Últimas do Futebol Brasileiro - 11 de junho

Por Mano Thiago

Flamengo Mano Menezes se reuniu com o vice-presidente de futebol do Flamengo, Wallim Vasconcellos, o vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, e o vice de finanças, Rodrigo Tostes. Na conversa inicial, Mano mostrou simpatia pelo projeto apresentado para que ele assuma o cargo de treinador no clube, mas ressaltou a necessidade de garantias de reforços para conseguir um bom trabalho. Segundo as palavras do ex-treinador da Seleção Brasileira: Existe uma simpatia inicial pelo projeto. O que vai acontecer nos próximos dias depende da possibilidade de fazer um bom trabalho. Porque técnico não é um sujeito milagroso. Mesmo num projeto mais longo, você tem que estar preparado para produzir resultado. Porque não existe projeto longo que sobreviva sem resultado. O Flamengo propôs na primeira reunião pagar a Mano Menezes um salário pouco maior ao que Jorginho recebia mais premiações por conquistas pelo clube. Questionado se o salário seria um entrave para aceitar dirigir o Flamengo, Mano Menezes garantiu que isso não impediria o acordo.

Fluminense O elenco do Fluminense se reapresentou nas Laranjeiras, após uma vitória impressionante de virada sobre o Goiás, por 2 a 1. E os reservas e não-relacionados fizeram apenas um trabalho físico leve no gramado. Dos titulares no jogo do último domingo, apenas Biro Biro foi a campo, já que saiu ainda no intervalo, Denilson autor do gol da vitória estava muito sorridente na última atividade. O único trabalho com bola foi a tradicional roda de bobo que foi bem descontraída, no treino físico o destaque ficou para o lateral-esquerdo Monzón que mostrou estar com ótimo condicionamento e sempre esteve na frente dos demais durante as voltas no gramado. A boa notícia foi o retorno do atacante Samuel, liberado das atividades no ultimo fim de semana por conta da morte do pai, o atacante participou normalmente das atividades físicas entre reservas e não relacionados e passa a ser mais uma opção para o técnico Abel Braga para o jogo da próxima quarta-feira contra a Portuguesa.

Botafogo Com duas participações no Brasileirão 2013, uma delas no jogo do último sábado contra a Ponte Preta, Lucas Zen continua o seu trabalho em busca de mais espaço no Botafogo, desde a recuperação da cirurgia no joelho realizada em agosto do ano passado. Segundo as palavras do volante do Bota: Essa situação que estou passando é normal. Temos sempre que respeitar os companheiros que estão jogando, as decisões do Oswaldo, da comissão técnica. O volante voltou a treinar com bola em fevereiro, seu retorno aos jogos aconteceu na estreia do Botafogo na Taça Rio na goleada de 4 a 0 sobre o Quissamã em 14 de março, na ocasião ele substituiu o volante Marcelo Mattos aos 38 minutos do segundo tempo. Desde o retorno em duas ocasiões pôde ser titular, contra o Volta Redonda também no segundo turno do Estadual e contra o CRB (AL) pela Copa do Brasil, em ambas as oportunidades o Botafogo atuou com o time reserva.

Vasco O Ceará recebeu o montante de dinheiro referente à liberação do zagueiro Rafael Vaz e, desta forma, Rafael Vaz passa a ser reforço do Vasco, o depósito foi confirmado por Robinson de Castro vice de futebol do clube cearense. A negociação já era dada como certa, mas na sexta-feira passada a diretoria do Ceará ficou insatisfeita com a demora para o depósito e ameaçou desfazer o acordo, agendando uma passagem de volta para o zagueiro caso o dinheiro não fosse pago. Rafael Vaz está no Rio desde a semana passada aguardando somente por um desfecho para ser apresentado, ele já fez todos os exames médicos na Colina e vinha realizando atividades físicas em uma academia. Com a chegada de Vaz, o Vasco passa a contar com cinco zagueiros, os titulares Renato Silva e Luan, Jomar e Rodolfo, mas este último está lesionado e voltará ao time somente em dois ou três meses.

Corinthians O atacante Alexandre Pato chegou a dez partidas sem marcar gols pelo Corinthians, diante da Lusa, no último sábado, e agora terá de esperar até 3 de julho, quando o Timão enfrenta o São Paulo, pela Recopa Sul-Americana, para ter uma nova chance de quebrar o jejum. Como já fez com Liedson em 2012, o técnico prefere não condenar o jogador pela ausência de gols, mais do que isso diz que não há pressa para que a fase melhore. Segundo as palavras do treinador do Timão: Daqui a pouco, vai sobrar uma bola e o Pato vai guardar na rede. Ele é um jogador terminal, e isso acabará acontecendo. É um avante de beirada, com muita presença de área. Não adianta vir buscar demais o jogo, pois o seu forte é o poder de finalização. Se chegar uma bola é caixa. Em sua avaliação o jogador ainda está em fase de adaptação no Timão, há cinco meses no clube ainda tenta se encaixar no estilo de jogo que dos companheiros. Ainda segundo as palavras do técnico: O Pato é um jogador técnico e está aprendendo a ter a cara do Corinthians. Foi assim com Emerson, Romarinho, Douglas e Guerrero. Lutar ao máximo é uma condição básica para jogar aqui.

Palmeiras No último jogo antes da pausa para a Copa das Confederações, o objetivo do Palmeiras é permanecer no G4 da Série B. Nesta terça-feira, no Estádio Barretão, os comandados de Gilson Kleina desafiam o América-RN, que ainda não venceu na competição. O Verdão entra na sexta rodada ocupando a quarta colocação com nove pontos, no último jogo foi bastante prejudicado pela arbitragem e perdeu por 1 a 0 para o Sport, os reflexos da má atuação do árbitro ainda são sentidos, o volante Márcio Araújo expulso por reclamação e o atacante Leandro que recebeu o terceiro amarelo não jogam. O zagueiro André Luis deve ocupar a vaga de Araújo com Henrique sendo adiantado para jogar de volante, na frente a disputa fica entre Ronny, Serginho e Ananias. Já o América-RN vem de um frustrante empate por 2 a 2 com o Guaratinguetá no qual vencia até os 46 minutos do segundo tempo, a equipe de Roberto Fernandes amarga a penúltima colocação com apenas três pontos.

São Paulo O atacante Aloísio treinou entre os titulares no último treinamento no CT da Barra Funda e deve ser a novidade para o confronto diante do Grêmio, na próxima quarta-feira, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, o meia Maicon retorna para o time reserva. O técnico Ney Franco comandou um treino tático já projetando o time que enfrentará o Tricolor gaúcho, com Aloísio o comandante são-paulino escalou a equipe no 4-2-3-1, o meia Maicon titular no último jogo diante do Goiás perdeu a posição para o atacante, o treinador comandou a primeira parte das atividades enquanto o restante foi coordenado pelo auxiliar-técnico Éder Bastos. O volante Denilson que cumpriu suspensão na última rodada por conta da expulsão diante do Atlético-MG, retorna ao time titular, com isso o São Paulo deve ir a campo com no gol Rogério Ceni, na defesa Douglas, Lúcio, Paulo Miranda e Juan, no meio de campo Denilson, Rodrigo Caio e Ganso, no ataque Aloísio, Osvaldo e Luis Fabiano.

Santos O atacante Miralles está de saída do Santos. Insatisfeito com a falta de oportunidades na equipe, o jogador manifestou seu desejo de deixar a Vila Belmiro e teve seu pedido aceito. Nos últimos dias, o argentino busca clubes interessados em sua contratação. Ele não aparece no CT Rei Pelé na reapresentação do Peixe após a derrota para o Criciúma no Heriberto Hulse pela quarta rodada do Brasileirão, na ultima atividade no CT ele também foi desfalque. A expectativa do Santos é que o argentino encontre um clube disposto a contratá-lo em definitivo, na Vila Belmiro desde julho de 2012 vindo de troca com o meia Elano que se transferiu para o Grêmio, Miralles tem contrato até dezembro de 2014. Nos primeiros jogos em 2013 o jogador teve bons desempenhos e foi um dos destaques da equipe, no entanto após seguidas lesões musculares ele caiu de rendimento e perdeu espaço no time titular, neste ano marcou seis gols em 16 jogos.