Últimas do Futebol Brasileiro - 13 de junho

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo Com a parada do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa das Confederações, alguns times deram férias antecipadas para os jogadores, e com o Flamengo não foi diferente. De folga desde a partida diante do Criciúma no último sábado, os atletas só voltarão aos trabalhos na próxima terça-feira. Mesmo sem uma recomendação para o elenco, o fisiologista do clube Claudio Pavanelli comentou que uma semana de folga não atrapalha muito a preparação, Pavanelli lembrou ainda que espera uma definição do novo treinador para ajustar o programa para a volta ao período de treinamentos. O Rubro-Negro volta a campo no dia 6 de julho, diante do Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, ainda sem local definido. Antes disso, os jogadores devem participar de um amistoso no fim deste mês.

Fluminense A Portuguesa venceu o Fluminense por 2 a 1, na noite da última quarta-feira, em jogo adiado pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro e quebrou uma sequência de cinco anos sem vencer o Tricolor. A primeira vitória na competição fez com que a Lusa saltasse para o 12º lugar com seis pontos. Já o Fluminense viu suas pretensões de alcançar a liderança do campeonato escaparem, mas o time segue na quarta colocação da competição com nove pontos. O empate acelerou o confronto e ambas as equipes poderiam ter ido para os vestiários em vantagem, mas a igualdade foi a mais justa tradução da etapa inicial. Com o resultado a Lusa conseguiu sua primeira vitória no Brasileirão e conseguiu escapar da zona de rebaixamento, empurrando o Galo e o Goiás para a zona de risco, já o Fluminense segue no G4 e agora se prepara para a intertemporada que será realizada nos EUA.

Botafogo A diretoria do Botafogo acertou um período de treinamentos em Pinheiral, enquanto o Campeonato Brasileiro estiver paralisado para a Copa das Confederações. O time Alvinegro ficará na cidade do dia 18, na próxima terça-feira, até a data da reapresentação do elenco,dia 22. A ideia é que, o time comandado por Oswaldo de Oliveira, faça um amistoso no local de preferência contra um time da região. A princípio, esta partida só seria disputada no último dia da estadia, em Pinheiral. Vale lembrar que o próximo jogo do Glorioso será apenas no dia 3 de julho, em partida válida pela terceira rodada da Copa do Brasil. No Campeonato ,o Alvinegro só joga no dia 7 de julho, contra o rival Fluminense, provavelmente no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Vasco Novo reforço para a defesa do Vasco, o zagueiro Rafael Vaz, vindo do Ceará, treinou pela primeira vez com os novos companheiros no Cefan. O grupo realizou uma série de atividades físicas, um leve treino com bola e um treino tático em campo reduzido. O atacante Eder Luis que ficou de fora das partidas contra Atlético-MG e Bahia por conta de um edema no joelho treinou normalmente e mostrou que está totalmente recuperado da lesão, o também atacante Tenório que sentiu um desconforto no púbis momentos antes do jogo do último sábado e foi poupado, também treinou normalmente. A surpresa do treino ficou por conta do lateral-esquerdo Lorran de 17 anos que é da base do Vasco e treinou pela primeira vez com o elenco profissional, o elenco atual conta com o peruano Yotún e o jovem Dieyson para a lateral-esquerda, Yotún no entanto está desfalcando o Cruz-Maltino para servir a seleção do Peru. Outra surpresa foi a visita do ex-volante Leandro Ávila que foi tri-campeão carioca pelo clube em 1992, 93 e 94, o ex-atleta conversou bastante após a atividade com o técnico Paulo Autuori e com Ricardo Gomes que assistiu seu primeiro treino como diretor-executivo do clube.

Corinthians Lesionados na partida contra a Portuguesa no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, o lateral direito Alessandro e o zagueiro Paulo André deverão se apresentar com antecedência para realizar exames no CT Joaquim Grava. Com problemas musculares, ambos deixaram a partida no Pacaembu no intervalo e, desde então, não sabem a gravidade das lesões. Ao contrário do restante do grupo, que se reapresenta na próxima segunda-feira, eles devem aparecer já nesta quinta-feira. Como o elenco ganhou folga durante esta semana por conta da parada da Copa das Confederações, não foi possível verificar com mais profundidade as suas lesões, além dos jogadores, funcionários da área médica, física e técnica também foram liberados das atividades.

Palmeiras O Palmeiras apresentou meia William Mendieta ex-Libertad (PAR. O paraguaio, que enfrentou o Verdão na fase de grupos da Copa Libertadores deste ano, recebeu a camisa número 8 das mãos do presidente do clube Paulo Nobre. O Verdão adquiriu 100% dos direitos econômicos de Mendieta e firmou vínculo válido por quatro temporadas, o clube não confirma, mas desembolsou cerca de R$ 4 milhões pela negociação, o novo reforço vestirá a camisa que era utilizada pelo volante Souza. Em seu primeiro contato com jornalistas no Verdão, o meio-campista disse ter conversado com o volante argentino Guiñazu e com o ex-lateral Chiqui Arce paraguaio e ídolo do clube alviverde, querendo chegar à seleção de seu país o armador sonha seguir os passos do conterrâneo. Segundo as palavras do novo reforço do Verdão: Venho fazer o meu melhor no Palmeiras, quero deixar uma imagem boa no clube e espero que a torcida se lembre de mim para sempre. Conversei com o Guiñazu e também com o Arce, e os dois me deram boas referências, disseram que aqui é um grande clube do Brasil. Até hoje Mendieta fez apenas um jogo pelo Paraguai, um amistoso contra a Guatemala em abril de 2012, ele entrou no segundo tempo da vitória por 1 a 0.

São Paulo São Paulo e Grêmio entraram em campo pressionados sob a desconfiança dos seus torcedores. Pelo lado do clube paulista, Luis Fabiano é o personagem. Esse panorama se reflete a cada jogo e diante do Grêmio, no que pode ter sido o último jogo com a camisa do Tricolor paulista, Fabuloso fez questão de escrever o seu nome na história do clube, ao marcar, chegando aos 173 e igualou Luizinho. Agora, ambos estão na quinta posição entre os maiores goleadores do time, mas se as turbulências são parecidas o resultado também foi 1 a 1 na Arena Grêmio. Com o resultado, os dois Tricolores permanecem com oito pontos no torneio, mas pelo saldo de gols o paulista está à frente. Agora, as equipes só voltam a campo após a disputa da Copa das Confederações. O São Paulo tem uma decisão no retorno, já encara o Corinthians, no dia 3, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana, no estádio do Morumbi. Pelo Brasileirão, outro clássico na sequência diante do Santos em casa. Enquanto ,o Grêmio enfrenta o Atlético-PR, no dia 7, fora de casa.

Santos O torcedor santista pode esperar um novo Santos para o segundo semestre. Reforços, diversas baixas e, provavelmente, um treinador renomado, para aumentar a esperança visando o segundo semestre. O Alvinegro Praiano precisou de cinco rodadas para desencantar. Diante do Atlético-MG desfalcado o Peixe venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro e aguarda águas mais calmas para navegar após a Copa das Confederações. Com o resultado o Santos chega aos cinco pontos na competição e deixa não só a lanterna da competição como também a zona de rebaixamento, já o Galo para nos quatro e está na 17ª posição. Com a pausa para a disputa da Copa das Confederações as equipes só voltam a entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro em julho, o Santos já encara o clássico diante do São Paulo no dia 7 no estádio do Morumbi, já o Atlético-MG recebe o Criciúma no estádio Independência um dia antes.