Últimas do Futebol Brasileiro - 12 de julho

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Destaque do Fla na noite da última quarta-feira, no triunfo por 2 a 1 sobre o ASA (AL). O atacante Nixon acredita que a vitória dará mais moral ao elenco para o clássico com o Vasco que será disputado no próximo domingo em Brasília, o jogador ressalta que o resultado positivo é um incentivo ao time que vinha vivendo altos e baixos. Segundo as palavras do atacante do Mengo: Estamos sempre procurando o resultado e a vitória levanta moral e dá vontade de vencer mais. Creio que vai ser um algo a mais para chegarmos fortalecidos para o clássico. Tenho trabalhado e dado o meu melhor para quando surgir a chance. Nixon agradeceu ainda ao técnico Mano Menezes pela oportunidade, mas preferiu não "cavar" uma vaga entre os titulares. Nixon é cria das categorias de base do Flamengo e está no elenco principal desde o ano passado, no começo desta temporada chegou a ter oportunidades com o técnico Dorival Júnior, mas perdeu espaço com o antigo treinador Jorginho.

Fluminense O técnico Abel Braga comandou o ultimo treinamento coletivo bem disputado nas Laranjeiras e testou algumas mudanças no time durante a atividade, o treinador viu a equipe reserva muito bem na primeira parte e voltou com Deco no lugar de Rhayner, os titulares melhoraram e venceram por 3 a 2 em cerca de uma hora de coletivo. Na primeira parte da ultima atividade os destaques foram o meia Wágner que apareceu bem na criação das jogadas e o atacante Fred que marcou o primeiro gol do time, pelos reservas Marcos Jr. foi o cara. Na parada para o técnico Abel realizar as mudanças o atacante Fred foi até o meio de campo e orientou bastante o setor defensivo do time, Digão foi o que mais escutou o companheiro, na volta com Deco variando de posição com Wágner, o time cresceu e virou o placar. Outro que mostrou preocupação com o posicionamento da zaga foi o goleiro Diego Cavalieri que também gritou muito com os companheiros. No fim do trabalho o artilheiro Fred deu lugar a Samuel e assistiu à atividade da beira do campo, o Tricolor volta a campo no próximo sábado diante do Internacional no Moacyrzão pelo Campeonato Brasileiro.

Botafogo Para resolver problemas particulares o volante Marcelo Mattos foi liberado do ultimo treinamento do Botafogo no campo anexo do Engenhão, com a ausência do volante titular e com Gabriel suspenso para o jogo do próximo domingo na Arena do Grêmio diante do Tricolor Gaúcho, Lucas Zen e Renato foram os dois jogadores de marcação à frente da zaga. No ultimo treinamento o gramado do campo anexo foi divido em dois e os titulares foram divididos em dois times, jogando um contra o outro, enquanto isso os reservas se enfrentavam simultaneamente. O camisa 10 Seedorf que nos treinamentos anteriores foi poupado das atividades com bola, participou da ultima atividade normalmente, em seguida reservas e titulares disputaram uma partida. Alguns reservas aperfeiçoaram o condicionamento físico com o preparador físico, o goleiro Andrey recuperado de uma cirurgia no joelho treinou com o preparador de goleiros, com 13 pontos ganhos o Botafogo é o líder isolado do Campeonato Brasileiro.

Vasco O Vasco definiu o retorno de Juninho Pernambucano, o acerto ainda não foi oficializado, mas a diretoria cruz-maltina já havia deixado a situação bem encaminhada com o jogador e o técnico Dorival Júnior serviu para bater o martelo. O contrato será até o final do ano quando o jogador vai encerrar a carreira, quando Juninho comunicou sua saída do New York Red Bulls (EUA) deixou o futuro em aberto e havia a chance até dele encerrar a carreira. Os contatos começaram na semana passada, quando Juninho rescindiu com o Red Bulls, na ultima terça-feira após o Reizinho desembarcar no Rio a diretoria encontrou-o pessoalmente para colocar termos do possível acordo em discussão. Essa será a terceira passagem de Juninho pelo clube, ele chegou à Colina em 1995 e até 2000 conquistou quase tudo pelo Cruz-Maltino, após jogar por dez anos entre França e Qatar o Reizinho retornou em 2011 e permaneceu até o fim do ano passado quando acertou com o Red Bulls.

Corinthians O técnico Tite realizou um trabalho técnico no ultimo treinamento no CT Dr. Joaquim Grava e esboçou a equipe do Corinthians que enfrenta o Atlético-MG no próximo domingo no Pacaembu pelo Brasileirão. Em relação ao time que venceu o Bahia por 2 a 0 duas novidades, uma por necessidade já que Renato Augusto teve de passar por uma cirurgia na face e dá lugar a Ibson, a outra por opção já que o poupado Paulo André volta à zaga no lugar de Chicão que volta para a reserva. O banco alvinegro deverá ter o "reforço" do lateral Alessandro que voltou aos trabalhos normais após a lesão muscular e deve retornar como opção, Edenilson titular nos dois jogos depois da Copa das Confederações segue no time. Assim o Timão que deve pegar o Galo conta com no gol Cássio, na defesa Edenilson, Gil, Paulo André e Fábio Santos, no meio Ralf, Guilherme, Romarinho e Ibson, no ataque Alexandre Pato e Guerrero. A ultima atividade foi vencida pelos titulares por 4 a 0 com dois gols do atacante Guerrero, um do lateral Fábio Santos e outro do volante Ralf, os dois últimos saíram após assistências do peruano, o jogador é o artilheiro do Timão na temporada com 13 gols.

Palmeiras O treinador Gilson Kleina relacionou 19 jogadores para o duelo entre Palmeiras e ABC-RN nesta sexta-feira no Pacaembu, a principal novidade da lista é a presença do zagueiro Vilson que estava afastado desde abril por causa de uma artroscopia no joelho. O volante Marcelo Oliveira que não participou do duelo contra o Oeste no sábado passado, também está de volta, já o volante Eguren, o meia Felipe Menezes e o atacante Alan Kardec seguem fora, o primeiro ainda não está regularizado, os outros dois buscam a melhor forma física. O lateral-direito Ayrton ainda pode ser envolvido na negociação com a Portuguesa por Luis Ricardo e continua fora, o atacante Maikon Leite cuja negociação com o Umm-Salal do Catar não deu certo, é outro que não será utilizado. O meia paraguaio William Mendieta segue no banco, enquanto a formação inicial será no gol Fernando Prass, na defesa Luis Felipe, Henrique, André Luiz e Juninho, no meio Márcio Araújo, Charles e Wesley e Valdivia, no ataque Vinicius e Leandro.

São Paulo Paulo Autuori mal deixou a sala de imprensa do CT da Barra Funda e foi para o campo para comandar seu primeiro treinamento como técnico do São Paulo, com metodologia completamente diferente de Ney Franco, mostrou no primeiro contato com o elenco que estará atento a todos os detalhes. Autuori reuniu os atletas para conversar antes e depois do treino, esteve atento a todos os detalhes, distribuiu cada cone do treinamento técnico e orientou os jogadores até o fim, os atletas que iniciaram o jogo contra o Bahia na última quarta-feira correram no gramado, à exceção do atacante Luis Fabiano gripado que ficou no Reffis. O grupo de atletas trabalhou de forma mais intensa do que vinha fazendo nas últimas semanas de Ney Franco à frente da equipe, a atividade em campo reduzido teve até disputas mais fortes. O zagueiro Paulo Miranda que se recupera de uma cirurgia na mão e já está negociado com o Olympique de Marseille (FRA) voltou a fazer atividades fora do Reffis e correu ao redor do campo.

Santos O Santos voltou aos trabalhos após empatar em 1 a 1 com o Crac-GO pela Copa do Brasil, a principal novidade foi a aparição do lateral Cicinho contratado da Ponte Preta, o jogador teve sua documentação regularizada e teve contato com o grupo, depois correu em volta do gramado. Quem também participou da ultima atividade foi o volante Marcos Assunção, ele estava afastado alguns dias por conta de dores na coxa e não pôde ser relacionado para as duas últimas partidas, Assunção pode ficar à disposição para encarar a Portuguesa no próximo sábado na Vila pelo Campeonato Brasileiro. O zagueiro Edu Dracena também treinou está totalmente recuperado de tendinite no joelho e deve reforçar o time diante da Lusa, um possível desfalque é Arouca que deixou a ultima partida com dores na coxa, ele passará por exames e é dúvida para o próximo confronto. Assim o Santos deve ter no gol Rafael, na defesa Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo, no meio Arouca ou Alan Santos, Cícero, Leandrinho e Montillo, no ataque Neilton e Willian José.