Últimas do Futebol Brasileiro - 10 de junho

Por Mano Thiago

Flamengo Até que enfim o Mengão ganhou no Nacional de 2013. O Flamengo conseguiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, na tarde do último sábado, contra o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse. O time Rubro-Negro conseguiu vencer de goleada por 3 a 0, com dois gols do meia Gabriel, um deles inclusive feito através de uma cobrança de escanteio, o chamado gol olímpico, e o outro do atacante Hernane. Foi a primeira partida do Fla depois da demissão do técnico Jorginho. O comando ficou de forma interina com Jaime de Almeida. Após o jogo deste último fim de semana, as duas equipes só voltam a campo depois da Copa das Confederações no Brasil. O time Rubro-Negro recebe o Coritiba e o Tigre visita o Atlético-MG. As duas partidas são no sábado, dia 7 de julho.

Fluminense Para o torcedor Tricolor foi um jogo sofrido de assistir, com um jogador a menos desde o fim do primeiro tempo por causa da expulsão do atacante Rhayner, o Fluminense derrotou o Goiás de virada por 2 a 1 no Moacyrzão em Macaé (RJ) e entrou no G4 do Campeonato Brasileiro com nove pontos conquistados. O time Esmeraldino segue com cinco pontos somados e na 15ª colocação na tabela de classificação. O lateral Vitor abriu o placar para os visitantes que pouco depois viram o atacante Rafael Sobis marcar um golaço para empatar o duelo e o jovem Denilson dar a vitória para os donos da casa. O Tricolor das Laranjeiras volta a campo na próxima quarta-feira quando enfrenta a Portuguesa no Canindé por conta de uma partida adiada devido a participação do Fluminense na Copa Libertadores deste ano, já o Goiás só voltará a jogar depois da Copa das Confederações no dia 7 de julho quando recebe o Vitória.

Botafogo O Botafogo precisou de apenas cinco minutos para ganhar da Ponte Preta por 2 a 0 no ultimo sábado no Moisés Lucarelli, com gols do camisa 10 Seedorf e do zagueiro Antônio Carlos, o Glorioso não sofreu com o futebol jogado pela Macaca, mas sim com as pancadas distribuídas, a equipe paulista fez 40 faltas. No primeiro tempo o Botafogo teve de superar a pancadaria da Ponte Preta para sair de campo vitorioso, nos primeiros 15 minutos a Macaca já tinha feito dez faltas, no primeiro gol após bela troca de passes o Alvinegro abriu o placar com o holandês, cinco minutos depois foi a vez de Antônio Carlos aproveitar a chance que teve. No geral a vitória na primeira etapa foi merecida, sem nenhuma inspiração a Ponte Preta se preocupou apenas em fazer um bom revezamento de faltas. Com a vitória no primeiro tempo o Botafogo se poupou um pouco na segunda etapa, mais tranquilo o time chegou até a tomar sufoco até os 20 minutos com Everton Santos perdendo um gol incrível, assim como na primeira etapa a pancadaria não diminuiu. O destaque da segunda etapa foi o jovem Vitinho em dois lances, ele primeiro obrigou o goleiro Roberto a fazer uma grande defesa e depois colocou uma bola na trave, de resto alguns sustos da Ponte Preta, mas nenhum que realmente fizesse com que a torcida do Botafogo perdesse a noite de sono.

Vasco O Vasco manteve em seu controle toda a partida e um jogador a mais no segundo tempo quase inteiro, mas mesmo assim ficou no 1 a 1 com o Bahia em Volta Redonda, na noite do ultimo sábado, o clube baiano que teve Diones expulso no início do segundo tempo, saiu na frente com o atacante Fernandão, o Vasco empatou após uma jogada polêmica que terminou em um pênalti cobrado pelo meia Carlos Alberto. Aos quatro minutos de jogo saiu o gol, Fernandão recebeu lançamento de Hélder e tocou na saída do goleiro, 1 a 0 para os visitantes. Aos 20 minutos Carlos Alberto recebeu a bola na grande área e cortou para trás, Fahel usou o braço no lance na disputa de bola com o meia vascaíno e o juiz marcou pênalti, o mesmo Carlos Alberto foi para a bola e guardou, goleiro para um canto bola para o outro. O resultado deixou o Vasco com sete pontos conquistados, já o Tricolor de Salvador somou oito pontos, na próxima rodada que será realizada após a Copa das Confederações o Cruz-Maltino encara o Internacional em Caxias do Sul (RS), o Bahia recebe o Corinthians na Fonte Nova.

Corinthians O Corinthians não conseguiu passar pelo bom bloqueio da Portuguesa e ficou apenas no 0 a 0 com a Lusa na noite do ultimo sábado no Pacaembu pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro 2013, o meia Ibson recém contratado pelo clube do Parque São Jorge fez sua estreia ao entrar logo na volta do intervalo. Com duas lesões de defensores ainda no primeiro tempo o técnico Tite não teve muitas opções para mudar o ataque alvinegro, pior setor da equipe que foi ineficiente em praticamente todo o jogo, o Timão melhorou bastante com a entrada do atacante Romarinho, mas as boas jogadas do camisa 31 não foram suficientes para tirar os zeros do placar no Paulo Machado de Carvalho. Na próxima rodada o Corinthians visita o Bahia na Fonte Nova no próximo dia 7 de julho, já a Portuguesa recebe o Cruzeiro um dia antes no Canindé, mas tudo isso apenas depois da Copa das Confederações que acontecem no Brasil.

Palmeiras O Palmeiras já está em Natal (RN) onde enfrentará o América na próxima terça-feira no seu último jogo pela Série B do Campeonato Brasileiro, antes da parada para a Copa das Confederações, vindo de derrota para o Sport em Recife (PE) no ultimo sábado, a delegação chegou na cidade potiguar sob chuva e foi recebida por cerca de 20 torcedores alviverdes. Eles foram dar apoio ao time pedindo fotos e autógrafos, o zagueiro Henrique capitão da equipe foi o mais assediado na chegada, de lá os atletas seguiram para o hotel e iniciam a preparação visando o jogo da sexta rodada da Segundona. Com nove pontos conquistados o Verdão é o quarto colocado mesmo com a contestada derrota para o Leão da Ilha do Retiro e pega o América vice-lanterna da competição com apenas três pontos até agora, o atacante Leandro que recebeu o terceiro cartão amarelo em Recife (PE) e o volante Márcio Araújo que foi expulso após o jogo por reclamar com a arbitragem serão desfalques certos no time alviverde, o atacante contratado junto ao Cruzeiro, Ananias entra na relação que vai para o jogo.

São Paulo O São Paulo fez um trabalho técnico no CT da Barra Funda comandado pelo auxiliar Éder Bastos, o ultimo treinamento foi realizado em campo reduzido e durou cerca de duas horas. No fim da ultima atividade os são-paulinos se dedicaram a um exercício de contra-ataques seguido de um treinamento finalização com grupos de três atacantes duelando contra dois defensores. A novidade da atividade foi a presença do goleiro capitão Rogério Ceni no gramado, o camisa 01 iniciou o dia no Reffis para fazer exercícios para musculatura, para depois trabalhar com o preparador de goleiros Haroldo Lamounier. Quem também apareceu no campo foi o zagueiro Rafael Toloi, nos últimos treinamentos o camisa 2 havia ficado apenas na academia se recuperando do estiramento na coxa esquerda, já no ultimo treinamento no CT da Barra Funda o defensor também passou pelo Reffis, mas terminou correndo no campo.

Santos Depois da parada no Campeonato Brasileiro por conta da Copa das Confederações, o elenco do Santos se reapresenta no dia 18 de junho e os jogadores que foram emprestados no início da temporada voltarão ao Peixe, mas treinarão à parte, são eles o atacante Dimba, o lateral-direito Crystian, o volante Anderson Carvalho e o meia Breitner. Dimba e Crystian defenderam o Botafogo-SP no Campeonato Paulista, o lateral atuou em apenas um jogo enquanto o atacante disputou nove partidas e marcou um gol, já Anderson Carvalho estava no Penapolense e marcou um gol nas 11 vezes em campo, o meia Breitner defendeu o Araxás (MG) foi aproveitado em oito confrontos e fez um gol. Antes da pausa no Brasileirão o Peixe enfrenta o Atlético-MG na próxima quarta-feira na Vila Belmiro pela quinta rodada, depois o elenco ganha folga e se reapresenta no dia 18 de junho. Essa parada é vista pela diretoria santista como uma boa chance para definir as pendências, o clube promete fazer contratações pondendo ir atrás do atacante Robinho ídolo da torcida, além de decidir a comissão técnica, Marcelo Bielsa é o desejo do Peixe para subtituir Muricy Ramalho demitido há duas semanas, em seu lugar o técnico Claudinei Oliveira que comanda o sub-20 assumiu os profissionais.