Últimas do Futebol Brasileiro - 18 de abril

Por Mano Thiago

atletico mineiro

Flamengo Ciente da importância do confronto diante do Vasco, o técnico Joel Santana aproveitou o treino da manhã desta quarta-feira para testar formações táticas para o clássico. A imprensa só foi liberada para entrar no Ninho do Urubu 1h20min após o início da atividade tática. O mistério para a vaga deixada por Willians permanece. Na primeira parte, Kleberson e Rômulo foram testados como volantes e pode ser uma opção para a semifinal da Taça Rio. Kleberson e Ronaldinho como meias mais adiantados. O time titular foi formado com Felipe; Léo Moura, González, Welinton e Junior Cesar; Romulo, Luiz Antônio (Renato) e Kleberson, Vagner Love, Ronaldinho Gaúcho e Deivid. A parte que a imprensa pôde acompanhar a atividade, o meio de campo foi formado com Kleberson, Luiz Antonio, Renato e Ronaldinho, formação considera ofensiva para um jogo decisivo. Galhardo ocupou a vaga na lateral direita na segunda parte da atividade. Renato deu lugar a Bottinelli na parte final da atividade.

Fluminense Hora do ensaio geral para Deco e Thiago Neves. Ainda pouco afinada, a dupla fará nesta quarta-feira, contra o Arsenal (ARG), o último teste antes da fase de mata-mata da Copa Santander Libertadores, na qual sua sintonia será fundamental para o show tricolor. Principais criadores do Fluminense, Deco e Thiago Neves ainda não tiveram na Libertadores uma grande atuação juntos. Das cinco partidas da equipe nesta fase de grupos, em apenas uma ao menos um dos dois foi decisivo. E logo na mais relevante: o triunfo sobre o Boca Juniors, na Bombonera, quando Deco fez um gol e deu a assistência para o de Fred. O problema é que a partir de hoje não haverá mais tempo para ensaios. No início de maio, o Flu terá diversos compromissos importantes, entre as oitavas de final da competição continental e a decisão do Carioca. Por isso, Deco e Thiago Neves precisam se acertar. Na única ocasião na temporada em que ambos jogaram bem, o Flu encantou o público. O espetáculo na final da Taça Guanabara, diante do Vasco, foi a melhor apresentação do time em 2012, que resultou no titulo do primeiro turno do campeonato carioca.

Botafogo O técnico Oswaldo de Oliveira não está preocupado com as seguidas cobranças de pênaltis desperdiçadas por Loco Abreu. O treinador disse que a decisão de quem bate ou não as penalidades dentro das partidas cabe aos jogadores dentro de campo. Porém, Oswaldo disse que se achar necessário irá interferir quando surgir um pênalti. Antes da partida contra o Guarani, nesta quarta-feira, às 21h50, no Engenhão, o time treinou penalidades - atividade que não pôde ser acompanhada pela imprensa a pedido do próprio treinador. Ele disse que o time está preparado se houver necessidade. Com pouco tempo para treinar sua equipe e com vários jogos decisivos, o treinador disse que a preparação para a partida contra o Bugre já vem sendo feita desde a semana passada. O Alvinegro terá o desfalque do lateral-direito Lucas, suspenso. Lucas Zen joga em seu lugar. Como venceu a partida de ida, em Campinas por 2 a 1, o Botafogo pode até perder por 1 a 0, e mesmo assim estará classificado à próxima fase da competição. Se passar, o time carioca enfrenta o vencedor do confronto entre o Vitória (BA) e ABC (RN).

Vascão Apesar de o Vasco não entrar em campo nesta quarta-feira, o dia será agitado. Torcedores, diretoria e comissão técnica estarão apreensivos com o julgamento dos cinco jogadores que se envolveram em uma confusão após a derrota para o Flamengo, no clássico da penúltima rodada da Taça Rio. O zagueiro Rodolfo, o lateral-direito Fagner, os volantes Eduardo Costa e Fellipe Bastos e o meia Diego Souza foram citados na súmula do árbitro Wagner dos Santos Rosa. O documento relata ofensas, xingamentos e tentativa de agressão por parte dos vascaínos. Caso os jogadores sejam punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, o departamento jurídico do time Cruz-Maltino ainda poderá entrar com um recurso. O departamento jurídico do clube, por sua vez, trabalha de forma otimista quanto à absolvição dos cinco jogadores, o que os deixaria aptos a serem escalados na semifinal. Rodolfo, Eduardo Costa e Fellipe Bastos não atuaram na partida contra o Nova Iguaçu, por uma precaução adotada pelo Vasco, apesar de o TJD-RJ terem garantido que os três tinham condições de jogo. Fagner e Diego Souza estavam suspensos por terem recebido o terceiro amarelo. A confusão se deu pela falta de clareza na interpretação da súmula e a incerteza das expulsões.

Corinthians O Corinthians tentou contratar o atacante uruguaio Diego Forlán, da Internazionale de Milão (ITA), mas não obteve sucesso. O nome do jogador começou a circular no Parque São Jorge depois da saída de Adriano. Na última semana, a diretoria corintiana conversou com um dos representantes do atacante e ouviu que o uruguaio que teria interesse em jogar pelo clube. O nome agradou ao departamento de futebol, que admite querer um reforço para o ataque para o Brasileirão. A transferência, por ser internacional, só aconteceria em agosto. A expectativa, porém, não foi longe. O Corinthians ouviu da Inter que só liberaria o atacante por 5 milhões de euros, mesma quantia paga pelos italianos para tirá-lo do Atlético de Madrid (ESP), em agosto do ano passado. O valor assustou a diretoria. Apesar de há um ano ter pagado até mais pelo meia Alex, que custou cerca de R$ 14 milhões, a cúpula corintiana julga que não deve investir quantia semelhante em Forlán já em maio, ele completará 33 anos. Além da verba que seria gasta para tirá-lo da Inter, o Corinthians ainda teria que desembolsar R$ 500 mil mensais em salários. O uruguaio não é o primeiro alvo que causou desistência do Corinthians pelo preço. Recentemente, a diretoria procurou o Villarreal (ESP) por Nilmar, mas ouviu que só conseguiria o atacante por 8 milhões de euros. Apesar do fracasso, a procura do Corinthians por um centroavante continua. Enquanto isso, o clube espera para renovar o contrato de Liedson. O vínculo atual do camisa 9 se encerra no fim de julho.

Palmeiras O Palmeiras acertou a contratação do atacante Mazinho e do lateral-esquerdo Fernandinho, ambos do Oeste, por empréstimo até o fim deste ano. A negociação foi confirmada pelo vice-presidente Roberto Frizzo nesta quarta. Segundo Frizzo do Palmeiras e Mauro Guerra diretor do Oeste, a transferência não envolve custos e ao término do vínculo por empréstimo o Verdão poderá comprar os direitos dos atletas, já que o valor já está fixado. Os dois clubes têm boa relação há bastante tempo. O Alviverde já emprestou alguns jogadores ao Oeste, como Gualberto e Tadeu, e contratou Cicinho do Oeste no início do ano passado. A princípio, o Oeste descarta receber algum atleta do Palmeiras por conta da negociação, mas pode fazê-lo futuramente devido à cordialidade entre as diretorias. Aos 24 anos, Mazinho disputou 17 partidas e fez seis gols no Paulistão, com um jogo a menos, Fernandinho marcou uma vez e ainda tem seis assistências no torneio. Ele chega para a reserva de Juninho, uma vez que Gerley foi emprestado ao Bahia. Ambos os jogadores não têm condições de atuar nas fases finais do Estadual, já que o prazo de inscrição se encerrou. No entanto, o técnico Luiz Felipe Scolari poderá utilizá-los na Copa do Brasil.

São Paulo No segundo treino da semana antes do mata-mata do Paulistão, Emerson Leão esboçou a equipe que vai enfrentar o Bragantino no sábado. As novidades foram Cícero, que estava suspenso contra o Linense, e Fernandinho, recuperado de dores no joelho direito. Piris, Cortez, Denilson, Jadson, Lucas e Luis Fabiano completaram o treino, que não teve a presença de Paulo Miranda e Rhodolfo, que trabalharam em outra parte do campo, com o auxiliar técnico Fernando Leão. Leão montou a equipe e orientou por cerca de 20 minutos, sem marcação adversária. Posicionou Lucas pela direita e Fernandinho pela esquerda, com Fabuloso centralizado e os demais vindo de trás. A tendência é que repita esta formação no Morumbi. Na segunda parte, em todo gramado, colocou Douglas e Casemiro na zaga, para que os reservas tivessem João Filipe, Paulo Miranda, Rhodolfo e Edson Silva atrás, dificultando assim a ação dos titulares. Edson Silva, que está recuperado de estiramento na coxa direita, esteve no campo com o grupo. O zagueiro, que não atuou nos últimos quatro jogos, ainda precisa aprimorar a parte física e não será relacionado.

Santos O lateral-direito Fucile é dúvida para o duelo contra o The Strongest (BOL), nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, pela Copa Santander Libertadores. Após sofrer uma pancada no tornozelo esquerdo, no último domingo, na goleada sobre o Catanduvense, o uruguaio não treinou e realiza tratamento intensivo no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol. O jogador realizou ressonância magnética para avaliar a gravidade de sua lesão e deve saber se terá condições de jogo contra os bolivianos. Caso o lateral não possa atuar no meio de semana, o técnico Muricy Ramalho deve optar pela entrada de Adriano, deslocando assim o volante Henrique para a ala direita. No final de semana, Muricy realizou esta mudança e Henrique foi bem: deu assistência para o terceiro gol alvinegro, e teve bom desempenho no setor ofensivo. Se por um lado Fucile pode ser desfalque para o confronto de quinta, por outro o atacante Alan Kardec deve voltar a ser opção na equipe. No ultimo treinamento o jogador, que se recupera de dores na costela, voltou a atuar com os demais jogadores do elenco. Outro santista que voltou aos treinamentos foi o lateral-direito Crystian. Após ficar longe da equipe por dois meses, devido a lesão no músculo adutor da coxa esquerda, o jovem ala treinou com os reservas.

Cruzeiro Ao que parece, o Cruzeiro não terá que fazer muito esforço para se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h50, na Arena do Jacaré. Afinal, a Chapecoense, adversária da Raposa, deixou clara a preferência pelo Campeonato Catarinense e vai poupar dois jogadores para o duelo. De todo modo, os mineiros terão que vencer ou empatar em 0 a 0 para garantir a vaga de forma direta. Se o resultado do jogo da ida se repetir (1x1), a decisão será nos pênaltis. O time catarinense se classifica caso ganhe ou consiga empate de 2 a 2 em diante. O técnico do Cruzeiro, Vágner Mancini, contará com o retorno do meia-atacante Montillo. O jogador, suspenso para a partida do último fim de semana, pelo Campeonato Mineiro, entrará em campo pela Copa do Brasil. No entanto, três atletas não atuarão. O zagueiro Léo, que recebeu um cartão vermelho diante da Chapecoense, na quarta-feira anterior, o lateral Diego Renan e o atacante Walter, lesionados. Embora saiba com quem poderá contar no duelo, o treinador celeste ainda não definiu o dono da camisa 2. Isso porque as últimas exibições de Marcos não agradaram e o outro atleta, que desempenha esta função - Diego Renan -, está lesionado. A dúvida do comandante é entre Marcos e Amaral, que seria improvisado no local. A formação com três atacantes deve ser mantida na Arena do Jacaré.

Atlético Após sofrer um trauma na panturrilha em um choque com o zagueiro Werley, Bernard passou 37 dias em tratamento na Cidade do Galo. Por isso, sua volta aos gramados era prevista por muitos como gradual. Porém, o jogador surpreendeu a todos quando foi escalado para jogar o clássico contra o Cruzeiro como titular, depois de somente 10 dias de atividades físicas. Substituído nas duas primeiras partidas após o seu retorno, Bernard suportou os 90 minutos pela primeira vez contra o Tupi, sinalizando uma melhora em sua condição física. Ainda de acordo com Bernard, o retorno de suas melhores condições será com calma e paciência, para evitar que todo o tratamento passado por ele tenha sido em vão. Titular absoluto do time do Atlético, o meia agradece ao apoio de seus companheiros e do técnico Cuca. Mesmo com as assistências de Escudero, a evolução de Danilinho e a experiência de Mancini, são na juventude e na disposição de Bernard que o técnico alvinegro encontra a força e o motor do meio de campo atleticano. E pela primeira vez após a sua volta, Bernard terá uma semana para se preparar para o próximo jogo. O desafio será novamente contra o Tupi pela semi finais do Campeonato Mineiro.