Últimas do Futebol Brasileiro - 23 de abril

Por Mano Thiago

atletico mineiro

Flamengo Eliminado precocemente do Campeonato Estadual e da Copa Libertadores, o Flamengo já começa a se planejar para o segundo semestre. Contratações e dispensas acontecerão nos próximos dias. Ameaçado por conta dos maus resultados, o técnico Joel Santana está garantido no cargo. Com contrato até o fim da temporada, uma dispensa de Joel custaria alto para os cofres rubro-negros. O treinador recebe cerca de R$ 350 mil mensais e sua rescisão contratual atualmente está em torno de R$ 3 milhões. O Flamengo ficará 28 dias sem uma partida oficial. Por enquanto, o elenco treinará no Ninho do Urubu se preparando para o Campeonato Brasileiro, no qual estreia dia 20 de maio diante do Sport, na Ilha do Retiro, em Recife. O Fla já negocia algumas saídas. Aírton e Itamar terão os compromissos encerrados no próximo mês e devem sair. Além deles, outros atletas podem entrar em transações ou serem emprestados, caso do lateral-direito Galhardo. Para ganhar um fôlego na folha salarial, jogadores e seus respectivos empresários serão chamados para uma rescisão amigável, como o lateral-esquerdo Rodrigo Alvim, que não vem sendo utilizado por Joel Santana.

Fluminense O atacante Rafael Sobis foi o escolhido pelo técnico Abel Braga para ser o substituto de Wellington Nem no jogo da próxima quarta-feira, contra o Internacional, no Beira-Rio, pela Copa Santander Libertadores. O xodó tricolor não poderá atuar devido a um estiramento muscular na coxa direita, sofrido na partida contra o Arsenal-ARG, na última semana. Outra mudança promovida pelo técnico foi na zaga. Leandro Euzébio, que sofreu uma pancada na costela no jogo em Sarandí mas teria condições de atuar, deu lugar a Gum. A equipe tricolor que treinou foi formada por Diego Cavalieri, Bruno, Anderson, Gum e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Thiago Neves e Deco; Sóbis e Fred. O técnico Abel Braga parou o treino por diversas vezes para orientar o posicionamento do time em campo. Abelão ainda treinou várias jogadas de bola parada, mas solicitou aos jornalistas presentes que não registrassem imagens.

Botafogo Mesmo com o Botafogo vencendo o Bangu por 4 a 2 e garantindo a vaga na final da Taça Rio no próximo domingo, nem tudo foi alegria. Renato sofreu uma torção no tornozelo esquerdo e virou dúvida para a grande decisão. O volante já faz fisioterapia em casa e promete fazer de tudo para jogar a decisão. Renato precisou ser substituído ainda no primeiro tempo da partida diante do Bangu após levar um pisão de um adversário. O médico do Botafogo Luiz Fernando Medeiros explicou a situação do atleta, mas não o garante em campo no próximo domingo. Botafogo e Vasco fazem a final da Taça Rio e decidem quem enfrentará o Fluminense na finalíssima do Campeonato Carioca. Futebol mesmo, somente nos 90 minutos, mas as estatísticas de decisões entre as duas equipes dão ampla vantagem ao Alvinegro de General Severiano. São sete vitórias em oito finais disputadas. Então os botafoguense tem motivos para estar confiantes.

Vasco Do melhor jeito cruz-maltino, de virada, o Vasco venceu o Flamengo por 3 a 2, na noite deste ultimo domingo, no Engenhão, e garantiu vaga na final da Taça Rio. Agora, o time da Colina enfrenta o Botafogo, no domingo que vem, quando acontece a decisão. O maestro Felipe foi o grande destaque da partida ao marcar dois gols. Eder Luis fez o outro dos vascaínos. Pelo lado rubro-negro, Vágner Love e Kleberson balançaram a rede. Após sair atrás no marcador, Cristovão Borges e Felipe exaltaram a tranquilidade e a confiança demonstrada pelo jogadores do Vasco dentro campo para virar o placar diante do Flamengo no Engenhão. Felipe lembrou que o elenco vascaíno está acostumado a jogar grande jogos e decisões. Mesmo tendo sofrido um gol logo aos dois minutos, o Maestro reafirmou que o Vasco tem jogadores experiente em campo e que sabem ditar o ritmo da equipe.

Corinthians A derrota para a Ponte Preta, por 3 a 2, deu fim a uma sequência de quase seis meses de invencibilidade da equipe de Tite no Pacaembu. A última derrota alvinegra em jogos oficiais no estádio foi para o Botafogo, no dia 12 de outubro do ano passado. Na oportunidade, Loco Abreu & Cia. venceram o Corinthians por 2 a 0, em partida válida pelo Brasileirão. Desde lá o Coringão atuou 18 vezes no estádio, sendo 15 vitórias e apenas 3 e empates. A força do mando de campo foi um dos fatores que levaram o Timão a seu quinto título brasileiro - foram 12 triunfos em 18 jogos na competição nacional. Depois do tropeço para a Ponte, os corintianos não terão muito tempo para lamentar a queda no regional. No próximo dia 9 o Timão poderá usar mais uma vez o Pacaembu ao seu favor. Depois de ir até o Equador, enfrentar o Emelec, no dia 2, a equipe de Tite vai definir sua sequência na Libertadores dentro de casa. Isso quer dizer que vem mais decisão por aí...

Palmeiras Após a derrota do Palmeiras para o Guarani, por 3 a 2, o vice-presidente de futebol do Palmeiras, Roberto Frizzo, evitou fazer críticas ao trabalho do técnico Luiz Felipe Scolari, e garantiu sua permanência até dezembro, quando acaba o seu contrato com o clube. Porem a queda de rendimento do Palmeiras, que acabou levando o time à eliminação no Paulistão, já assusta a direção palmeirense em relação ao restante da temporada. Segundo o gerente de futebol do clube, César Sampaio, haverá uma reunião entre direção e comissão técnica nos próximos dias, para definir uma mudança de rumo na equipe. A prioridade do momento, segundo o gerente alviverde, é fazer correções pontuais ainda para a Copa do Brasil. O Palmeiras enfrenta o Paraná, pelo primeiro jogo das quartas de final da competição, nesta quarta, em Curitiba. Em relação ao restante da temporada, Sampaio não nega a possibilidade de haver mudanças no elenco.

São Paulo Com um placar de 4 a 1, o São Paulo bateu o Bragantino neste ultimo sábado, no Morumbi, e se classificou para as semifinais do Paulistão. O nome da partida foi Luis Fabiano. O camisa nove marcou dois gols, perdeu um pênalti e recebeu o cartão amarelo ainda na primeira etapa, culminando com sua suspensão para a semifinal. Com mais um de Fernandinho e outro de Osvaldo, o São Paulo dominou o Bragantino, que chegou a descontar com Júnior Lopes na segunda etapa, mas a classificação foi mesmo tricolor que enfrenta agora a equipe do Santos pela semi finais do campeonato estadual. Luis Fabiano não vai fazer falta só pela presença em campo. Ele tem sido fundamental no dia a dia e no vestiário, antes dos confrontos. Por sua experiência e liderança, é sempre dele a última palavra antes dos jogadores subirem para o gramado. Sem o camisa 9, Rhodolfo volta a ser capitão.

Santos Com um gol de Maranhão e outro golaço de Neymar, o Santos bateu o Mogi Mirim por 2 a 0 na tarde deste ultimo domingo, na Vila Belmiro, e se classificou às semifinais do Paulistão 2012, pela quarta vez seguida. O adversário será o São Paulo, que garantiu a vaga no sábado, ao bater o Bragantino no Morumbi. É a terceira vez consecutiva que as equipes se enfrentam nas semifinais do Campeonato Paulista. Nas duas últimas, o bi-campeão paulista Santos se deu melhor. A data do confronto, que será no Morumbi, deve ser definida ainda nesta segunda-feira. Provavelmente, o clássico será no domingo, já que o Tricolor enfrenta a Ponte Preta na quinta-feira, pela Copa do Brasil. Na vitória sobre o Mogi Mirim, Neymar ficou muito perto de marcar o seu centésimo gol com a camisa santista. O atacante, que ao fazer o segundo gol da equipe no jogo atingiu 99 tentos pelo Alvinegro, perdeu nos minutos finais a oportunidade de emplacar o número 100. Na jogada, ele ficou cara a cara com o goleiro Anderson e desperdiçou o lance.

Cruzeiro O América-MG largou na frente na semifinal do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro, neste ultimo domingo, na Arena do Jacaré. O Coelho venceu por 3 a 2 e joga por um empate no jogo da volta para ir à final. Já a Raposa avança com vitória por um gol de diferença. No próximo domingo, às 16h, também na Arena do Jacaré, os times voltam a se enfrentar. O Cruzeiro já dá como certa a contratação do apoiador Souza. O jogador deverá assinar sua rescisão contratual e na terça-feira, poderá ir a Belo Horizonte para realizar exames médicos e acertar os últimos detalhes do vínculo, que será de empréstimo ate dezembro. Apesar dos mineiros já darem como certo o negócio, o Fluminense ainda segue cauteloso e espera para resolver a liberação do camisa 21 para a Raposa.

Atlético Neste ultimo domingo, empatou em 1 a 1 com o Tupi, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, pela primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro. Com o resultado, qualquer empate classifica o Galo para a grande decisão. No próximo sábado, às 18h30, na Arena do Jacaré, os dois times voltam a se enfrentar para decidir quem vai à final do Campeonato Mineiro. Antes disso, porém, o Alvinegro da capital vai até Goiânia, onde encara o Goiás, no Serra Dourada, pela Copa do Brasil. O presidente do Galo, Alexandre Kalil, confirmou que o time de Belo Horizonte realizou a compra dos direitos econômicos restantes do atacante André, que ainda tinha ligação com o Dínamo de Kiev (UCR). A assessoria de imprensa do Atlético confirmou a notícia da permanência de André na Cidade do Galo. Porém, preferiu não revelar os valores envolvendo a transação e nem o tempo de contrato que ficou acertado entre o camisa 9 e o clube mineiro.