley para o Bahia, Tinga para o Ceará, Fernandão para o Atlético-PR, Chico para o Coritiba já haviam saído, e Ricardo Bueno não deve ter seu contratado renovado após o término do vínculo, na próxima segunda-feira. Contratado em setembro do ano passado, Carmona chegou ao Verdão como promessa depois de se destacar pelo Criciúma. Ao contratá-lo, a diretoria atendeu a um pedido do técnico Luiz Felipe Scolari, que pediu insistentemente por um meia canhoto. Carmona recebeu uma proposta do futebol japonês no início desta temporada, mas optou por permanecer após receber aumento e depois de ouvir que seria mais aproveitado. Com apenas 12 jogos e um gol pelo clube, ele não esconde ter ficado chateado pela falta de espaço.

São Paulo Nesta ultima quarta-feira, no Moisés Lucarelli, com um gol do centroavante Roger, a Ponte venceu o Tricolor por 1 a 0 no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Eliminados do Paulista no último domingo, os dois times entraram com mudanças. No Tricolor, Jadson e Piris saíram para as entradas de Fernandinho e do estreante Douglas. Além da dupla, Edson Silva ganhou lugar de Paulo Miranda, que foi barrado pela diretoria, sem a aprovação do técnico Emerson Leão. Na Ponte, Cicinho, Renan e Somália foram as novidades. Pouco participativo no jogo, Roger estava sumido. Mas resolveu aparecer. Aos 15, ele aproveitou cruzamento de Cicinho e vacilo de Rhodolfo para cabecear com força e abrir o placar para a Macaca. A partir daí, mesmo com a desvantagem o São Paulo pouco perigo levou ao gol de Bruno Fuso. Já a Ponte soube administrar o resultado até o final e levar boa vantagem para o jogo da volta, marcado para o próximo dia 10 (quinta-feira), às 21h50, no Morumbi.

Santos Após o meia Zé Roberto revelar sua insatisfação por não ter sido procurado pelo Santos, a diretoria do clube ainda se mostra em dúvida quanto à importância do retorno do ídolo neste momento. Superintendente de futebol do Peixe, Felipe Faro afirmou que não é hora de pensar no retorno, ainda mais porque a janela de transferências internacionais está fechada e Zé está há seis meses sem entrar em campo. O dirigente foi designado pelo presidente Luis Alvaro Ribeiro para tratar do assunto. Zé Roberto só permanece no Al Gharafa até este mês, quando termina seu contrato no Qatar. Ele nem sequer tem jogado porque fez um acordo com o clube no começo do ano para só treinar até o término do vínculo. Depois de dizer que agora teria outras prioridades que não é o Santos, Zé Roberto foi dado como reforço do Grêmio. Segundo a Rádio Gaúcha, o clube brasileiro vai anunciar a contratação em breve.

Atlético Mineiro O Atlético vai encarar o Goiás nesta noite, no estádio Independência, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, o time esmeraldino levou a melhor: 2 a 0. Portanto, para passar de fase, só uma coisa interessa ao Galo: marcar pelo menos dois gols no adversário, tomando o cuidado de não sofrer mais nenhum. O problema é que a média de gols do Atlético tem caído vertiginosamente nas últimas partidas. Até a goleada contra o Penarol, foram disputadas 12 partidas, com 34 gols anotados, quase três por jogo. De lá para cá, foram mais quatro duelos: três contra o Tupi e um contra o próprio Goiás, sendo que o Atlético conseguiu balançar a rede rival apenas duas vezes, o que representa 0,5 gol por partida, número quatro vezes mais baixo que o mínimo almejado pelo Atlético para a decisão de hoje. Por conta disso, o artilheiro do time na temporada, o camisa nove André, com 13 gols marcados, espera poder ajudar o time em mais um desafio e levar alegria para a massa. O atacante não fugiu da sua responsabilidade e disse que são nessas horas difíceis que seus companheiros mais precisam dele.