Últimas do Futebol Brasileiro - 11 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Após a derrota para o Coritiba, no último sábado, os jogadores do Flamengo se reapresentaram no CT Ninho do Urubu. O atacante Adriano cumpriu o horário previsto para as atividades no local e está treinando com os demais jogadores rubro-negros. Na primeira parte da atividade, o técnico Dorival Júnior promoveu no campo um do CT um treino coletivo com os jogadores considerados titulares e os reservas. Durante a atividade, Dorival Júnior promoveu alguns testes. O jovem meia Mattheus, há algumas rodadas fora dotime por opção técnica, voltou e está no lugar do Luiz Antonio. Perto do fim da atividade, Vagner Love foi sacado e ficou a beira do gramado assistindo a atividade. Adryan entrou em seu lugar. Já Adriano participou de um coletivo tático no campo dois do CT, junto com os jogadores que não foram relacionados na última partida. Na atividade, o atacante mostrou vontade, correu e brincou com os demais companheiros. O próximo compromisso do Fla no Campeonato Brasileiro é na próxima quarta-feira, contra o Santos na Vila Belmiro.

Fluminense O departamento médico do Fluminense está finalmente vazio. O zagueiro Anderson, o meia Deco e o atacante Marcos Júnior foram liberados para iniciar a etapa de preparação física. Os três trabalharam à beira do gramado, sob as orientações do preparador físico do clube, Cristiano Nunes. Todos eles se recuperaram de estiramentos musculares. A expectativa é que eles estejam à disposição do técnico Abel Braga para a partida contra o Atlético-GO, no próximo sábado. A última partida de Deco e Marcos Júnior pelo Fluminense foi contra o Coritiba, ainda pelo primeiro turno. Já a de Anderson foi ainda antes, contra o Grêmio, no Olímpico. Enquanto eles se exercitavam de um lado do campo, o zagueiro Leandro Euzébio corria do outro. Por conta do cartão vermelho recebido na vitória sobre o Internacional, ele não poderá enfrentar a Portuguesa, nesta próxima quarta-feira.

Botafogo Afastado dos gramados desde 22 de agosto, o zagueiro Antônio Carlos treinou normalmente com o grupo e parece estar próximo de voltar ao time. Apesar disso, o departamento médico ainda não garante se ele poderá enfrentar o Internacional, nesta próxima quinta, no Engenhão. Após ficar alguns dias realizando apenas trabalhos de fisioterapia e gelo por causa de uma lesão na coxa direita, o jogador já vinha treinando com o grupo desde a última semana, mas somente em atividade de recondicionamento. Ao contrário de Antônio Carlos, o apoiador Vitor Júnior e o atacante Rafael Marques seguem fazendo apenas trabalhos físicos e ainda não voltaram a treinar com o grupo. Outro integrante do departamento médico, o volante Renato está desde a semana passada fazendo atividades internas. Já o lateral-direito Lucas, que saiu com dores da partida contra o Náutico, no último domingo, ficou no departamento médico. Ele será reavaliado para saber se pode enfrentar os gaúchos na quinta que vem. Atualmente, o Botafogo está na quinta posição do Campeonato Brasileiro, com 37 pontos.

Vasco Cristovão Borges não é mais técnico do Vasco. O treinador pediu demissão e não faz mais parte do clube. O auxiliar-técnico Gaúcho assumirá a equipe de forma interina. A saída do treinador foi anunciada pelo presidente Roberto Dinamite, em entrevista coletiva em São Januário. Ainda de acordo com Dinamite, a diretoria gostaria que Cristovão permanecesse no comando do elenco cruz-maltino. Segundo as palavras do presidente: Eu conversei com o Cristovão agora após o treino e o posicionamento da direção do clube era a permanência dele por entender que o trabalho que estava sendo feito naquilo que poderia acontecer mais à frente. É uma decisão também do treinador. Respeitamos isso e mostra a grandeza do profissional, que poderia continuar aqui. O treinador assumiu o comando do time de São Januário após o acidente vascular cerebral de Ricardo Gomes. Com ele no comando, a equipe chegou às semifinal da Copa Sul-Americana e ficou com a segunda colocação do Campeonato Brasileiro de 2011.

Corinthians O elenco do Corinthians se reapresentou no CT Joaquim Grava após a vitória por 3 a 1 em cima do Grêmio, no último sábado, no Pacaembu. A grande novidade foi a presença da dupla Sheik e Jorge Henrique em campo. Os titulares que enfrentaram a equipe gaúcha fizeram apenas um leve treino físico na academia. Sem sentir dores no músculo adutor da coxa direita, Sheik iniciou o treinamento ao lado do fisioterapeuta. Depois, participou do trabalho técnico em campo reduzido comandado por Tite. Quem também participou normalmente da atividade foi Jorge Henrique, que está recuperado de uma ruptura parcial no tendão do músculo adutor da coxa direita. A dupla de ataque não deve voltar ao time diante da Ponte Preta, na próxima quarta-feira, no Pacaembu. A expectativa é de que ambos estejam à disposição da comissão técnica apenas para o clássico contra o Pameiras, domingo que vem, também no Pacaembu. Douglas e Chicão, que cumpriram suspensão contra o Grêmio, treinaram ao lado de Sheik e Jorge Henrique, e reforçam o time diante da Macaca. Anderson Polga, que aguarda para fazer a estreia, também participou do treino.

Palmeiras Uma semana foi o tempo suficiente para o Palmeiras sentir a falta de Barcos. O atacante se apresentou à seleção argentina pela primeira vez na última semana, porém, ficou apenas como opção no banco de reservas no duelo contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Desta forma, a diretoria do Palmeiras já trabalha para tê-lo no jogo contra o Vasco, na próxima quarta-feira, em São Januário. A tentativa de antecipar a volta do Pirata foi revelada pelo gerente de futebol César Sampaio durante entrevista coletiva na Academia de Futebol. Em agosto, o vice-presidente Roberto Frizzo disse que não acreditava em ter o argentino antes das duas partidas das Eliminatórias. Com a convocação do atacante Barcos desfalcou o Palmeiras em duas rodadas do Campeonato Brasileiro, Sport na vitória por 3 a 1 e Atlético-MG na derrota por 3 a 0. O camisa 9 é o artilheiro da equipe na temporada com 21 gols.

São Paulo Expulso contra o Santos no clássico do último domingo, o volante Denilson tem dado "dor de cabeça" ao São Paulo com o repertório excessivo de faltas e cartões que vem mostrando ao longo do Campeonato Brasileiro. Com o cartão vermelho levado diante do Peixe, o camisa 15 do Tricolor já soma sua terceira suspensão na competição. Ausente diante do Atlético-MG no primeiro turno, o jogador volta a desfalcar o Tricolor ante o Galo na próxima quarta-feira. Neste período, o volante esteve fora também do duelo contra o Vasco. Ainda, de acordo com o FOOTSTATS, o são-paulino lidera o torneio em número de faltas cometidas com 67 paralisações e no número de cartões amarelos, este ao lado do atleticano Pierre e do gremista Kleber, com 10 advertências. Apesar do alto índice de infrações e cartões, Denilson já é o quarto jogador que mais desarma no Brasileiro, atrás apenas de Márcio Azevedo do Botafogo, Léo Silva da Portuguesa e Adriano do Santos. Além do bom índice de roubadas de bola, o volante também é o jogador que mais acertou passes no Brasileirão, com 1123 acertos.

Santos Com o Brasileirão "perdido", o técnico Muricy Ramalho diz que o Santos já deve se planejar pensando na próxima temporada. Mesmo estando a 12 pontos do G4 faltando 15 rodadas para serem disputadas, o comandante alvinegro já "jogou a tolha" no campeonato. Segundo as palavras do treinador santista: Temos esse problema, contusões, desfalques... Do time que jogou a Libertadores, tinha dois ou três em campo contra o São Paulo. Perdemos o time, era coisa prevista, e aí oscila muito. Completo o Santos é um bom time, mas sem todo mundo é desentrosado e vive de esquema. Time que só vive de esquema é difícil, quem faz a diferença é o atleta. A gente tava sabendo, mudou demais. Tem que se preparar para o ano que vem. Muricy tem tido muitos problemas com desfalques nos últimos jogos. No San-São, ele não pôde contar com 11 jogadores, inclusive suas principais estrelas, Neymar, Ganso e Arouca. Na 15ª colocação, o Santos volta a treinar já se preparando para o jogo contra o Flamengo, na próxima quarta, na Vila Belmiro

Cruzeiro Na derrota do Cruzeiro para o Sport, neste ultimo domingo, em Recife, o lateral-esquerdo Diego Renan completou a marca de 150 partidas com a camisa celeste. Agora, o jovem é o terceiro do atual elenco com mais jogos, perdendo apenas para Fábio e Wellington Paulista. Com a confirmada ausência do lateral-direito Ceará pelo sexto jogo seguido, Diego Renan tem chances reais de seguir no time na partida desta próxima quarta-feira, quando o Cruzeiro visita o Figueirense. Segundo as palavras do lateral: Meu pensamento é de retomar a titularidade e poder ajudar o Cruzeiro a entrar no G4. Já passei por bons e maus momentos no clube. Com esta experiência, apesar da pouca idade, acredito que posso ajudar em campo. Vou me esforçar ao máximo nos treinamentos e aguardar mais uma oportunidade. A última vez que Diego Renan atuara foi há três rodadas, quando substituiu Everton diante do Atlético-GO, em jogo da 20ª rodada. Já a última vez que foi titular foi contra o Coritiba, na 18ª rodada.

Atlético Mineiro O técnico Mano Menezes irá anunciar os convocados para o primeiro jogo contra a Argentina, na disputa do Superclássico das Américas, no dia 19 de setembro. Entre os cotados para vestir a camisa amarela está o meia-atacante Bernard, do Atlético-MG. O grande destaque do vice-líder do Brasileirão, ao lado de Ronaldinho Gaúcho, acaba de fazer um grande jogo contra o Palmeiras e comentou sobre a expectativa de ser chamado para a Seleção. Vale lembrar que para esse jogo diante dos Hermanos, o técnico do Brasil só pode chamar atletas que atuem na América do Sul, por isso, além de Bernard, Ronaldinho Gaúcho e Réver que estará no amistoso desta segunda em Pernambuco outros atleticanos poderão ser chamados, como é o caso do goleiro Victor e do lateral Marcos Rocha.

Coritiba Após ser um dos principais jogadores na vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, sábado passado, o meia Rafinha, do Coritiba, está fora do jogo contra o Atlético-GO, nesta próxima quarta-feira, no Serra Dourada, pela 24ª rodada do Brasileirão. O meia está com uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda e é apenas um dos desfalques do Coxa para essa partida. Lincoln, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Rubro-Negro Carioca, e o zagueiro Bonfim, que lesionou o joelho esquerdo, também estão fora. Apesar de o técnico Marquinhos Santos não ter confirmado seus substitutos, especula-se que Ruidíaz assuma a vaga de Rafinha. Na zaga, Escudero deve ser o companheiro de Demerson. O argentino cumpriu suspensão contra o Fla por expulsão contra a Portuguesa e pode retornar à zaga. Para a vaga de Lincoln, é provável que Robinho volte. Titular com Marcelo Oliveira, o camisa 8 foi preterido pelo experiente jogador, que marcou o gol que abriu a goleada contra o Fla.

Atlético – PR Como um verdadeiro furacão, o Atlético-PR passeou e fez 6 a 0 em cima do Grêmio Barueri, nesta ultima sexta-feira, em plena Arena Barueri, pela 23ª rodada da Série B do Brasileirão. Com a goleada, o time Rubro-Negro chegou a 40 pontos conquistados e entrou pela primeira vez no G4 da Série B, indo para a terceira posição. Já o Barueri segue na lanterna, com apenas 13 pontos ganhos, a 12 pontos do primeiro time fora da zona do rebaixamento. Na 24ª rodada, o Atlético-PR recebe o CRB, nesta terça-feira. Já o Grêmio Barueri, no mesmo dia, pega o Guarani, fora de casa.