Últimas do Futebol Brasileiro - 13 de novembro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O Flamengo venceu o Náutico por 1 a 0, no ultimo domingo e garantiu a permanência na elite do futebol brasileiro, para o técnico Dorival Júnior, os jogadores rubro-negros começaram a alcançar os resultados tardiamente e já pensa em reformulação do elenco no próximo ano. Segundo as palavras do treinador do Fla: Acredito que começamos agora a alcançar alguns resultados no Campeonato Brasileiro, tardiamente mas é sempre bom terminar um ano podendo apresentar algo mais consistente. Para 2013, há muita coisa a ser feita, a diretoria sabe disso. Continuamos acreditando nesse trabalho, mas teremos um caminho longo e árduo ainda este ano. Dorival Júnior também avaliou a maturidade dos jogadores rubro-negros. Segundo o comandante, a vitória premiou o trabalho do elenco que lutava para colocar o Flamengo em uma melhor posição na competição. O próximo compromisso do Flamengo no Campeonato Brasileiro é no próximo domingo, contra o Palmeiras, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Fluminense Quem pensou que os jogadores do Fluminense ganhariam férias antecipadas após a conquista do Campeonato Brasileiro, com três rodadas de antecedência, se enganou. Segundo o técnico Abel Braga, todos os jogadores estarão à disposição nos próximos compromissos do Tricolor, em especial contra Cruzeiro e Sport, por respeito aos envolvidos em alguma disputa na competição. Segundo as palavras do treinador do Flu: Não vou liberar ninguém. Contra o Sport, vamos de time titular para não ter um desrespeito, porque o jogo ainda vale para o Sport. Além disso, tem outros clubes envolvidos. Não podemos poupar ninguém. Abel Braga ainda confirmou o retorno de Deco, que sofreu um estiramento na coxa direita, na partida contra o Coritiba, no Engenhão, no último dia 25. Além de Wellington Nem, o Fluminense também não terá à disposição o lateral-esquerdo Carlinhos, que recebeu o terceiro amarelo diante do Palmeiras e cumpre suspensão automática.

Botafogo Oswaldo de Oliveira não considera que o time do Botafogo seja dependente do holandês Seedorf, mesmo elogiando o apoiador, o treinador afirmou que a equipe tem jogadores capazes de substituir o holandês à altura, essa declaração foi dada logo após a vitória de 3 a 0 sobre a Portuguesa, no ultimo sábado, no Engenhão. Segundo as palavras do treinador do Fogão: Seedorf é um jogador importantíssimo, trouxe um astral diferente para o Botafogo, enriqueceu muito nosso meio com sua categoria e técnica. O Botafogo nessas duas últimas e antes também jogou muito bem sem ele. Não é questão de dependência. Ele é importante quando joga, mas quando não podemos contar com ele temos armas para nos sair bem também. A equipe alvinegra chegou a 54 pontos conquistados com a vitória sobre a Lusa e permanece na quinta colocação, o time reduziu a distância para o São Paulo, último do G4, para cinco pontos.

Vasco Uma reunião alinhavou o retorno de Ricardo Gomes ao Vasco, em um primeiro momento ele será diretor técnico e Gaúcho efetivado no cargo de treinador que ocupa de forma interina após a saída de Marcelo Oliveira e no qual ficará até o fim do Campeoanto Brasileiro deste ano. Clinicamente, Ricardo Gomes já está liberado para voltar como técnico, porém, as pequenas dificuldades na fala e a falta de sensibilidade no lado direito do corpo fizeram com que as partes tomassem a decisão. Ricardo Gomes terá controle sobre treinos, escalações e instruções táticas, montagem de elenco, analisando saída e entrada de jogadores. Por causa disso, foi considerado difícil encontrar no mercado algum técnico que estivesse disposto a trabalhar nestas condições. Há a expectativa de que o anúncio oficial seja feito pela diretoria até esta quarta-feira e a função de Ricardo explicada mais detalhadamente.

Corinthians Foram 40 minutos de treino coletivo e a sensação de que Emerson Sheik ainda terá de trabalhar bastante durante a semana para que recupere a vaga na equipe titular diante do Internacional, no Beira-Rio. Ausente nos últimos cinco jogos por conta de um estiramento no joelho direito, o camisa 11 foi escalado como referência de um ataque que contou com Danilo, Giovanni e Zizao. Com liberdade, Emerson flutuou pelos dois lados do campo e buscou o jogo. Ele, porém, não deu nenhum chute a gol. Com todos os jogadores de ataque à disposição para a partida, o técnico Tite já admitiu que terá um grande pepino para descascar na hora de escalar o setor ofensivo. Douglas, Danilo, Martínez, Jorge Henrique, Sheik, Romarinho e Guerrero brigarão por quatro vagas. Após os 40 minutos iniciais, Danilo e Emerson foram para a parte interna do CT. Tite realizou algumas mudanças, colocando os jovens Paulinho e Michel na equipe principal. Outros meninos da base também ganharam oportunidade no segundo time.

Palmeiras Gilson Kleina vai ter problemas para montar a equipe do Palmeiras nas próximas rodadas do Brasileirão, o volante João Denoni e o atacante Luan estão fora da partida contra o Flamengo, no próximo domingo, o primeiro sofreu uma luxação na clavícula e vai precisar de pelo menos duas semanas para se recuperar, já o segundo tem de cumprir suspensão por conta dos cartões amarelos. O zagueiro Henrique pode ser outro desfalque, ele deixou o jogo do ultimo domingo ainda no primeiro tempo após uma trombada com o goleiro Bruno, com dores no tórax e dificuldade para respirar, ele passou por exames, mas não teve fratura. Já o meia Patrick Vieira com dores no tornozelo e o volante Correa com câimbras, não devem ser problemas para o próximo domingo, em Presidente Prudente, o Verdão perdeu por 3 a 2 e viu sua situação ficar ainda mais complicada na tabela, onde ocupa a 18ª colocação.

São Paulo Rogério Ceni marcou o primeiro e único gol do São Paulo na derrota para o Grêmio por 2 a 1 e chegou a 106 anotados pelo clube, agora ele ultrapassou Canhoteiro e chegou à 16ª posição do ranking de artilheiros da história do Tricolor. Neste ano, Ceni ainda pode ultrapassar mais um na lista, se fizer mais dois empata com Remo Januzzi, que marcou 107 pelo clube, acima dele está Dino Sani, com 113 gols. Este foi o terceiro gol do goleiro artilheiro na temporada, o camisa 01 também foi às redes diante do Bahia pela Sul-Americana e da Ponte Preta pelo Brasileirão.

Santos O mau momento do atacante André que além de fora de forma, não tem jogado bem e está sem marcar gols há um mês, aumenta o coro dos que criticam as contratações do Santos para esse ano, em 2012 nada menos do que 14 jogadores chegaram à Vila Belmiro, mas nenhum deles conseguiu estourar. A política do Alvinegro para essa temporada foi optar por reforços baratos, prova disso é que nove deles chegaram ao clube sem custos, Bernardo, Bruno Peres, Éwerton Páscoa, Fucile, Gérson Magrão e Juan foram emprestados, enquanto David Braz, Rafael Galhardo e Miralles, envolvidos em trocas com Flamengo e Grêmio. André, João Pedro e Patito que demandaram investimento, também não embalaram na equipe. As críticas pelos insucessos com os reforços respingam até no técnico Muricy Ramalho, conselheiros e opositores reclamam que o técnico indica mal. Enquanto isso, André pode perder vaga no time, após cumprir suspensão Miralles pode vestir a 9, no próximo sábado, contra o Figueirense, na Vila Belmiro.