Últimas do Futebol Brasileiro - 12 de setembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Diante do Santos, nesta quarta-feira, o Flamengo espera repetir o que fez no histórico 5 a 4 na Vila Belmiro, em 2011, para quebrar o jejum de cinco jogos sem vencer na atual edição do Campeonato Brasileiro. Com 27 pontos, na 13ª posição, a equipe está a cinco pontos do primeiro time da zona da degola e não pode bobear para começar a se reabilitar no torneio. Com a pressão da torcida para a melhora dos resultados, Ramon acredita que se o Flamengo vencer os próximos três jogos, se afastará do perigo do rebaixamento e começará a pensar em uma vaga na Copa Santander Libertadores. Para a partida contra o Santos, o técnico Dorival Júnior promoveu algumas mudanças. O meia argentino Bottinelli e Negueba foram barrados, com Mattheus e Adryan assumindo as posições no meio de campo do Fla. Aírton e Maldonado seguem lesionados, González e Cáceres estão a serviço de suas seleções e Renato e Adriano estão na reta final de preparação física para retornarem aos jogos no Campeonato Brasileiro.

Fluminense A lista de jogadores do Fluminense relacionados para a partida desta quarta-feira, contra a Portuguesa, apresentou uma surpresa. O jovem meia Eduardo, de 19 anos, foi chamado pelo técnico Abel Braga para o jogo no Canindé. Os dois meias de ofício, Wágner e Deco, não têm condições no momento de jogar contra a Lusa. Enquanto o camisa 19 se recupera de um entorse no tornozelo direito, Deco está na preparação física. Apesar disso, é pouco provável que a nova promessa da base fique até no banco de reservas. Recentemente, Eduardo teve seu contrato renovado com o clube até dezembro de 2015. Ele é o camisa 10 do time de juniores e participou da campanha vice-campeã na Copa São Paulo de Juniores deste ano, além de ter conquistado a Taça Rio e o Carioca desta temporada. Tendo como destino São Paulo, a delegação do Fluminense dividiu o mesmo voo com o Flamengo. O clima foi bem tranquilo entre os representantes dos clubes. Enquanto o Flu viaja para enfrentar a Portuguesa, o Fla se prepara para encarar o Santos, no mesmo dia, na Vila Belmiro.

Botafogo O atacante Rafael Marques, recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo, treinou com bola, no campo anexo do Engenhão. Em uma atividade em campo reduzido, comandada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, para os jogadores reservas e os que não atuaram contra o Náutico, no último domingo, o atacante marcou presença, assim como o zagueiro Fábio Ferreira e o lateral Márcio Azevedo, que cumpriram suspensão na vitória de 3 a 1 sobre os pernambucanos. Com isso, Rafael Marques tem chances de reaparecer na equipe do Botafogo que enfrenta o Internacional, nesta próxima quinta-feira, no Estádio Olímpico João Havelange. Marques sofreu a lesão na partida contra o Palmeiras, pela Copa Sul-Americana, no dia 22 de agosto, ainda na primeira etapa do confronto em que o Botafogo foi eliminado da competição.

Vasco Sob o comando de Gaúcho, que assumiu o time após o pedido de demissão de Cristovão, o Vasco precisa pontuar em casa para continuar na briga pelo título da competição. O antigo técnico pediu para deixar o clube após os recentes resultados negativos, embora tivesse bom aproveitamento. Em aproximadamente um ano no comando do Vasco, Cristovão somou 40 vitórias, 18 empates e 19 derrotas. Desfalcado na derrota de 5 a 0 para o Bahia em São Januário, o Gigante da Colina terá o retorno de peças importantes do elenco para o jogo desta quarta-feira. Entre elas, Dedé, que estava a serviço da Seleção Brasileira e já mostrou vontade de jogar quando desembarcou no Rio. Dos que retornam ao time, Felipe deve ser relacionado, mas no primeiro treino após a saída de Cristovão, Gaúcho escalou o time sem o camisa 6. Max entra na lateral direita no lugar de Jonas, que foi expulso na partida contra o Bahia e agora cumpre suspensão automática. A princípio, o xodó da torcida Tenório ganha nova chance como titular ao lado de Alecsandro no ataque. Carlos Alberto, que desfalcou o Vasco na última partida contra o Bahia devido a dores no músculo posterior da coxa direita, foi examinado e nenhuma lesão foi constatada.

Corinthians Com o mesmo número de pontos 31, mesmas oito vitórias, mesmos sete empates e oito derrotas, os clubes paulistas lutam pela mesma posição na tabela de classificação. Com saldo de gol melhor do que o adversário, o Timão entra na rodada em 9º, enquanto o rival vem logo atrás. Após a imponente vitória contra o Grêmio, no mesmo Pacaembu, por 3 a 1, o Timão chega com mudanças para a partida. De volta após treinar com a Seleção Brasileira e ficar no banco nos amistosos contra a África do Sul e China, Cássio retorna ao gol. Já o volante Paulinho, que se recupera de lesão sofrida com a Amarelinha, fica fora. Outros reforços são o atacante Emerson Sheik, finalmente recuperado de lesão muscular, e a dupla Chicão e Douglas, que cumpriu suspensão diante do Tricolor gaúcho. Por conta da ausência de Ralf, suspenso, Guilherme será mantido na equipe, mas fará a função de primeiro volante. Edenilson, assim, deixa a meia direita para jogar de segundo voltante.

Palmeiras Depois de sofrer a derrota para o Atlético-MG, por 3 a 0, na última rodada, o Palmeiras quer aproveitar a goleada sofrida pelo Vasco, no último jogo, para começar a reagir no Brasileirão e afastar de vez o fantasma do rebaixamento. Para o trunfo, o Palmeiras trabalha para antecipar a viagem do argentino Hernán Barcos, que defende a seleção argentina nas partidas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. A previsão é que o atleta desembarque até às 12h desta quarta e fique à disposição para o jogo. Desfalques certos, o zagueiro Thiago Heleno e o volante João Vitor receberam o terceiro cartão amarelo contra o Galo e não entram em campo em São Januário. Henrique, que volta de suspensão, vinha atuando como volante, volta à posição de origem já que Leandro Amaro foi barrado depois de falhar em dois dos três gols do Galo. Caso Felipão opte por deixar Henrique no meio campo, a defesa poderá ser composta por Maurício Ramos, e Wellington, que foi testado durante os treinos e até mesmo Román é opção. Desta forma, Márcio Araújo e Correa seriam os volantes titulares.

São Paulo O técnico Ney Franco relacionou 19 jogadores para o confronto desta quarta-feira, contra o Atlético-MG, no Independência. O treinador não poderá contar com Luis Fabiano e Rhodolfo, ambos machucados. A novidade da lista do comandante são-paulino fica por conta da presença do zagueiro João Filipe, que não atua pelo Tricolor há seis rodadas. Seu último jogo foi contra o Náutico, quando foi substituído ainda aos dez da etapa inicial em razão de um cartão amarelo, precoce na visão de Ney Franco. A boa notícia para o técnico é o retorno de Maicon, que cumpriu suspensão contra o Santos no último domingo e deve voltar ao time titular, além de Lucas, que não jogou o clássico, estava com a Seleção e volta para reforçar a equipe. Fabrício com cirurgia no joelho esquerdo, Cañete aprimorando a parte física e Denílson que foi expulso diante do Peixe desfalcam o São Paulo nesta quarta.

Santos Após três derrotas e empate contra o São Paulo, na Vila Belmiro, no último domingo, o Santos espera fazer o seu dever de casa para se reabilitar no campeonato e embalar na briga pelo G-4. Para tal, conta com os reforços do volante Arouca e do craque Neymar, que estavam a serviço da Seleção Brasileira nos amistosos contra a África do Sul e a China. A dupla tem presença confirmada para o duelo e é fonte de esperança para os alvinegros. O zagueiro Bruno Rodrigo e o lateral Juan são outros jogadores que voltam a ficar à disposição do técnico Muricy Ramalho. O primeiro cumpriu suspensão automática no último final de semana e retorna à equipe titular no lugar do zagueiro David Braz. Já Juan, que ficou fora do clássico por cláusula contratual, deve ser opção no banco de reservas. Se por um lado o Peixe conta com "reforços", por outro segue sem o talento do meia Paulo Henrique Ganso. O camisa 10 se recupera de lesão muscular e só deve retornar aos gramados no próximo mês. As outras ausências da equipe são o zagueiro Edu Dracena, os laterais Fucile e Galhardo, o volante Henrique, além do atacante Miralles, todos lesionados.

Cruzeiro O Cruzeiro está em Florianópolis para enfrentar o Figueirense, no Orlando Scarpelli, nesta quarta-feira. A Raposa visa se aproximar do G4, já que está a cinco pontos do Vasco, quarto colocado, enquanto os catarinenses podem deixar a penúltima posição. Contra o terceiro pior mandante do campeonato, o Cruzeiro, quinto melhor visitante, espera reencontrar o caminho das vitórias. O time celeste perdeu seus dois últimos compromissos e quer vencer para voltar a se aproximar do G4. Leandro Guerreiro, primeiro volante e peça fundamental do meio de campo, retorna ao time após cumprir suspensão aplicada pelo STJD, por sua expulsão no clássico contra o Atlético-MG. O lateral-direito Ceará e o atacante Borges, ambos titulares, continuam a desfalcar o time. Para o atacante Wellington Paulista, que deverá seguir no time titular com a lesão de Borges, o time tem que acabar com um erro que cometeu nas duas últimas derrotas, que é o de abrir o placar e, depois, recuar.

Atlético Mineiro O Atlético-MG jogará outra vez no Independência pronto para fazer mais um paulista de vítima. Desta vez, contra o São Paulo, a ideia é usar a motivação extra que Bernard, Marcos Rocha e Réver ganharam com a convocação para a Seleção Brasileira. Mas tal fato ainda pode ser insuficiente para derrotar o Tricolor, uma vez que Lucas e Jadson também foram convocados por Mano Menezes. Contudo, na atual vice-liderança do Brasileirão e vindo de grande vitória diante do Palmeiras, o Galo terá a vantagem de contar com os mesmos jogadores que estiveram em campo no ultimo domingo, contando ainda com a presença de Réver, que volta da Seleção. O técnico Cuca segue apenas com uma dúvida em relação ao ataque. Com Jô machucado, Guilherme ganhou a vaga diante do Verdão, mas Leonardo entrou no intervalo e fez boa partida. Com isso, o ex-centroavante do Coritiba pode ser o escolhido para iniciar a partida. Já o meia-atacante Bernard não será problema para encarar o São Paulo, uma vez que o STJD ainda terá que julgar o recurso movido pelo Atlético para suspender a pena de dois jogos por conta da expulsão no clássico mineiro.

Náutico O volante Elicarlos não poupou críticas ao time do Náutico após mais um jogo sem vitória no Brasileirão. Ao final da partida do Engenhão, o jogador do Timbu apontou o que fez a equipe perder por 3 a 1 para o Botafogo. Segundo as palavras do volante do Náutico: Faltou a finalização correta. Nós criamos mais oportunidades que eles, mas não conseguimos acertar. Nós também temos de parar de dar contra-ataque, isso sempre acontece, principalmente fora de casa. O Náutico volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Grêmio, no Olímpico.

Sport Vindos de vitórias importantes, Sport e Bahia fazem um confronto direto para fugir da zona de rebaixamento nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro. O Sport está na 17ª posição, com 22 pontos, enquanto o Bahia é o 14º colocado, com cinco pontos a mais. Embalado pela virada em cima do Cruzeiro, o Sport tenta engrenar uma boa sequência no Brasileirão. Com sete pontos conquistados no segundo turno, o Leão precisa vencer para se manter próximo do Coritiba e com chances de sair da zona de rebaixamento. Magrão continua longe dos campos nesta rodada. O goleiro passou por um exame de ressonância que constatou um estiramento muscular. A previsão é que ele continue sem jogar por mais dez dias.