Últimas do Futebol Brasileiro - 12 de setembro

Por Mano Thiago

santos

Santos Sem tempo para descansar o Santos retornou aos treinamentos, após a vitória sobre o Internacional em Novo Hamburgo (RS), a atividade foi composta pelos jogadores que não atuaram contra os colorados e ainda contou com o "reforço" de Zinho gerente de futebol do clube. Após o fim do ultimo treino, os jogadores saíram do Rio Grande do Sul e já embarcam rumo ao Rio de Janeiro, onde eles encaram o Flamengo nesta quinta-feira no Maracanã pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para esta partida o Peixe tem como desfalque certo o zagueiro Edu Dracena que recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão automática. A equipe poderá contar com o retorno do zagueiro Durval que foi poupado contra o Colorado e retorna à equipe titular, o lateral-esquerdo Mena que atuou com as cores da seleção do Chile no empate por 2 a 2 com a Espanha em amistoso na Suíça, deve ser opção para o jogo contra o Botafogo no próximo domingo na Vila Belmiro.

Flamengo O zagueiro Chicão está fora da partida desta quinta-feira quando Flamengo encara o Santos no Maracanã, o goleiro Felipe será outro desfalque, assim de acordo com o treinador Mano Menezes o sistema defensivo será o mesmo que encarou o Cruzeiro no último domingo com Paulo Victor no gol e Samir ao lado de Wallace formando a dupla de zaga do time carioca. O atacante Marcelo Moreno e o zagueiro González que estava servindo a seleção boliviana e chilena, eles serão relacionados para o jogo, pois ambos chegarão diretamente para a concentração, o jovem atacante Rafinha que durante o ultimo treinamento, sofreu uma pancada no tornozelo, será relacionado para o jogo. A novidade na lista de relacionados é o zagueiro Frauches, Chicão não joga porque acusou um problema muscular na coxa na quarta-feira passada, já o goleiro Felipe tem um incômodo no tornozelo, o zagueiro foi entregue à preparação física, enquanto Felipe fez um trabalho em campo e deve retornar antes.

Fluminense Em uma partida muito disputada no setor de meio de campo e alguns poucos bons momentos ofensivos, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Paranaense no Durival Britto. Melhor para o Tricolor Carioca que jogava fora de casa e se afasta aos poucos da zona de rebaixamento, já o Furacão perdeu a chance de se aproximar do líder Cruzeiro. Com a igualdade no Paraná, o Fluminense chegou a 23 pontos conquistados, o Atlético Paranaense acumula 35 pontos somados. No próximo sábado o Tricolor do Rio de Janeiro recebe a Portuguesa no Maracanã, enquanto os paranaenses vão a Minas Gerais jogar contra o Cruzeiro no Mineirão, os dois jogos são validos pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Botafogo Na noite desta quarta-feira o Botafogo venceu o Corinthians por 1 a 0 no Maracanã em jogo válido válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o grande destaque da partida foi o jovem atacante Hyuri que fez um baita golaço de cobertura no goleiro Cassío, tudo isso aos 44 minutos do segundo tempo, após lançamento preciso do lateral-direito Edilson. Com o resultado o Fogão pulou para 39 pontos conquistados e segue em sua perseguição ao time do Cruzeiro que venceu o Goiás e chegou a 43 pontos somados, além disso o time do treinador Oswaldo de Oliveira segue invicto no novo Maraca com três empates e cinco vitórias. Já o Timão segue estacionado nos 30 pontos, mantendo-se na quinta posição na tabela de classificação, é o terceiro jogo sem vitória, antes perdeu para o Inter por 1 a 0 e empatou com o lanterna Náutico por 0 a 0 no ultimo final de semana. Na próxima rodada os dois times jogam no domingo,o Corinthians recebe o Goiás no Pacaembu e o Botafogo visita o Santos na Vila Belmiro.

Vasco Depois da derrota do Vasco para a Portuguesa por 2 a 0 no Canindé na noite da ultima quarta-feira, o lateral-direito Nei mostrando abatimento e sem se alongar muito, comentou as poucas chances criadas pelo Vasco no jogo. Segundo as palavras do lateral do Vascão: Não fluiu. Infelizmente não chegamos ao gol. A partida da ultima quarta-feira foi a segunda consecutiva em que o ataque do Vasco passou em branco nesta edição do Campeonato Brasileiro. No próximo domingo o Cruz-Maltino tenta apagar essa marca contra o São Paulo em São Januário.

Corinthians Passadas já 20 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Corinthians vê a distância para o líder Cruzeiro subir para 12 pontos, o Timão foi derrotado por 1 a 0 para o Botafogo na noite da ultima quarta-feira no Maracanã, já a Raposa venceu o Goiás por 2 a 1 fora de casa. Com a diferença o lateral-direito Alessandro praticamente descartou o Corinthians da disputa pelo título, o jogador alvinegro quer o Timão com o pensamento de voltar a ganhar. Segundo as palavras do lateral do Timão: Está complicado brigar por título. Reconhecemos isso até no fim do primeiro turno, conversamos, sabíamos que tinha de empatar na pior das hipóteses, mas não conseguimos. Vamos conversar para voltar a ser uma equipe madura e forte, primeiro precisa pensar em uma vitória para depois pensar em buscar o título. O Timão volta a campo no próximo domingo no Pacaembu para enfrentar o Goiás pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe está em quinto lugar na tabela de classificação, a cinco pontos do Atlético-PR que é o quarto colocado.

Palmeiras O chileno Valdivia teve companhias especiais no ultimo treinamento na Academia de Futebol, o jogador levou seu cunhado e o filho dele que é sobrinho e afilhado do Mago, além do próprio filho do camisa 10. Os três acompanharam todo o ultimo treino no CT, as crianças brincaram na maior parte do tempo, ambos vestidos com uniforme do Verdão e o número 10 às costas, eles correram pelos campos e mexeram em alguns objetos de preparação física. Enquanto isso Valdivia participou de um treino com bola em campo reduzido ao lado do restante do grupo, ele que foi liberado da seleção do Chile por não estar 100% fisicamente, esteve em toda a atividade. Quando o treinamento acabou ele correu até as crianças e ficou por bastante tempo brincando com elas, outro que teve companhia diferente foi o atacante Alan Kardec, ele levou seus dois cachorros Mel e Branco para a Academia e antes do trabalho eles ficaram correndo em um dos campos do CT.

São Paulo Se Rogério Ceni estiver bem, ele bate, essa foi a explicação do treinador Muricy Ramalho ao ser perguntado se o goleiro seguiria como cobrador oficiais de pênaltis do São Paulo, no ultimo treinamento antes da partida contra a Ponte Preta, o goleiro dividiu as cobranças com Luis Fabiano e um dos dois deve ser o escolhido para a missão. Ambos foram regular na atividade, Rogério Ceni efetuou sete cobranças, errou duas, já o camisa 9 errou oito de 17 disparos efetuados, sempre contra o goleiro reserva Denis. Luis Fabiano errou pelo menos quatro cobranças chutando no alto, a atividade foi feita sob os olhares atentos do coordenador técnico Milton Cruz e do preparador de goleiros Haroldo Lamounier. Rogério Ceni errou os últimos três pênaltis cobrados contra Bayern de Munique, Portuguesa e Criciúma, o São Paulo por sua vez errou quatro, pois Jadson perdeu contra o Flamengo e este ano, Luis Fabiano e Ganso na decisão por pênaltis da semifinal do Paulistão contra o Corinthians, também desperdiçaram cobranças. Em meio aos treinamentos de pênaltis, Muricy Ramalho comandou uma atividade para um grupo de atletas em campo reduzido, outra parte do elenco mesclando possíveis titulares e reservas.

Portuguesa A Portuguesa venceu o Vasco no Canindé por 2 a 0 e conseguiu alcançar 22 pontos, assim saindo pelo menos provisoriamente da zona de rebaixamento enquanto não temos o fim da rodada concluída. A partida começou com a Lusa ocupando mais o campo ofensivo, tanto que aos 11 minutos Diogo fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Correa abrir o placar, com o gol a favor no placar a Portuguesa diminui o ritmo, então a primeira etapa seguiu até o seu final com o Vasco dominando a posse de bola e a Lusa buscando os contra-ataques para tentar matar a partida. No segundo tempo o Vasco voltou tentando pressionar mais ainda o time da casa, a Portuguesa então praticamente só se defendia, até que o time lusitano resolveu sair de trás e conseguiu criar bons lances de ataque com o meia Souza e o atacante Gilberto e a postura de ir pra cima do time do Canindé foi coroada aos 30 minutos, Diogo em boa jogada desta vez pela direita, cruzou para Gilberto completar para o gol vazio, fazendo dois a zero para Lusa e tirando o time pelo menos provisoriamente da zona de rebaixamento.