Últimas do Futebol Brasileiro - 10 de julho

Por Mano Thiago

Flamengo O zagueiro Alex Silva e o Flamengo fizeram a um acordo e o contrato será rescindido de forma amigável, o defensor afastado do elenco rubro-negro desde abril, vinha treinando separadamente e estava insatisfeito com a situação, algumas conversas entre seu empresário e a diretoria do Fla chegaram a pensar em um empréstimo, mas não aconteceu. Alex Silva retornou ao Flamengo no início deste ano, após ser emprestado ao Cruzeiro, em sua passagem pelo clube mineiro acabou tendo uma grave lesão no joelho, o que fez com que ficasse alguns meses fora do gramado, ao voltar para o Rubro-Negro ainda precisou de um tempo de recuperação e só ficou apto durante o Campeonato Carioca. O jogador chegou a ser titular com Dorival Junior e Jorginho, mas após a derrota do Flamengo para o Audax pediu um tempo para pensar na carreira, pouco depois uma reunião entre comissão técnica e diretoria selou o afastamento de Alex Silva e Ibson que atualmente está no Corinthians.

Fluminense Enquanto os titulares do Fluminense realizaram um trabalho físico, os reservas disputaram um coletivo nas Laranjeiras, os suplentes contaram com o reforço de quatro jogadores que foram liberados pelo departamento médico, o lateral-direito Wellington Silva, o zagueiro Anderson, o volante Rafinha e os atacantes Marcos Júnior e Kenedy. Todos eles deverão ser liberados para enfrentar o Internacional no ultimo sábado no Moacyrzão em Macaé pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, assim fica a critério do técnico Abel Braga se haverá alguma mudança no time titular para o duelo. No ultimo treinamento os titulares apenas correram em volta do campo e fizeram trabalhos na academia, o meia Wágner e o atacante Fred sequer foram ao gramado e ficara apenas realizando trabalhos específicos na parte interna das Laranjeiras, o meia Thiago Neves segue no departamento médico e o lateral-esquerdo Monzón segue liberado para resolver problemas particulares em Buenos Aires.

Botafogo O zagueiro Antônio Carlos recuperado de um estiramento na coxa, sofrida no jogo contra a Ponte Preta antes da parada no Campeonato Brasileiro e o atacante Alex recuperado de uma cirurgia, foram as novidades no ultimo treinamento coletivo disputado pelos reservas do Botafogo no campo anexo do Engenhão. O primeiro jogou ao lado de André Bahia no primeiro time, já Alex atuou na equipe de coletes que foi composta por reservas como Matheus Menezes e Renan, além de alguns juniores, o atacante formou dupla de ataque com Sassá, enquanto os titulares ficaram na academia. O volante Renato que pode ser o escolhido por Oswaldo de Oliveira para substituir Gabriel suspenso pelo terceiro cartão amarelo, na próxima rodada do Campeonato Brasileiro no domingo que vem na Arena do Grêmio, também participou do ultimo coletivo, ele jogou ao lado de Dedé, já que Lucas Zen não foi a campo. Com a vitória do ultimo domingo contra o Fluminense, o Botafogo assumiu a liderança isolada da competição com 13 pontos ganhos, com a semana livre para se preparar para o confronto em Porto Alegre.

Vasco Paulo Autuori não é mais o treinador do Vasco, a diretoria Cruz-maltina fez o anúncio através de uma nota oficial no site do clube, a trajetória de Autuori na Colina iniciada em 23 de março levou pouco mais de três meses, o treinador comandou o Vasco em 11 partidas oficiais e dois amistosos, foram seis vitóras, cinco derrotas e dois empates. Ao desembarcar no Rio de Janeiro após a derrota de 5 a 3 para o Internacional, o treinador informou que havia comunicado o clube da sua decisão, ainda no desembarque Autuori voltou a criticar a postura da diretoria diante dos problemas financeiros. Internamente a postura de Autuori já vinha deixando a diretoria vascaína intrigada e preocupada, mesmo que anteriormente ele já tivesse se mostrado chateado com salários atrasados e problemas de estrutura. A tendência é que o auxiliar e ex-zagueiro do Vasco Jorge Luiz assuma o comando da equipe na próxima rodada do Campeonato Brasileiro no próximo domingo contra o Flamengo em Brasília. O presidente Roberto Dinamite, ainda vai conceder uma entrevista coletiva em São Januário para falar sobre a saída de Paulo Autuori.

Corinthians O Corinthians deve ter duas novidades para o jogo do próximo domingo contra o Atlético-MG no Pacaembu pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o lateral Alessandro e o zagueiro Paulo André que não viajaram a Salvador para a vitória por 2 a 0 contra o Bahia, treinaram normalmente e podem ser novidades. Machucado antes da parada da Copa das Confederações, o lateral perdeu também o jogo contra o São Paulo pela Recopa Sul-Americana, neste período Edenilson foi o titular, já o zagueiro foi poupado no último jogo por conta do cansaço muscular e do risco de lesões. A dupla trabalhou junto dos reservas no campo na ultima atividade, enquanto isso os titulares fizeram apenas trabalho regenerativo e correram em volta do gramado. Renato Augusto ganhou descanso da comissão técnica, a expectativa é pela presença do jogador no jogo do dia 17 contra o São Paulo na decisão da Recopa, a máscara que será utilizada por ele ainda não foi enviada pelo patrocinador pessoal do jogador.

Palmeiras O atacante Alan Kardec e o volante Eguren reforços do Palmeiras se destacaram no ultimo treinamento na Academia de Futebol, assim como os meias Mendieta e Felipe Menezes também recém-chegados, eles participaram de uma atividade técnica em campo reduzido ao lado dos titulares, tirando o paraguaio que já estreou os outros três ainda buscam a melhor forma física para jogarem. Alan Kardec ex-Benfica (POR) mostrou muita precisão nas finalizações e se movimentou bem, enquanto Eguren não aliviou na marcação nem para Mendieta seu ex-colega de Libertad (PAR) e fez vários desarmes, o uruguaio que ainda não foi oficialmente apresentado, também foi bem nos passes dando até algumas assistências, Wesley que estava no mesmo time da dupla também foi bem. O meia chileno Valdivia e o atacante Leandro titulares do time na vitória por 4 a 0 sobre o Oeste no ultimo sábado fizeram fortalecimento muscular na academia, o atacante Maikon Leite cuja negociação com o futebol do Catar não deu certo, também fez exercícios sozinho na parte interna do CT.

São Paulo Vaiado o lateral-esquerdo Juan pode dar lugar ao argentino Clemente Rodríguez contratado para o segundo semestre, o jogador foi relacionado e deve fazer a sua estreia nesta quarta-feira, na outra lateral sem Douglas, machucado, o técnico interino Milton Cruz optou por Lucas Farias. Segundo as palavras do lateral argentino: É um sonho de criança ser titular em um jogo no Morumbi pelo São Paulo, não só meu como de grande parte da minha família. Suspensos, Denilson e Wellington dão lugar a Rodrigo Caio e Maicon, Rafael Toloi com uma entorse no tornozelo também está fora, quem pode sair do time titular é Paulo Henrique Ganso, o meia não conseguiu ter uma boa atuação nos dois últimos jogos. Além disso o camisa 8 sentiu um desconforto muscular e não participou da parte final do último treinamento, mas Ganso está relacionado para o jogo, Milton Cruz irá ver as últimas partidas do Bahia para saber se escala o Maestro ou três atacantes com Aloísio, Luis Fabiano e Osvaldo. Derrotado nas últimas três oportunidades em que atuou no estádio do Morumbi, o São Paulo tem a oportunidade de acabar com esse jejum.

Santos Santos e Crac entram em campo nesta quarta-feira na Vila Belmiro pela terceira fase da Copa do Brasil, nesta fase da competição nacional não há a possibilidade de eliminar o jogo de volta que será realizado no próximo dia 24 no Estádio Genervindo Evangelista da Fonseca na cidade de Catalão em Goiás. Por jogar em casa o técnico Claudinei Oliveira acredita que o Santos é o favorito do confronto, segundo o treinador sempre que for mandante o Peixe precisa ter a responsabilidade de vencer, além disso o time chega embalado após a ultima vitória por 2 a 0 no clássico contra o São Paulo no Morumbi pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Já o zagueiro Gustavo Henrique que será o substituto do capitão Edu Dracena fez um alerta, apesar de não conhecer o adversário ele acredita que o time tem qualidades e o Santos não pode mudar o seu estilo de jogo.