Últimas do Futebol Brasileiro - 26 de abril

Por Mano Thiago

atletico mineiro

Flamengo O anúncio da saída de Willians do Flamengo está muito próximo. Só falta definir o destino do jogador. O clube havia aceitado uma proposta da Udinese (ITA) no valor de 2,5 milhões de euros que seriam pagos em duas parcelas. Mas um time do Qatar ofereceu a mesma oferta para o Rubro-Negro, mas com pagamento à vista. Embora apalavrada com os italianos, a cúpula rubro-negra ainda não decidiu. O empresário do jogador, Sérgio Dias, já está ciente das duas propostas, assim como Willians, que deseja atuar no exterior. Ambos se reunirão e a vontade do volante será outro fator crucial para que o destino seja decidido: Itália ou Qatar. Com a venda do Pitbull, a diretoria consegue ganhar fôlego para entrar no mercado e se reforçar. O Fla procura um meia-atacante, um zagueiro e um cabeça de área. Por enquanto, somente o lateral-direito Wellington Silva, do Resende, chegou à Gávea. Além dele, o paraguaio Cáceres tem acordo com o clube e chegará assim que acabar a participação do Libertad (PAR) na Copa Santander Libertadores. Willians foi contratado ao Santo André e sagrou-se campeão brasileiro em 2009 pelo Flamengo. Além disso, ele esteve presente na conquista do Carioca de 2009 e 2011. Ele ganhou destaque por ser um grande ladrão de bolas.

Fluminense Em uma partida de dois tempos totalmente distintos, nada de gols no Beira-Rio. Melhor para o Fluminense, que leva a vantagem de decidir em casa uma vaga nas quartas de finais da Copa Santander Libertadores, mas precisa ficar atento para não tomar gols. Após um primeiro tempo sem emoções e com muita violência, o segundo tempo reservou bons momentos. Entre eles, uma caneta de Leandro Damião e um pênalti perdido por Dátolo. Diego Cavalieri acabou sendo o herói da noite. Agora, o Internacional volta suas atenções para a final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, diante do Grêmio, no domingo. Já o Fluminense descansa e só volta a jogar no próximo dia 6, pela decisão do Campeonato Carioca. O adversário sai já no domingo, quando Vasco e Botafogo decidem o título da Taça Rio.

Botafogo O técnico Oswaldo de Oliveira escalou o meia Maicosuel e o jovem volante Jadson como titulares do meio-campo do Botafogo, durante o treino tático em General Severiano. O camisa 7 já vê de perto a possibilidade de voltar a começar jogando contra o Vasco, no domingo, pela final da Taça Rio. Mas, na marcação, Fellype Gabriel é o favorito para assumir a vaga de Renato, com uma entorse no tornozelo. Jadson, por sua vez, deve ser a primeira opção no banco de reservas para a final. Fellype Gabriel treinou pela manhã, mas ficou na academia na parte da tarde. Lucas Zen, outra opção de Oswaldo de Oliveira para fazer a marcação no meio-campo, treinou no time de reservas. Renato, que torceu o tornozelo no jogo contra o Bangu, no último sábado, dificilmente terá condições de atuar no domingo, diante do Vasco. O camisa 8 está fazendo tratamento intensivo para se recuperar da lesão e deu prosseguimento aos cuidados. Jobson treinou com os reservas, fazendo o ataque ao lado de Willian, Caio e Vitinho. O atacante poderá voltar a ficar no banco de reservas para a decisão da Taça Rio, diante do Vasco, depois da suspensão temporária por conta da discussão com o fisiologista do clube, Altamiro Bottino.

Vasco A comissão técnica do Vasco já começou a pensar no Botafogo, adversário na decisão da Taça Rio no próximo domingo no Engenhão. Nesta manhã em São Januário, o auxiliar técnico Jorge Luiz comandou um exercício específico com os zagueiros do elenco. Os titulares Renato Silva e Rodolfo, além dos reservas Fabrício, Douglas e Jumar, foram testados com bolas cruzadas na área, rasteiras e pelo alto, afastando o perigo. Nilton também integrou o grupo. A atividade foca um dos pontos fortes do Alvinegro, que deve ter Loco Abreu como referência dentro da área vascaína. Na semifinal contra o Bangu, o uruguaio marcou seus três gols em bolas alçadas na área. O restante do elenco fez um treino técnico de cruzamentos e finalizações. Todos os jogadores que estão à disposição participaram da atividade. Alecsandro e Allan, após os exercícios técnicos, treinaram pênaltis.

Corinthians O Corinthians deve iniciar a disputa das oitavas de final da Copa Libertadores sem patrocinador. O contrato com o Grupo Hypermarcas, que estampa a marca Neoquímica no peito e Bozzanno nas mangas, termina no próximo dia 30 de abril. No Paulistão, a marca de preservativos Jontex era a escolhida para ocupar o espaço nobre do 'manto' alvinegro. Como o confronto com o Emelec está marcado para o dia 2 de maio, em Guayaquil (EQU), é bem provável que a camisa do Timão esteja 'limpa'. Porém, três situações podem evitar que a equipe entre em campo sem patrocinador na camisa. Isso não acontecera em caso de um acerto relâmpago com outra empresa, em caso de uma improvável renovação contratual ou se o departamento de marketing do clube fizer um 'agrado' à parceira, mantendo a exposição nos dois jogos da competição sul-americana. O acordo com a montadora Hyundai, que já se especulava como acertado por R$ 50 milhões/ano, não evoluiu nas últimas semanas. De acordo com os próprios representantes do departamento responsável pelos acordos comerciais do Timão, as conversam estão congeladas. O clube diz que há, pelo menos, três outras empresas interessadas e que já há negociações em andamento.

Palmeiras Depois de passar por um momento turbulento com a eliminação no Paulistão diante do Guarani, o Palmeiras jogou bem na noite desta ultima quarta-feira e derrotou o Paraná por 2 a 1 na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em Curitiba. Os destaques da partida foram os meios de campo Patrik e Valdivia e o atacante Mazinho. O primeiro entrou na vaga de Marcos Assunção e sofreu pênalti que deu a vitória ao Palmeiras. O chileno não começou bem, mas cresceu na segunda etapa e ditou o ritmo de jogo palmeirense. Já Mazinho estreou com a camisa do Verdão e exibiu um bom futebol com dribles e muitas velocidade com a bola. Com esse resultado, o Palmeiras pode até perder por 1 a 0 no jogo de volta, dia 9, no Pacaembu, que se classifica para as quartas de final da competição. Se o Paraná repetir o placar a seu favor, a classificação será decidida nas penalidades. Qualquer vitória do Paraná por um gol de diferença a partir de 3 a 2 dá a vaga aos paranaenses.

São Paulo Após desfalcar o São Paulo por mais de um mês em função de um estiramento na coxa direita, o zagueiro Edson Silva estará no banco de reservas. O último jogo do camisa 14 pelo São Paulo foi contra o Santos, pela 1ª fase do Paulistão Chevrolet, na vitória por 3 a 2. Na ocasião, o jogador entrou aos 81 minutos no lugar de Luis Fabiano. O retorno do zagueiro é a única novidade nos relacionados para partida. Rogério Ceni, Wellington, Cañete e Fabrício seguem desfalcando a equipe por lesão. Nesta quinta-feira, o São Paulo vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, pela Copa do Brasil. Mesmo jogando fora de casa, o torcedor são-paulino pode esperar por um bom resultado do Tricolor. Desde 2005, quando sofreu sua última derrota para a Macaca, o clube do Morumbi não sabe o que é perder jogando no Majestoso. Desde então, o São Paulo soma cinco vitórias (quatro pelo Paulistão e uma pelo Brasileiro) fora de casa contra a Ponte. Nesta temporada, a equipe de Emerson Leão levou a melhor sobre os pontepretanos ao bater os comandados de Gilson Kleina por 3 a 1, gols de Willian José e Lucas.

Santos Não deu desta vez! Atrapalhado pela altitude de La Paz, o Santos perdeu para o Bolívar (BOL) por 2 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Com dois gols de falta de Campos, os bolivianos virão até o Brasil com a vantagem do empate para se classificar. Para o Peixe basta uma vitória por 1 a 0 dentro de casa, no próximo dia 10. Maranhão foi o autor do gol de honra alvinegro. Bem postado defensivamente, os santistas sentiram a altitude principalmente no começo e no fim do jogo. Gripado, Neymar (para variar) sofreu com a forte marcação. Até objeto vindo da arquibancada acertou a Joia. Agora o Peixe volta a enfrentar o Bolívar, pelo jogo de volta, no próximo dia 10. O local do encontro será definido nos próximos dias, com a chance dos santistas optarem pelo Pacaembu. Antes disso, os alvinegros enfrentam o São Paulo, pelas semifinais do Paulistão, no próximo domingo, às 16h, no Morumbi.

Cruzeiro Visando o jogo contra o América-MG, o elenco do Cruzeiro fez um treinamento técnico na Toca da Raposa 2. Vágner Mancini focou o trabalho de finalizações com seus jogadores. Na atividade, o treinador não contou com Léo, Diego Renan, Montillo e Wallyson. Afastados por lesões desconhecidas, já que o clube adotou a política de não divulgar os contundidos, os quatro ainda não participaram dos treinamentos com os demais esta semana. Enquanto os defensores - Léo e Diego Renan - fizeram uma atividade em campo distinto, Wallyson e Montillo sequer deixaram o departamento médico da Toca da Raposa 2. Apesar da ausência do quarteto, a comissão técnica segue confiante no retorno de todos até o clássico frente ao Coelho, no próximo domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, válido pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro.

Atlético O Goiás conseguiu tirar a invencibilidade do Atlético-MG na temporada 2012 nesta noite desta ultima quarta-feira. No Serra Dourada, o time esmeraldino fez 2 a 0 em cima da equipe mineira e largou na frente em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Os anfitriões foram superiores na maior parte do jogo e também no lado emocional, já que os alvinegros se mostraram nitidamente nervosos após o segundo gol. Agora as duas equipes se concentram para as semifinais de seus estaduais. O Goiás pega o Vila Nova no domingo e o Atlético enfrenta o Tupi no sábado. Os dois times se reencontram no dia 3 de maio, próxima quinta-feira, às 21h50, no reformado estádio Independência, em Belo Horizonte. Quem seguir para as quartas de final pega o São Paulo ou a Ponte Preta.