Últimas to Futebol Brasileiro - 12 de novembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Num jogo nervoso dos Aflitos, o Flamengo venceu o Náutico por 1 a 0 no ultimo domingo e afastou de vez qualquer risco de rebaixamento para a Segunda Divisão, o gol saiu de um lance polêmico, em que Wellington Bruno foi seguro dentro da área e originou o pênalti que Renato converteu, já na parte final do jogo. Com a vitória, o Flamengo chegou aos 47 pontos conquistados e não tem mais qualquer chance de rebaixamento, já que abriu uma distância de dez pontos para a zona da degola, faltando três rodadas para o fim do Brasileirão. Com a terceira derrota em casa, o Náutico caiu três posições e está oito pontos acima do rival Sport, primeiro no grupo dos quatro últimos. Flamengo e Náutico voltam a campo no próximo domingo, enquanto o alvirrubro visita o São Paulo, no Morumbi, o Rubro-Negro recebe o Palmeiras no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Fluminense O Fluminense é o campeão brasileiro de 2012! E a partida do título foi bem ao estilo do Fluzão, com emoção e para "matar" os tricolores do coração e claro com gols de Fred, artilheiro do Campeonato Brasileiro. Pode gritar "É campeão!" torcida do Tricolor das Laranjeiras, o camisa 9 marcou o primeiro e o terceiro gol da partida, que terminou 3 a 2, Barcos e Patrick Vieira marcaram para o Verdão, que se vê cada vez mais próximo da Série B. O título contou com uma "ajuda" do rival Vasco, que empatou com o Atlético-MG por 1 a 1, em São Januário e o torcedor do Flu pôde comemorar o título nacional com três rodadas de antecedência, coroando uma das melhores campanhas da história do campeonato nacional que teve em Fred, artilheiro do campeonato com 19 gols, como grande referência. Já o drama do Palmeiras só aumenta, com 33 pontos, está a sete da Lusa, primeira time fora da zona do rebaixamento, faltando três jogos para o fim do campeonato, a salvação agora parece apenas um sonho, cada vez mais impossível de ser realizado.

Botafogo Com uma boa apresentação coletiva o Botafogo goleou a Portuguesa por 3 a 0, no ultimo sábado, no Engenhão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, e manteve vivo o sonho de se classificar para Libertadores, a estrela de Bruno Mendes brilhou mais uma vez e ele fez o seu sexto gol em sete jogos com a camisa alvinegra, Fellype Gabriel de cabeça, e Vitor Júnior fecharam o placar. A vitória fez o Glorioso, quinto colocado, alcançar os 54 pontos, cinco a menos que o São Paulo, com a derrota a Portuguesa se complica ainda mais na luta contra o rebaixamento. A Lusa também não tem sua posição na tabela alterada, permanece com os seus 40 pontos, na 15ª posição. Tanto Botafogo quanto a Portuguesa voltam a jogar no próximo domingo, pela 36ª rodada, o Alvinegro viaja a Recife para enfrentar o Sport, na Ilha do Retiro, já a Lusa recebe o Grêmio, no Canindé.

Vasco O Atlético-MG tinha uma missão bem complicada no ultimo domingo, em São Januário, precisava vencer o Vasco em crise após seis derrotas seguidas e secar o Fluminense em Presidente Prudente para sonhar com o título brasileiro. Chegou a abrir o placar, mas sofreu o empate, viu o Tricolor ser campeão fora de casa, e ainda perdeu a vice-liderança para o Grêmio, que derrotou o São Paulo no Olímpico. A briga do Galo agora é pela vaga direta na Libertadores. Na antepenúltima rodada do Brasileirão, o time do técnico Cuca recebe, no Independência, o rebaixado Atlético-GO no próximo domingo, a equipe de São Januário pega o Coritiba, no próximo sábado, no Paraná.

Corinthians Com duas bolas desviadas em Escudero jogador do Coxa, os corintianos venceram por 5 a 1, agora faltam só mais três compromissos para pensar apenas no torneio do fim do ano, já os paranaenses seguem na zona intermediária na classificação, pensando apenas no término do Nacional. Como tem acontecido nas últimas partidas, o técnico Tite usou o duelo contra o Coritiba para preparar o Corinthians para o Mundial de Clubes. Com Guerrero de volta, o treinador decidiu formar o ataque com Martinez e Jorge Henrique ao lado do peruano, deu certo e os três mostraram muita movimentação e vontade. Mas melhor que a formação ofensiva, foi a postura do Timão em campo, antes mesmo dos 20 minutos, já estava 3 a 0 no placar, tudo bem que o primeiro gol saiu após pênalti discutível em Guerrero. O atacante sofreu falta fora da área, mas só caiu dentro dela. Chicão não quis nem saber e marcou. Depois, "brilhou" a estrela de Escudero, primeiro em chute fora da área de Fábio Santos. Depois, em cruzamento de Paulinho. Nas duas vezes, a bola desviou no jogador do Coritiba e enganou o goleiro Vanderlei.

Palmeiras Após a derrota por 3 a 2 para o Fluminense, o elenco do Palmeiras deixou a cidade de Presidente Prudente já na noite do ultimo domingo e na saída, viu sentimentos distintos dos torcedores. Primeiro, os jogadores saíram do hotel sob aplausos dos cerca de 20 torcedores que ficaram na porta do local, eles se aglomeraram na tentativa de fotos e autógrafos. No aeroporto, porém, a situação foi diferente, a delegação entrou com o ônibus direto na pista, sem passar pelo saguão, pouco mais de 30 pessoas esperavam e acompanharam pela grade a entrada dos atletas, apenas um deles protestou, vestindo uma camisa do Verdão, ele pediu para César Sampaio reformular o time, para os jogadores honrarem a camisa do clube e xingou muito principalmente o atacante Luan. A atitude incomodou alguns jogadores, Correa respondeu ofendendo o torcedor e foi acalmado por um membro da comissão, na sequência, Luan também respondeu os xingamentos e fez gestos obscenos ao protestante.

São Paulo Com o Olímpico lotado o Grêmio venceu de virada o São Paulo no ultimo domingo, por 2 a 1 em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão e confirmou vaga para a Libertadores 2013. Os gols gremistas foram marcados por André Lima e Marcelo Moreno, na segunda etapa, já o tento são paulino foi anotado por Rogério Ceni, de pênalti. Com a vitória o Grêmio chegou aos 64 pontos, assumiu a vice-liderança e abriu vantagem de 10 pontos sobre o Botafogo, quinto colocado com 54 pontos, já o São Paulo acumula três jogos sem vencer na competição. A equipe do Morumbi permanece na quarta colocação do Brasileirão com 59 pontos, cinco a mais que o quinto colocado Botafogo. A equipe paulista retorna aos gramados no próximo domingo, no Morumbi, para o confronto diante do Náutico, pela 36ª rodada da competição nacional.

Santos A atuação não foi de gala assim como na goleada sobre o Cruzeiro no sábado passado em Belo Horizonte, tão pouco o recorde de gols feitos por um jogador do Santos em uma temporada após a era Pelé foi quebrado. Fraca atuação por parte do Santos e derrota de virada por 2 a 1 para o Atlético-GO, no ultimo sábado no Bezerrão, pela 35ª rodada do Brasileirão. Mesmo já rebaixada para a segunda divisão a equipe goiana foi superior no quesito vontade em relação ao Santos, que também não tem mais pretensões na competição e chegou a vitória com gols de Diogo Campos e goleiro Márcio, de Pênalti, pelo lado santista, o zagueiro Bruno Rodrigo marcou na primeira etapa. Com a derrota, a equipe alvinegra se mantém com 46 pontos ganhos, já a equipe goiana segue na última colocação, com 26 pontos ganhos. O Santos volta a campo pelo Brasileirão no próximo sábado, para o confronto diante do Figueirense, na Vila Belmiro.