Últimas do Futebol Brasileiro - 10 de outubro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O Flamengo voltou a ficar estacionado na tabela do Brasileirão e a derrota para o Corinthians, nesta ultima quarta-feira, não expôs apenas o momento ruim do time na competição, agora são três partidas seguidas sem vencer. Autor do segundo gol rubro-negro, o atacante Liedson criticou a falta de organização do clube que completou, ontem, 15 dias sem pagar os salários referentes a setembro. Nas palavras do atacante do Fla: Estão acontecendo essas coisas, mas temos de trabalhar. Uma hora vamos ter de receber. Eu dependo do salário que está atrasado igual aos dos companheiros. O Flamengo tem de melhorar fora de campo também. Não bastasse essa situação, o Levezinho perdeu espaço entre os titulares e não gostou de ter sido sacado pelo técnico Dorival Júnior. O atacante não entendeu o motivo de ter sido barrado pelo treinador nos dois treinos que antecederam o confronto com o Corinthians.

Fluminense Foi ao melhor estilo do Fluminense. Pressão, grande atuação do goleiro Diego Cavalieri e uma eficiência incrível para finalizar as jogadas de ataque. Com todos esses ingredientes, a equipe venceu o Bahia por 2 a 0, na noite desta ultima quarta-feira, em Pituaçu, pela 29ª rodada do Campeoanto Brasileiro, e ainda ouviu gritos da sua torcida de 'é campeão'. Bruno e Rafael Sobis fizeram os gols da partida. Com o resultado, o Flu se manteve na liderança do Brasileirão, alcançou os 65 pontos ganhos e se tornou o time de melhor campanha na História dos pontos corridos. O Bahia, por sua vez, está em 15º lugar na tabela de classificação, com 35 pontos conquistados, mas sua posição ainda pode mudar conforme forem os resultados dos adversários. Na próxima rodada, o Tricolor carioca enfrenta a Ponte Preta, no próximo domingo, em São Januário. Os baianos jogam no mesmo dia, quando visitam o Coritiba, no Couto Pereira.

Botafogo Após seis jogos sem vencer e com poucas chances de ir à Libertadores, o Botafogo afundou de vez em uma crise após a derrota de 2 a 0 para o Santos. Além dos resultados negativos, o Glorioso não marca gols há três partidas. Entretanto, vem pecando sempre no momento decisivo. Não era de se espantar que em um momento como esse, o treinador da equipe abandonasse o barco e pedisse demissão. Porém, no caso de Oswaldo de Oliveira, isso não irá acontecer. O treinador deixa claro que já venceu muito mais do que perdeu no Glorioso. Nas palavras do treinador do Fogão: Eu não vou pedir demissão. Não passa pela minha cabeça nem ser demitido. Perder e ganhar jogos é do futebol, é a rotina na minha vida. Pra ser sincero, eu ganho muito mais do que perco. Às vezes se perde em sequência, assim como se ganha em sequência. Não podemos nos iludir por isso. Por fim, Oswaldo também lembrou os títulos que ganhou na carreira, com o intuito de deixar claro o seu potencial como treinador.

Vasco O resultado de 2 a 0 para o São Paulo reduziu a vantagem do Vasco para o time paulista para apenas um ponto. Agora, a equipe paulista possui 49 pontos. Após sair de campo derrotado, em casa, Juninho confessou que a briga é difícil e lembrou da diferença de pontos perdida. O meia afirmou que, como consequência, o Tricolor Paulista seguirá mais confiante para o restante do campeonato, mas ressaltou que a classificação pelo campeonato brasileiro ainda depende só do Vasco. As oscilações do campeonato também foram citadas pelo Reizinho. O ídolo da torcida contou que o time já sofreu com as dificuldades encontradas ao longo do caminho, no entanto, elogiou os resultados positivos já conquistados pela equipe. Ele enalteceu a estrutura dos rivais e criticou a do Vasco. Para completar, o meia disse que os jogadores esperam uma organização melhor, mas frisou que a equipe vai lutar até o fim pela classificação para a Libertadores. Nas palavras do meia do Vascão: Desde o início da temporada estamos com dificuldades e sofrimento, mas o time vem conseguindo resultados heróicos. No São Paulo nunca falta nada, tem profissionalismo e no Vasco nunca sabem como vão resolver as coisas. Estamos esperando uma organização melhor e vamos brigar até o fim.

Corinthians Se a partida entre Corinthians e Flamengo desta ultima quarta-feira não valia nada de mais "grandioso" no Brasileirão, por outro lado tinha um longo tabu em jogo. E ele foi mantido. Com a vitória por 3 a 2, o Timão segue sem perder para o rival carioca no Pacaembu. A seca rubro-negra já dura quase 12 anos. Renato Santos, estreante da noite, até deixou o seu, mas Edenilson empatou e Paulo André virou para os donos da casa. A vitória deixa os paulistas a três pontos do objetivo traçado na competição, os 45 pontos. Agora o time comandando por Tite soma 42. Com o revés, o Fla cai duas posições, fica em 14º lugar e segue perto da zona de rebaixamento. A última vez que os cariocas aprontaram para cima dos paulistas no estádio foi no dia 16 de novembro de 2000, triunfo por 4 a 1, também pelo Brasileirão. No próximo sábado o Timão voltará a campo contra a Portuguesa, no Canindé. Já o Mengão receberá o Cruzeiro no Engenhão, também no próximo sábado.

Palmeiras A partida entre Palmeiras e Coritiba em Araraquara é decisiva na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e marca o início de uma nova casa para os paulistas na competição. Este será o primeiro dos quatro jogos que o time do técnico Gilson Kleina terá de cumprir longe da capital por causa do gancho imposto pelo Superior Tribunal de Justiça. O Palmeiras só volta a atuar em São Paulo pelo Brasileiro no dia 25 de novembro, contra o Atlético-GO, no Pacaembu. Na 18ª colocação e a seis pontos do Coxa, o primeiro fora da zona da degola, o Palmeiras pode respirar caso conquiste a vitória, ou será mais um passo rumo a Serie B se perder. Real substituíra Valdivia, com lesão no joelho esquerdo. O chileno só volta em 2013. Além dele, Artur está suspenso e Juninho machucado também são desfalques. Correa será improvisado na lateral direita, e Leandro reestreará do lado oposto. Outras novidades são as presenças de João Denoni no meio de campo no lugar de Márcio Araújo, e o ataque com três jogadores, Maikon Leite, Luan e Obina, que substitui Barcos, na seleção argentina. Marcos Assunção é dúvida e, caso tenha condições de jogo, deve entrar na vaga de algum dos homens de frente.

São Paulo Na corrida pelo G4, o Vasco, na dianteira, começa a perder o fôlego, enquanto o São Paulo busca um gás final. Com a vitória fora de casa, o Tricolor fica apenas um ponto atrás do rival, e com um caminho mais fácil pela frente. Já o Cruz-Maltino tem obstáculos mais complicados, como Santos e Botafogo, por exemplo. Nesta ultima quarta-feira, o São Paulo, mesmo fora de casa, venceu por 2 a 0, mostrando superioridade. No primeiro tempo, levou a melhor quem encontrou mais espaços. E também quem tinha no gol Rogério Ceni. O goleiro tricolor fez excelentes defesas e foi o melhor em campo. Com um chute de canhota, Luis Fabiano abriu o marcador. Com o 1 a 0 no placar, o time facilmente encaixou contra-ataques. Teve chances para ampliar o marcador. Na volta do intervalo, Osvaldo continuou tendo facilidades pelos lados e, após dar dois dribles no próprio, marcou um golaço. Até o fim da partida o São Paulo dominou o jogo e não levou muitos sustos do time vascaíno.

Santos Em uma noite de dois tempos completamente diferentes, o Santos bateu o Botafogo no Engenhão por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa dominou completamente o primeiro tempo e colocou nada menos que três bolas na trave. Na segunda etapa, porém, o Peixe jogou no contra-ataque e chegou ao triunfo com gols de André e Miralles. O Botafogo chegou ao sexto jogo sem vencer e o técnico Oswaldo de Oliveira está mais pressionado do que nunca no cargo. O treinador foi o alvo predileto dos xingamentos da torcida do Glorioso, que gritou palavras de ordem como "fora, Oswaldo" e "time sem vergonha". O Santos, que interrompeu uma série de três jogos sem vitória, chegou a 38 pontos, na 10ª posição. A equipe encara o Vasco no próximo domingo, na Vila Belmiro. Já o Botafogo segue com 40 pontos, provisoriamente na 8ª posição. O próximo desafio é contra o Grêmio, também no domingo.

Cruzeiro A espera foi longa, mas o torcedor do Cruzeiro finalmente viu a Raposa voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. Depois de 38 dias do seu último triunfo na competição, a Raposa superou a Portuguesa, por 2 a 0, na noite desta ultima quarta-feira, no Estádio Prefeito Dilzon Luiz de Melo, em duelo válido pela 29ª rodada da competição. Foi o fim de um jejum de sete rodadas sem vitórias. O Cruzeiro agora soma 39 pontos conquistados e ocupa a oitava posição na tabela de classificação. Já a Portuguesa, que vinha de três jogos sem derrotas, segue com 36 pontos e em 11º lugar na tabela. A vitória desta ultima quarta foi a 17ª do Cruzeiro diante da Portuguesa em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. A Lusa segue com apenas cinco triunfos e ainda aconteceram 11 empates. A Raposa voltará a atuar pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado, quando visitará o Flamengo, no Engenhão. Já a Portuguesa receberá o Corinthians, no mesmo dia, no Canindé.

Atlético Mineiro Sem dificuldades, o Internacional recebeu o Atlético-MG, vice-líder do Brasileirão, e goleou. O time gaúcho fez 3 a 0, ajudou o arquirrival Grêmio, que pode assumir a segunda colocação, e voltou a se aproximar do G-4 da competição. O Galo se complica na busca pela liderança e ainda pode cair uma posição no fechamento da rodada. O Colorado chega aos 45 pontos conquistados. Com a derrota do Vasco da Gama para o São Paulo, a equipe fica a cinco pontos do G-4, aumentando as chances de figurar na principal competição continental no ano que vem. O Atlético-MG se vê duplamente prejudicado na rodada, o Fluminense venceu seu compromisso e abriu nove pontos de frente e o Grêmio, caso vença o Sport nesta quinta-feira, ultrapassa o time mineiro. Na próxima rodada, o Inter vai até Goiânia, onde visita o Atlético-GO, no próximo sábado. Já o Galo volta a Belo Horizonte, onde recebe o Sport, na Arena Independência, no domingo que vem.

Coritiba Visando o duelo contra o Palmeiras em Araraquara, Cleiton e Luccas Claro formarão a dupla de zaga, uma vez que Demerson e Escudero estão suspensos. Cleiton volta depois de ficar parado por 15 meses por causa de lesão. O lateral-direito Victor Ferraz seguirá no time principal no lugar do lesionado Ayrton, também no departamento médico e possível reforço do Palmeiras para 2013. Do lado esquerdo, Dênis Neves agarrou a oportunidade contra a Ponte Preta, se destacou e seguirá como titular. Outro importante retorno é o de Everton Ribeiro, que cumpriu suspensão contra a Ponte Preta e volta para o lugar de Robinho, que fica como opção no banco de reservas. Com 55% de aproveitamento desde que assumiu o Coritiba, com três vitórias, um empate e duas derrotas, o treinador Marquinhos Santos terá de superar o mau desempenho fora de casa da equipe que tem apenas dois triunfos em 14 confrontos.

Atlético Paranaense O meia e camisa 10 Paulo Baier está fora do próximo jogo contra o ABC. O jogador de 37 anos treinou em separado na ultima atividade, no CT do Caju. Ele só corre em volta do campo, enquanto o grupo rubro-negro disputa um coletivo, no último treinamento antes da viagem para Natal. Além de Baier, o treinador Ricardo Drubscky não tem o volante João Paulo, suspenso, e o lateral-direito Maranhão, em fase final de recuperação de lesão na coxa. O volante Derley ganha a vaga no meio-campo, Henrique assume a camisa 2. O jogo do Furacão contra o ABC está marcado para esta próxima sexta-feira, no Estádio Frasqueirão, pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.