Últimas do Futebol Brasileiro - 2 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Depois de conversar com o diretor de futebol Zinho e manifestar dúvida sobre a continuidade da carreira, o atacante Adriano conversou com a família e seu empresário, Luca, e decidiu prosseguir a preparação para voltar a jogar pelo Flamengo. Ele, inclusive, vai treinar normalmente na próxima atividade no Ninho do Urubu. De acordo com o planejamento da comissão técnica, Adriano já poderia a partir desta semana ser reintegrado ao elenco principal. Mas após as indisciplinas cometidas no ultimo final de semana, caberá ao técnico Dorival Júnior decidir. Embora o atacante tenha assinado a terceira advertência, a cúpula de futebol do clube resolveu dar mais uma chance para ele, mas espera que o camisa 10 cumpra as regras. Segundo as palavras do diretor de futebol Zinho: Adriano ficou de tomar a decisão de permanecer, de continuar, tentar voltar a ser um atleta profissional. Nós somos vizinhos, moramos no mesmo condomínio. Prefiro olho no olho. Desde o início falei que queria recuperar o ser humano.

Fluminense Com os resultados do último fim de semana, o Fluminense abriu uma distância de seis pontos para o segundo colocado do Brasileirão, o Atlético-MG. Mesmo se perder nas duas próximas rodadas, o Tricolor poderá continuar na liderança da competição pelo saldo de gols. Uma situação que deixa até o técnico Abel Braga surpreso. Essa folga em relação ao concorrente direto pelo título alterou a contagem do treinador para o fim do campeonato. Afinal, com seis pontos de vantagem, o Fluminense pode ser o grande vencedor com uma rodada de antecedência. Segundo as palavras do treinador do Flu: Concordo que é uma vantagem. Para nós, faltam dez jogos, não 11. Enquanto mantivermos isso, vai continuar sempre faltando uma partida a menos para o Flu. Restam 30 pontos para serem disputados. Apesar desse cenário favorável para o Grêmio, terceiro colocado, são nove pontos, o técnico prefere manter os pés no chão e evitar qualquer tipo de comemoração precoce.

Botafogo O técnico Oswaldo de Oliveira espera o retorno do volante Renato ao time do Botafogo no clássico do próximo final de semana contra o Fluminense, no Engenhão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além dele, o treinador afirmou após a derrota de 2 a 0 para o Bahia, neste ultimo domingo, que aguarda a volta de Fellype Gabriel, que com dores no joelho direito foi vetado para o confronto no Pituaçu. Segundo as palavras do treinador do Fogão: A minha expectativa é de contar tanto com o Renato quanto com o Fellype que não joga desde a partida contra o Coritiba, no dia 2 de setembro, por conta de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. O elenco alvinegro retorna aos trabalhos em treino no Engenhão e na noite do mesmo dia, a delegação sairá em viagem de ônibus para Saquarema (RJ), onde o time dará sequência na preparação para o clássico no Engenhão, contra o Fluminense. O treinador não quis falar sobre o confronto com o Tricolor. Com a derrota o Botafogo cai para o sétimo lugar na classificação do campeonato e fica a sete pontos da zona de classificação para a Libertadores.

Vasco Ainda há quem acredite que o Vasco pode ser campeão brasileiro este ano. No entanto, o volante Wendel não está entre essas pessoas. Em entrevista coletiva em São Januário, o jogador praticamente descartou a chance de título. Segundo as palavras do jogador do Vasco: Eu diria que o título é quase impossível. Até porque o Fluminense está muito bem. Se você analisar o campeonato, você tem que vencer cinco, seis jogos e torcer para o Fluminense perder. Mas eles, tirando o jogo contra o Atlético-GO, não têm perdido. Nosso foco é Libertadores. O lateral-esquerdo Thiago Feltri pensa diferente do companheiro. Para ele, o time deve brigar enquanto houver chance. Atualmente, o Vasco está 12 pontos atrás do líder Fluminense, faltando 11 rodadas para o fim do Brasileirão. Segundo o famoso matemático Tristão Garcia, o Vasco tem 1,8% de chances de título. O Gigante da Colina tem 47 pontos e está em quarto.

Corinthians Prestes a chegar ao objetivo pedido pelo técnico Tite, o Corinthians espera conquistar os seis pontos que ainda faltam nas três próximas rodadas e focar de vez no Mundial de Clubes. Com 39 atualmente, o treinador acredita que com 45 pontos o Timão não terá mais chances de cair para segunda divisão. Após a vitória por 3 a 0 sobre o Sport, no último domingo, o zagueiro Paulo André frisou a missão da equipe. Sabendo que o comandante alvinegro preservará alguns jogadores quando atingir a pontuação necessária, o camisa 13 deixou claro que não vai querer descansar tanto assim. Com seguidas lesões, Paulo André ficou praticamente os seis primeiros meses da temporada no departamento médico do clube. Por conta de uma artroscopia no joelho direito ele foi até retirado da lista de inscritos da Copa Libertadores, conquistada pelo Timão. Recuperado, o beque acabou por herdar a vaga de Leandro Castán no setor. Com a saída do ex-camisa 4 para a Roma (ITA), Paulo André passou a atuar pelo lado esquerdo da defesa, fazendo dupla com Chicão, que neste momento, também se recupera de uma cirurgia.

Palmeiras Com o volante Correa recuperado de lesão, e o meia Tiago Real, o técnico Gilson Kleina relacionou os jogadores para a partida contra o Millonarios-COL, nesta terça-feira, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O treinador palmeirense convocou 18 atletas para o primeiro duelo. O volante Correa e o meia Tiago Real foram inscritos na competição nos lugares de Fernandinho (machucado) e Luiz Gustavo. Se passar para a próxima fase, o Verdão ainda pode incluir mais um atleta. O chileno Valdivia, titular no ultimo sábado contra a Ponte Preta, está recuperado de um problema muscular na coxa direita e apesar de ter treinado apenas entre os suplentes, está confirmado na lista. As ausências ficam por conta do volante Marcos Assunção e o zagueiro Thiago Heleno. Ambos não participaram do ultimo treinamento coletivo e ficaram fazendo apenas fortalecimento muscular. Outro desfalque é o atacante Hernán Barcos, que foi convocado pela seleção argentina para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

São Paulo O zagueiro Edson Silva pode ter uma nova chance neste próximo sábado, diante do Palmeiras, no Morumbi, pela 28ª rodada do Brasileiro. Com a suspensão automática de Rhodolfo, que foi expulso diante do Coritiba, no empate por 1 a 1, o beque surge como opção. Paulo Miranda, que está improvisado na direita, tem agradado ao treinador e deve permanecer. Segundo as palavras do zagueiro Edson Silva: O Paulo vem fazendo um grande trabalho na lateral e está de parabéns. Ele tem essa virtude de jogar em duas posições. Sem o Rhodolfo, espero jogar, mas isso depende do treinador. Temos a semana para treinar e, se eu for o escolhido, espero corresponder. Com a semana livre para treinos até a próxima partida, o técnico Ney Franco deve testar as opções para a posição. Vislumbrando a oportunidade, Edson Silva espera ser titular pela primeira vez em um clássico. Após a longa viagem na semana passada ao Equador, aliada ao percurso até Curitiba, o elenco do São Paulo foi liberado das atividades desta ultima segunda-feira e só se reapresentará na tarde desta terça-feira.

Santos Não teve conversa. O pedido do Santos para a CBF adiar dos jogos contra o Vasco e Atlético-MG, pelo Brasileirão, nos dias 14 e 17 de outubro, foi recusado. A solicitação foi realizada pelo clube para evitar a ausência do craque Neymar, que estará à serviço da Seleção Brasileira para os amistosos contra Iraque e Japão, nos dias 11 e 16 de outubro. Com o veto, o Peixe tem a confirmação de que não poderá contar com a sua principal estrela nos próximos quatro jogos. Após expulsão contra o Grêmio, ele cumprirá suspensão automática contra o Internacional, no próximo sábado. As outras ausências serão nos duelos contra Vasco e Atlético, além da partida contra o Botafogo, no Engenhão, dia 10, ele se apresenta à Seleção no dia 07 e por isso, também será desfalque. Desta forma, a tendência é que o camisa 11 volte ao time contra a Ponte Preta, dia 20, no Moisés Lucarelli. Por conta de convocações para a equipe canarinha, ele foi desfalque em 13 partidas.

Cruzeiro O Cruzeiro inicia a sua preparação para o jogo contra o Grêmio, no próximo sábado, no Estádio Olímpico. Em um novo duelo com um time gaúcho, o técnico Celso Roth contará com os retornos dos volantes Lucas Silva e Tinga, que cumpriram suspensão diante do Internacional, nesse ultimo sábado. Tinga recebeu o terceiro cartão amarelo diante do São Paulo, na 26ª rodada do Brasileirão. O jovem Lucas Silva, por outro lado, foi punido com um vermelho, após cometer infração na segunda etapa da partida com o Tricolor Paulista. Para o jogo com os comandados de Vanderlei Luxemburgo, a Raposa não terá nenhum desfalque por suspensão. Na primeira atividade da semana, o técnico Celso Roth não terá apenas um jogador. Convocado para o Superclássico das Américas, o camisa 10 Montillo viajou para a Argentina, onde enfrentará a sua seleção na próxima quarta-feira. Com isso, ele se ausenta dos trabalhos na Toca da Raposa 2. Alex Silva, Fabinho, Sandro Silva, Wallyson e Willian Magrão seguem no departamento médico do clube.

Atlético Mineiro Para o próximo jogo do Galo, contra o Figueirense no próximo sábado, o time alvinegro possui mais uma rodada de problemas para montar a equipe titular. O zagueiro Leonardo Silva foi expulso e está suspenso. O volante Pierre levou o terceiro cartão amarelo, mas saiu de campo com dores na coxa e poderá ficar um período grande fora do time, se a lesão for grave. Outro volante, Leandro Donizete também está fora por problemas musculares. A única boa notícia para o técnico Cuca será o retorno do zagueiro Réver. Ele deverá formar dupla de zaga com Rafael Marques, que fará seu segundo jogo seguido. Atlético-MG e Figueirense se enfrentam no Independência no dia 6 de outubro, no sábado do próximo final de semana.

Paraná O empate por 1 a 1 do Paraná com o Grêmio Barueri, último colocado da Série B do Brasileirão, em pleno Durival de Britto, foi o ponto final para Ricardinho. Em coletiva após o novo tropeço dos paranistas em casa, o treinador anunciou aos jornalistas que estava pedindo demissão após oito meses no cargo. Segundo as palavras do ex treinador do Paraná: Quando cheguei, saberia que iria ser um ano difícil, como está sendo. Tínhamos algumas prioridades, como claras necessidades da equipe e não fomos atendidos. Pelo bem do Paraná, eu saio para que outra pessoa assuma. O pedido de demissão de Ricardinho tornou os ânimos da torcida do Paraná ainda mais exaltados. A torcida, que protestara durante a partida, invadiram a sala de imprensa e discutiram com o gerente de futebol, Alex Brasil. Ricardinho deixa o cargo com 56% de aproveitamento em 50 jogos, pela Série B do Estadual, pela Copa do Brasil e pela Série B do Brasileiro. Ao todo, foram 24 vitórias, 12 empates e 14 derrotas. A equipe venceu a Segunda Divisão do Paranaense.

Atlético Paraense O técnico Ricardo Drubscky qualificou a derrota para o Bragantino, por 2 a 1, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no ultimo sábado, em Bragança Paulista, como 'dolorosa'. Segundo o treinador, o fato da equipe não conseguir três pontos no Nabi Abi Chedid aconteceu injustamente, principalmente pelo primeiro gol da equipe paulista, marcado por Carlinhos. Segundo as palavras do comandante atleticano: Foi um gol muito duvidoso, a bola não entrou completamente. Essas coisas atrapalham a trajetória. Drubscky procurou isentar o zagueiro Manoel, que falhou diante do atacante Caion e permitiu o gol de desempate do Bragantino. Ainda nas palavras do treinador do Furacão: O Manoel salva a gente tantas vezes que não podemos creditar tudo a ele. Todo mundo está suscetível a erro. O treinador da equipe paranaense afirmou que, nas próximas 11 rodadas, procurará fazer a equipe trabalhar mais e corrigir seus erros.