Últimas do Futebol Brasileiro - 13 de dezembro
Fluminense Os rumores de uma possível saída do camisa 10 Thiago Neves neste fim de ano foram praticamente descartadas pelo diretor-executivo do Fluminense, Rodrigo Caetano. O dirigente garantiu que não houve nenhuma proposta oficial pelo meia e que tanto o clube como o jogador desejam a permanência dele em 2013. Caetano aproveitou para reafirmar que o Tricolor irá manter todo o elenco na próxima temporada. O planejamento da diretoria é contratar apenas três atletas para reforçar o que os cartolas já consideram muito bom, que é o grupo do Flu. Com essa garantia de permanência de Thiago Neves, o camisa 10 vai se reapresentar normalmente com o restante do elenco no próximo dia 3 de janeiro, nas Laranjeiras.
Botafogo De volta ao Botafogo, o atacante uruguaio Loco Abreu vai ter de mostrar seu valor para ganhar espaço na equipe comandada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, o treinador alvinegro disse que seguirá com o camisa 13 no banco de reservas, caso permaneça no Botafogo, mas crê que o jogador irá se adaptar à situação. Segundo as palavras do técnico do Fogão: Ele é jogador do Botafogo, em contrato. Neste ano, ele não vinha jogando bem e por isso nós o utilizamos com uma frequencia menor. A proposta era utilizá-lo apenas em momentos específicos e isso acabou o motivando a sair do clube. Creio que, eu ficando, ele terá que se adaptar a isso melhor. Sobre uma possível utilização de Loco Abreu ao lado de Seedorf, o treinador descartou a possibilidade, citando a idade avançada de ambos os jogadores e o forte calor, que poderia gerar um desgaste maior e prejudicar o time.
Vasco O diretor René Simões esteve em Pinheral, interior do Rio de Janeiro e fez uma visita ao centro de treinamento João Havelange, onde o elenco vascaíno vai realizar o pré-temporada ano que vem. Acompanhado de alguns funcionários do Cruz-Maltino, a primeira impressão que o diretor executivo teve do local foi boa, durante a visita o dirigente conversou com Guto Nader, proprietário do local, o CT teve a aprovação da Fifa para receber a preparação de seleções para a Copa do Mundo de 2014. O Vasco ficará no local de 4 a 17 de janeiro e vai estrear no Campeonato Carioca no dia 19, contra o Boavista, em Volta Redonda.
Corinthians Falta apenas um passo para a conquista do mundo, o Corinthians venceu o Al Ahly, do Egito, por 1 a 0, no Toyota Stadium e carimbou a classificação para a final do Mundial de Clubes. Dúvida para a partida após o clássico contra o São Paulo, no dia 2, Guerrero marcou o primeiro gol da equipe na competição, após bater escanteio e ver a zaga afastar a bola, Douglas pegou de trivela e a botou na área novamente, no corpo o peruano ganhou espaço e cabeceu para o fundo das redes, aos 29 minutos do primeiro tempo. O segundo tempo veio e o Timão em vantagem, deu um passo atrás, à espera de um contra-ataque, situação perigosa, que chamou a equipe árabe para o seu campo, com a equipe de Tite em momento apático, os egípcios tomaram conta da bola e enfileiraram chances, com chutes de longa distância e tentativas de cruzamentos, a zaga, porém, conseguiu afastar os perigos. Romarinho aniversariante do dia e Jorge Henrique, entraram para tentar mudar o panorama, mas a situação continuou sofrida até o apito final do árbitro e foi no estilo Corinthians.
Palmeiras O cuidado que Marcos tem ao falar sobre o atual momento da posição de goleiro no Palmeiras nem de longe parece lembrar os discursos impulsivos que alegrava a torcida depois das partidas. A análise sobre a contratação de Fernando Prass, ex-Vasco, é a mais cautelosa possível, mesmo que a diretoria trate a chegada do novo reforço como a transferência de um jogador de 34 anos que desembarca no clube com status de titular. Para o eterno camisa 12, aposentado desde janeiro, ainda haverá uma competição de Prass com Bruno, então dono da camisa 1 por boa parte da atual temporada, embora com muitas ressalvas de torcedores. Segundo as palavras do ex-goleiro do Palmeiras: É um grande goleiro. Vai ser muito bem recebido no Palmeiras, que também tem o Bruno. Os dois vão competir pela posição. E quando existe a competição, o time é quem ganha.
São Paulo De um jeito que nenhum são-paulino esperava, o Tricolor voltou a conquistar um título depois de quatro anos, após confusão e apenas meio tempo jogado, o time do Morumbi sagrou-se campeão da Copa Sul-Americana, ao vencer por 2 a 0. Jogadores das duas equipes se envolveram em confusão no intervalo e a decisão teve apenas 45 minutos, após briga que começou no gramado do Morumbi e continuou no túnel do vestiário, os jogadores argentinos se recusaram a voltar para o segundo tempo, alegando terem sido agredidos e intimidados pela Polícia Militar e seguranças do São Paulo. Com a bola rolando, o Tricolor foi superior durante quase todo o primeiro tempo, sem deixar espaços para os argentinos e marcando firme, o Tricolor demorou a chegar com perigo, mas marcou na primeira chance clara com Lucas, logo depois após linda jogada individual, o meia-atacante tocou para Osvaldo, que com calma, deu uma leve cavadinha para o fundo do gol. O título do São Paulo coloca 2012 na história do futebol paulista, já que os quatro grandes clubes do estado conquistaram ao menos uma taça nesta temporada, fato que não acontecia desde 2008.
Santos Diretoria e comissão técnica santista já decidiram, Gabriel Barbosa o Gabigol de 16 anos subirá para o time profissional em 2013, existe inclusive grande possibilidade de isso acontecer já no começo do ano. Mesmo que não seja relacionado para os jogos, a promessa treinará junto com o elenco alvinegro para ser observado de perto e orientado pelo técnico Muricy Ramalho. A tendência é que o garoto não participe da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nos próximos dias haverá uma reunião entre representantes do clube e o empresário do atleta, Wagner Ribeiro, para decidir isso, mas o mais provável é que ele não vá para a Copinha. Atualmente Gabigol treina em uma categoria acima da dele, recentemente ele participou do Campeonato Brasileiro Sub-17, mas o time não foi bem e acabou eliminado precocemente. Neste ano, o Santos também promoveu ao profissional um garoto de 16 anos, o atacante Victor Andrade, o garoto porém foi rebaixado para a base e está disputando o Brasileirão Sub-20.
