Últimas do Futebol Brasileiro - 13 de agosto

Por Mano Thiago

Brasileiro Série A - Botafogo x Bahia

Botafogo Afastado desde maio deste ano do São Caetano, o atacante Jobson está de malas prontas para o Al-Ittihad da Árabia Saudita, o atacante de 25 anos fica no Oriente Médio até a metade do ano que vem, ele viaja e fará exames médicos no clube. Como forma de colocar o atacante na vitrine, o Glorioso acertou o empréstimo sem receber nenhum dinheiro em troca, mas o jogador tem o valor de direitos econômicos fixado para uma futura compra caso acha interesse dos árabes em manter o atacante. Protagonista de inúmeros problemas extra-campo, sendo até mesmo detido no começo do ano de 2013, o atacante Jobson tem contrato até junho de 2015 com o Botafogo, ele não vinha jogando pelo Azulão por ter sumido durante 15 dias dos treinamentos, fato que fez a diretoria do São Caetano decidir devolver o jogador para o Botafogo.

Flamengo O treinador Mano Menezes encerrou de maneira invicta a sequência de clássicos cariocas no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, a vitória sobre o Fluminense foi a segunda sobre um rival carioca, o time já havia derrotado o Vasco e empatado com o Botafogo. Sem conseguir ainda emplacar dois triunfos seguidos, o técnico deixou o Maracanã com a certeza de que o Rubro-Negro poderá brigar por um objetivo que não seja a simples questão de ficar longe da zona de rebaixamento. Segundo as palavras do comandante do Fla: Estou contente com a evolução de cada um. Estamos crescendo e evoluindo um pouco a cada partida. A equipe vem tendo uma condição física exemplar e quando chegarmos com esses jovens em um estágio de maturidade, o Flamengo terá a equipe que queremos ter. O próximo compromisso do Flamengo será o Goiás na próxima quarta-feira no Serra Dourada, para o confronto o time contará com a volta de Cáceres que estava suspenso.

Fluminense Depois da derrota para o Flamengo não está sendo nada fácil para os jogadores do Fluminense, além de uma reunião a portas fechadas com a diretoria do clube, o elenco teve de enfrentar um protesto da Torcida Jovem Flu. A conversa dos atletas foi com o vice-presidente de futebol do clube e também com o diretor executivo Rodrigo Caetano, o teor não deve ter sido dos mais amenos, já que o Flu teve uma atuação muito ruim no clássico perdido por 3 a 2 para o Fla no Maracanã. Após cerca de meia hora sem qualquer atleta no gramado das Laranjeiras, os reservas e não relacionados na última partida subiram para o treinamento, os titulares permaneceram nas áreas internas do clube. Antes disso, cinco torcedores uniformizados colocaram uma faixa de cabeça para baixo nas arquibancadas, no momento em que ela foi exposta não havia jogadores do Flu em campo, membros de outra torcida organizada também foram vistos na sede do clube.

Vasco Até que enfim a novela chegou ao fim, Santiago Montoya está regularizado e poderá finalmente estrear com a camisa do Vasco, o nome do meia colombiano apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF. Com a liberação Montoya tem tudo para ser titular já na partida contra o Santos na próxima quarta-feira na Vila Belmiro, isso porque os dois meias titulares do time Juninho e Pedro Ken estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Montoya foi apresentado como reforço do Vasco em junho deste ano, mas o Vasco teve problemas em sua inscrição dentro do prazo da janela de transferências internacionais, por uma falha do All Boys (ARG) ex-clube do meia. Desde então o jurídico do Vasco vem tentando comprovar junto à Fifa que fez o procedimento da transferência dentro do prazo, solicitando assim sua liberação, a resposta da entidade chegou na semana passada, mas apesar do esperado ele não foi regularizado a tempo de enfrentar o Coritiba na ultima rodada.

Corinthians O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira contra o Fluminense no Maracanã, para o duelo o treinador Tite deverá contar com o retorno de Renato Augusto preservado do ultimo jogo por conta de desgaste físico, Danilo outro na lista dos que ganharão folga, nem sequer deverá viajar ao Rio de Janeiro. O camisa 20 que atuou nos 90 minutos contra a equipe baiana, vem de uma sequência de sete jogos consecutivos, sendo cinco no "ritmo" de quarta e domingo. Já Renato Augusto que teve um desgaste enorme no clássico contra o Santos quando chegou a pedir para sair e se arrastou até o final pelo fato das três substituições já terem sido feitas, foi "pego" nos exames que mostram o risco de lesões dos jogadores, agora descansado ele pode ficar com a vaga de Danilo. Apesar de não ter ninguém suspenso, o treinador definirá o time titular para pegar o Flu somente no ultimo treinamento antes da viagem ao Rio de Janeiro, no ultimo treino só os reservas trabalharam em campo, os titulares fizeram um trabalho regenerativo.

Palmeiras Contra o Joinville em Santa Catarina, o Verdão tenta aumentar sua vantagem na liderança da Série B e para conseguir o feito a equipe de Gilson Kleina terá dois desfalques consideráveis, o atacante Alan Kardec e o meia Valdivia. Os dois receberam o terceiro cartão amarelo durante a vitória sobre o Paraná, o chileno forçou sua advertência, pois ele foi convocado pela seleção chilena e não atuaria de qualquer forma. Eguren com a seleção do Uruguai para enfrentar o Japão em amistoso, Vinicius lesionado e Léo Gago ainda recuperando sua forma física são as outras ausências. No ataque Leandro e Ananias serão os titulares, artilheiro alviverde na temporada com dez gols, Leandro tenta voltar a marcar. Mendieta que já fez duas partidas entre os titulares começará jogando mais uma vez por conta da suspensão do Mago, embora não conte com dois dos principais jogadores, o Verdão vive um grande momento, com quase 81% de aproveitamento na Segunda Divisão, o time tem como retrospecto atual de oito vitórias e um empate.

São Paulo Suspenso por causa do terceiro cartão amarelo, o lateral-direito Douglas está fora do confronto da próxima quinta-feira contra o Atlético-PR no Morumbi em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para a posição além dos jovens Lucas Farias e Mateus Caramelo, o técnico Paulo Autuori também poderá improvisar no setor, contratado para o segundo semestre, Caramelo participou de três partidas. Já o jovem Lucas Farias esteve em nove jogos na temporada e também atuou contra o Bayern de Munique (ALE) e o Milan (ITA) durante a excursão internacional do clube do Morumbi. Outras alternativas para a posição são os volantes Rodrigo Caio e Wellington que podem ser deslocados para a função, além deles o ambidestro lateral argentino Clemente Rodríguez pode ser uma aposta para o setor. No Campeonato Brasileiro o São Paulo figura na zona de rebaixamento com nove pontos conquistados em 12 partidas disputadas, ao todo nos últimos 17 confrontos contabilizando as Copas Audi, Suruga, Eusébio e Recopa, o Tricolor conseguiu apenas uma vitória.

Santos Depois do empate com o Cruzeiro no último domingo, o Santos se reapresentou e com direito a gratas novidades para o técnico Claudinei Oliveira, em treinamento coletivo entre os reservas, o volante Marcos Assunção e o atacante Thiago Ribeiro tiveram boas atuações e foram motivo de aplausos do comandante. O principal destaque foi o jogador de 37 anos, recuperado de lesão que o afastou do Peixe há cerca de um mês, Assunção mostrou bom rendimento ao longo da atividade e realizou três assistências na vitória da "Equipe B" contra a "Equipe C" do Peixe. Outro bom destaque no ultimo treinamento foi o atacante Thiago Ribeiro, visto como a principal contratação da equipe para o segundo semestre, atuando ao lado de Willian José e Geuvânio, o jogador mostrou qualidade, marcou bonito gol e ainda teve outras oportunidades. Para o duelo contra o Vasco na próxima quarta-feira, o volante vive a expectativa de ser a opção para o lugar de Arouca que sentiu lesão muscular e será desfalque, já o atacante ainda busca a melhor forma física e só deve ser opção entre os titulares daqui a duas semanas.

Portuguesa A vitória da Portuguesa no clássico diante do São Paulo realmente deu o que falar, até de um dos principais jornais de Portugal, o “A Bola” destacou a atuação lusitana no confronto do último final de semana e ressaltou que a Rubro-Verde “se vingou” do resultado negativo do Benfica diante do Tricolor pela Copa Eusébio. A publicação ainda destacou os gols marcados pelo atacante Diogo, chamado de “carrasco do São Paulo”, outro destaque feito pelo jornal ficou pelo pênalti defendido por Lauro. Mas quem voltou e voltou bem é o ídolo da história recente da Portuguesa, devido a sua passagem pelo clube em 2007, o centroavante arrancou elogios do treinador Guto Ferreira por sua atuação contra o São Paulo, a melhor desde que acertou seu retorno ao Canindé no início do ano. O que pode ter facilitado a atuação do camisa 7 foi que o comandante da Lusa admitiu a preocupação em escalar o atacante na posição em que se sentisse mais confortável. A Portuguesa volta a campo na próxima quarta-feira contra o Coritiba no Couto Pereira pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos somados a Lusa encabeça a zona de rebaixamento na 17ª posição.