Últimas do Futebol Brasileiro - 12 de agosto

Por Mano Thiago

Flamengo Novamente um dos melhores do Flamengo em campo, o volante Elias vem se acostumando ao fato de ser o jogador mais regular do time do treinador Mano Menezes, a vitória de virada por 3 a 2 sobre o Fluminense no ultimo domingo no Maracanã, teve início com o gol do camisa 8. Feliz pela boa fase individual, o jogador garante que quer se tornar um ídolo no clube da Gávea, segundo as palavras do volante: Meu objetivo aqui sempre foi me tornar ídolo. Vou ganhando esse status de ídolo pouco a pouco, mas isso só se solidifica quando conquistamos títulos. Estamos em busca disso. Com o triunfo no clássico, o Flamengo chegou à 11ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro com 17 pontos conquistados, na próxima rodada o Rubro-Negro enfrenta o Goiás na próxima quarta-feira no Serra Dourada.

Fluminense O treinador Vanderlei Luxemburgo assumiu o Fluminense na 10ª rodada e mesmo com pouco tempo no clube, já identificou algumas mudanças que devem ser feitas para o time voltar a ser aquele que foi campeão brasileiro no ano passado, para o experiente comandante a principal delas está no lado psicológico da equipe. Segundo as palavras do técnico do Flu: Acho que temos que mudar de atitude. Não é parte técnica, ou tática. O Fluminense, para avançar na competição, tem que esquecer que é o campeão brasileiro, que foi eliminado na Copa Libertadores. Tem que ralar o rabo no chão e esquecer as coisas que foram boas e ruins. Não quero saber o para trás do Fluminense, quero saber da busca para chegar ao G4. O Fluminense precisa recomeçar na competição, com a atitude que o levou ao título no ano passado. Com a derrota de 3 a 2 para o Flamengo na tarde do ultimo domingo no Maracanã, a equipe das Laranjeiras desceu para a 14ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, na próxima rodada o Tricolor enfrenta o Corinthians na próxima quarta-feira no Maracanã.

Botafogo O Botafogo ficou no quase na tentativa de derrotar o Goiás no ultimo sábado no Mané Garrincha, a equipe vencia por 1 a 0, mas o zagueiro André Bahia no segundo tempo fez gol contra deixando tudo igual. O treinador Oswaldo de Oliveira não o culpa o defensor pelo tropeço, sem Bolívar suspenso e Antônio Carlos reserva que pediu para não ser relacionado pela possibilidade de ser negociado, Oswaldo se viu obrigado a colocar André Bahia ao lado de Dória, formando uma defesa canhota, neste aspecto o técnico reconhece que a organização da equipe ficou um pouco prejudicada. Segundo as palavras do treinador: Nós não nos preparamos para jogar assim. Isso não é justificativa para perder. Claro que cai o poder de organização da equipe, mas o gol contra foi um lance fortuito e estivemos organizados. Com 25 pontos conquistados o Botafogo esta na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem o mesmo numero de pontos somados, mas lidera pelo saldo de gols, o próximo compromisso do Botafogo no Campeonato Brasileiro é na próxima quinta-feira quando recebe o Internacional no Maracanã.

Vasco O meia Pedro Ken não foi uma boa cria na tarde do ultimo domingo no Couto Pereira, o camisa 10 marcou o gol do Vasco na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba e quebrou a invencibilidade do time que o revelou para o futebol em 2006. Com o resultado positivo para o Vasco no Paraná, o Coritiba ficou com os mesmo 23 pontos somados que tinha no começo da rodada, o Cruz-Maltino agora tem 18 pontos conquistados e segue subindo na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada o time paranaense recebe a Portuguesa em casa, já o Gigante da Colina encara o Santos na Vila Belmiro.

Corinthians O Corinthians dominou o Vitoria durante toda a partida, não correu riscos e venceu a equipe baiana por 2 a 0 na tarde do ultimo domingo, no Pacaembu, Foi a sétima partida consecutiva sem derrota e que deixou o Timão pela primeira vez no G4, o clube favoreceu-se da derrota do Bahia por 3 a 0 para o Grêmio e do empate entre Internacional e Atlético-PR. Uma bomba logo no início do jogo complicou as pretensões do Vitória, que ficou parado nos 19 pontos conquistados e foi ultrapassado pelo próprio Corinthians que chegou a 21 pontos, Ralf chutou de fora da área e fez 1 a 0 para o Timão aos seis minutos do primeiro tempo. Em pênalti discutível, Alexandre Pato bateu bem e converteu, gol que ampliou a vantagem e deixou aquela sensação de que a partida estava resolvida logo aos seis da etapa final. O Corinthians que segue como a melhor defesa da competição com apenas seis gols sofridos, voltará a campo na próxima quarta-feira contra o Fluminense no Maracanã, o Vitória joga no mesmo dia em casa diante da Ponte Preta.

Palmeiras O Palmeiras trabalhou na Academia de Futebol depois de vencer o Paraná por 2 a 1 no Pacaembu e seguir na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro com 34 pontos conquistados. A reapresentação do elenco no CT não contou com as presenças do meia Valdivia e do volante Eguren, o chileno se apresentou à seleção de seu país que enfrenta o Iraque em amistoso na Dinamarca na próxima quarta-feira, já o uruguaio representará a sua pátria no Japão no mesmo dia diante do selecionado local. Os jogadores que atuaram por mais de um tempo no ultimo sábado realizaram trabalho generativo e os reservas fizeram atividade técnica em campo reduzido. A equipe do treinador Gilson Kleina volta a campo na próxima terça-feira contra o Joinville em Santa Catarina pela 15ª rodada da Segunda Divisão, além dos desfalques dos estrangeiros, o técnico não deverá contar com Vinicius, o atacante não atuou nos últimos dois jogos por causa de dores no joelho e realiza tratamento.

São Paulo O capitão Rogério Ceni assumiu a totalmente a responsabilidade pela derrota do São Paulo para a Portuguesa na noite do ultimo domingo no Canindé, o goleiro do Tricolor perdeu uma penalidade no segundo tempo quando a partida estava 1 a 1, depois a Lusa conseguiu o segundo gol e venceu por 2 a 1. Segundo as palavras do goleiro do São Paulo: O pênalti foi decisivo para o resultado. Muito mal batido. Responsabilidade minha. A cobrança foi feita com força, mas à meia altura, o goleiro Lauro pulou para o canto esquerdo e conseguiu executar a defesa. O capitão são-paulino também foi questionado se é o momento de rever o posto de principal cobrador da equipe, durante a excursão pelo exterior, ele perdeu pênalti contra o Bayern de Munique na Allianz Arena. No CT da Barra Funda apenas Rogério Ceni é visto treinando penalidades com frequência, em toda véspera de jogo ele pratica faltas e pênaltis.

Santos Mesmo com um jogo bastante movimentado para os dois lados, Cruzeiro e Santos não saíram de um 0 a 0 na tarde do ultimo domingo no Mineirão. O resultado fez com que o time da casa não mantivesse o aproveitamento de 100% que tinha em 13 jogos no estádio da capital mineira, agora são 13 jogos e um empate, já o time do Peixe chegou ao quinto empate em 11 jogos no Campeonato Brasileiro. Com o empate o Cruzeiro reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com 25 pontos conquistados, os mesmos do Botafogo, mas com melhor saldo de gols que o rival carioca. Já o Peixe com dois jogos a menos chegou aos 14 pontos somados e continua na zona intermediária da tabela de classificação do Campeonato Nacional. Na próxima rodada o Cruzeiro vai até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio na próxima quarta-feira, já o Santos recebe o Vasco na Vila Belmiro no mesmo dia.

Portuguesa O goleiro Lauro da Portuguesa foi mais uma vez o destaque, ele defendeu um pênalti cobrado por Rogério Ceni e contribuiu para a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo no Canindé pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro com dois gols do atacante Diogo. No meio da semana passada, Lauro se aventurou no ataque no fim do jogo contra o Flamengo, marcou um gol de cabeça e garantiu um empate para a Lusa por 1 a 1. Depois afirmou que a prioridade seria não tomar gol do capitão são-paulino que vive má fase. O Tricolor com nove pontos caiu da 18ª para a 19ª colocação, o jejum de vitórias na competição nacional já dura dez jogos com sete derrotas e três empates, a Lusa venceu pela segunda vez no torneio e quebrou a sua série negativa, eram dez duelos sem vencer. A equipe de Guto Ferreira agora tem 12 pontos e está em 17º ainda na zona da degola, o próximo duelo é contra o Coritiba no Couto Pereira na próxima quarta-feira.