Últimas do Futebol Brasileiro - 9 de maio

Por Mano Thiago

atletico mg

Flamengo Joel Santana resolveu dar uma oportunidade ao lateral-esquerdo Magal em treino no Ninho do Urubu. O técnico do Flamengo escalou o jogador na equipe titular do Flamengo em lugar de Junior Cesar e teve motivo para gostar da escolha: ele fez um dos gols do time na vitória sobre os reservas por 2 a 0. Bottinelli foi o autor do segundo tento. Além de Magal, o meia Camacho também esteve entre os titulares em lugar de Vagner Love, que está na Rússia, onde recebeu uma homenagem do CSKA, seu ex-clube. Com a sua entrada, a equipe principal jogou no 4-4-2, com Ronaldinho e Deivid na frente. No final da atividade, Camacho saiu reclamando de dores na perna direita. A suspeita foi confirmada e o goleiro do Flamengo Felipe foi diagnosticado com dengue. O jogador encontra-se internado no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde deve permanecer até o fim de semana.

Fluminense No penúltimo treinamento antes da partida decisiva do Fluminense contra o Internacional, pela Copa Libertadores, o técnico Abel Braga comandou apenas uma atividade técnica, em campo reduzido nas Laranjeiras. Ao que tudo indica, a equipe que vai encarar o Colorado deve ser a mesma que venceu o clássico contra o Botafogo, por 4 a 1, no último domingo, na primeira partida da final do Campeonato Carioca. A única dúvida fica por conta dos retornos de Valencia e Anderson à equipe titular. O volante participou normalmente das atividades no gramado, enquanto o zagueiro fez um trabalho com bola à parte. O colombiano deverá ser opção para o banco de reservas, enquanto o defensor disputa a posição com Leandro Euzébio. Após as atividades, alguns jogadores como Fred, Thiago Neves, Jean e Rafael Moura, treinaram cobranças de pênaltis, já que um novo 0 a 0, no Engenhão, leva a partida para a disputa por penalidades.

Botafogo Na véspera da segunda partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Vitória, o Botafogo realizou um treino com jogadores reservas no Engenhão. Uma das atividades foi a cobrança de pênaltis, em que o goleiro Jefferson foi o grande destaque. Felipe Menezes, Caio e Herrera foram os cobradores e pararam muitas vezes nas mãos do goleiro titular do Alvinegro, que confirmou o bom desempenho que tem nas penalidades. Antes das cobranças de pênalti, o técnico Oswaldo de Oliveira, junto com o preparador físico Ricardo Henriques, realizou um trabalho com os reservas que durou aproximadamente duas horas. Os titulares fizeram musculação na academia. Botafogo e Vitória, que empataram o primeiro jogo em 1 a 1, se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30, no Engenhão, por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.

Vasco Após analisar vídeos do adversário, o técnico vascaíno Cristovão Borges mudou de ideia na Argentina e não vai mais manter a equipe que venceu o jogo de ida contra o Lanús (ARG), por 2 a 1, em São Januário. Nesta quarta-feira, no duelo de volta válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O treinador fez questão de passar a informação por intermédio da assessoria de imprensa do Vasco. A escalação da nova equipe, no entanto, não foi divulgada pelo comandante cruz-maltino. O time da semana passada foi escalado com Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo, Juninho, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Vasco e Lanús se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50. O time Cruz-Maltino tem a vantagem do empate para avançar às quartas de final da competição.

Cruzeiro Confirmado entre os jogadores do Cruzeiro relacionados para a partida contra o Atlético Paranaense desta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o volante Charles falou sobre a vontade de aproveitar a chance que ganhou entre os titulares da Raposa. No último encontro do volante com o Furacão, Charles ajudou o Cruzeiro com um gol no empate por 1 a 1, no Brasileirão de 2011, quando o time celeste lutava pela permanência na primeira divisão do futebol nacional e ele lembra com carinho da oportunidade.

Corinthians Sem mistérios no último treino do Corinthians antes do jogo contra o Emelec, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Libertadores. A equipe titular, que já estava sendo trabalhada por Tite desde o último domingo, voltou a ser escalada por Tite na atividade tática. O esquema, mesmo com a ausência do suspenso Jorge Henrique, será o mesmo: 4-2-3-1. O goleiro Cássio, que estreou bem na competição sul-americana no jogo de ida, está mantido. Na zaga, Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos. No meio, Ralf e Paulinho. Na armação, Danilo do lado direito, Emerson do lado esquerdo e Alex mais centralizado. O camisa 12, aliás, ganhou a disputa com Liedson e será o substituto de Jorge Henrique. No ataque, Willian. A preparação do Corinthians para o jogo contra o Emelec foi realizada sob os mínimos detalhes, sem fechar os olhos para qualquer situação. Nem mesmo aquelas que não agradariam Tite, jogadores e torcida. A começar pelos pênaltis. A bola aérea também voltou a ser treinada, tanto ofensiva quanto defensiva. Além de tentar minimizar a principal arma do rival, Tite quer aproveitar a precisão do meia Alex, que baterá as faltas laterais.

Palmeiras Após o treino, o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, divulgou a lista de relcionados para o jogo contra o Paraná, nesta quarta, na Arena Barueri. E a principal novidade é o meia Felipe. Ele chegou ao clube na última segunda-feira, após empréstimo para o Mogi Mirim, onde se destacou no Paulistão. Nesta quarta, poderá fazer sua reestreia pelo Alviverde. Recuperado de lesão muscular, Artur foi convocado. Daniel Carvalho e Marcos Assunção ficaram sem treinar alguns dias, mas também estão na lista. Maikon Leite, que ficou fora do último jogo por conta de lesão no joelho esquerdo, está convocado. Já Thiago Heleno, que se recupera de cirurgias nos dois pés mas já treina com o grupo, continua fora.

São Paulo Já pensando o jogo decisivo contra a Ponte Preta, Emerson Leão promoveu o primeiro coletivo da semana. O treinador manteve a mesma equipe que foi derrotada por 1 a 0, no Moisés Lucarelli, semana passada. O Tricolor vai a campo com: Denis, Douglas, Rhodolfo, Edson Silva e Cortez; Denilson, Casemiro e Cícero; Lucas, Fernandinho e Luis Fabiano. Paulo Miranda ficou no Reffis e não foi escalado nem entre os reservas. O zagueiro, afastado pela diretoria na semana passada, novamente não será relacionado. Leão fez questão de lembrar que Ademilson e Henrique Miranda também não foram para campo. Ambos vão se apresentar à Seleção Brasileria sub-20, mas estiveram no CT da Barra Funda. Depois do trabalho tático, alguns atletas aproveitaram para aprimorar a finalização. Os reservas atuaram com: Léo, Piris, João Filipe, Luiz Eduardo e Danilo; Rodrigo Caio, Maicon e Jadson; Rafinha, Osvaldo e Willian José.

Santos O clima hostil enfrentado pelos jogadores do Santos na derrota por 2 a 1 para o Bolívar, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, em La Paz, promete ser cobrado com juros e futebol arte na Vila Belmiro, nesta quinta-feira, às 19h30. É o que garante o volante Arouca, que sofreu com a fúria da torcida boliviana e promete dar a resposta dentro do gramado. No jogo de ida, a equipe alvinegra foi hostilizada, principalmente, o craque Neymar, que teve um objeto atirado contra seu rosto durante a partida. Como resposta, o volante não pensa em um novo clima de guerra, mas espera que o Peixe possa 'dar o troco' diante da equipe boliviana. O jogador prevê retranca boliviana no duelo na Vila Belmiro, mas espera que a qualidade de Neymar & Cia possa prevalecer, assim como na vitória do Santos sobre o The Strongest (BOL) na primeira fase, quando o Peixe teve que suar para vencer por 2 a 0. O volante, que sentiu dores musculares na vitória sobre o Bugre, na decisão do Paulistão Chevrolet, no último domingo, realizou apenas um treino leve no gramado e logo depois partiu para academia para fazer um reforço muscular, assim como todos os titulares. Apesar do desconforto, o jogador não deve ser problema para o técnico Muricy Ramalho no duelo frente ao Bolívar.

Atlético Mineiro O volante Leandro Donizete, do Atlético-MG, foi submetido a um exame de ressonância magnética que acusou um estiramento muscular na panturrilha esquerda. Assim, ele está fora da final do Campeonato Mineiro contra o América-MG, neste domingo. O jogador já havia sofrido um edema no mesmo lugar, mês passado, que acabou o afastando de três jogos do Galo: contra o Penarol (AM), o Cruzeiro e o Tupi, na última partida da fase de classificação do Estadual. Com a contusão de Leandro Donizate, a tendência é que Serginho e Dudu Cearense disputem a vaga deixada por Donizete no time titular. Segundo o departamento médico, não há previsão para Leandro voltar às atividades junto ao restante do elenco.