Últimas do Futebol Brasileiro - 14 de junho

Por Mano Thiago

Flamengo Chegou o novo chefe. Após alguns dias de negociação, Mano Menezes é o novo técnico do Flameng. O treinador fechou contrato e assinou um vínculo com o Rubro-Negro até dezembro de 2014. Ele chega para ocupar a vaga de Jorginho, demitido na última semana, após derrota para o Náutico. A apresentação do novo técnico será na próxima segunda-feira, na Gávea. A questão salarial era uma das pendências para o acerto, mas foi resolvida em reunião entre o agente do treinador Carlos Leite e a diretoria do Flamengo. Este será o primeiro trabalho de Mano Menezes após deixar o comando da Seleção Brasileira. Em novembro do ano passado, ele ganhou destaque nacional com os trabalhos realizados no Grêmio entre 2005 e 2007 e no Corinthians entre 2008 e 2010.

Fluminense A delegação do Fluminense desembarcou no Rio de Janeiro, após a derrota por 2 a 1 para a Portuguesa, no Canindé. Para o goleiro Ricardo Berna, os muitos desfalques fizeram a diferença, mas a proximidade da liderança deixa o grupo satisfeito para o retorno do Campeonato Brasileiro, no início de julho. Segundo as palavras do goleiro do Flu, "os desfalques influenciam na sequência de trabalho, não há dúvidas. Mas nós temos jogadores qualificados que podem entrar e dar conta do recado. Jogamos bem, mas a vitória não veio. Infelizmente não deu nessa última partida, mas terminamos essas cinco rodadas com balanço positivo e bem perto do líder". Para o atacante Samuel o balanço dessas cinco rodadas iniciais também foi positivo principalmente no fator individual, já que o jogador pode ter uma sequência de jogos, o que não é comum quando o atacante Fred, hoje na Seleção está à disposição de Abel Braga. Segundo as palavras do reserva do atacante Fred: É sempre bom estar aparecendo, estar jogando, foi bom para mais uma vez ter uma sequência boa. Agora é descansar até sábado, viajar pra Orlando, essa intertemporada vai ser importante também.

Botafogo Dória foi eleito o melhor zagueiro do Torneio de Toulon, conquistado pela Seleção Brasileira sub-20 no último sábado, após vitória sobre a Colômbia por 1 a 0. O zagueiro do Botafogo, que foi o capitão do time brasileiro comandado pelo técnico Alexandre Gallo, comentou a satisfação de ser campeão e também de feito individual. Segundo as palavras do zagueiro do Fogão: "Foi uma conquista muito importante em dois sentidos. Para o Brasil, que apagou um pouco a má impressão deixada no Sul-Americano, quando não conseguimos a vaga para o Mundial Sub-20, e para mim, pois foi a primeira vez que, como capitão, tive o prazer de levantar uma taça. Além disso, para completar a festa, ainda fui eleito para a seleção do torneio. Fico muito feliz e com a sensação do dever cumprido". No Campeonato Carioca deste ano, Dória também ganhou o prêmio individual de melhor zagueiro pelo lado esquerdo, além de conquistar o estadual com o Botafogo, primeiro título do jogador como profissional. A delegação da Seleção sub-20 segue da França para a Suíça para disputar um torneio quadrangular.

Vasco O Vasco treinou no Cefan com o campo esvaziado. Os titulares do clube ficaram na academia fazendo um trabalho de reforço muscular e apareceram no gramado na parte final da atividade para dar voltas pelo campo. Ausência foi o zagueiro Renato Silva que foi liberado do ultimo treino para resolver questões particulares. Com os reservas o técnico Paulo Autuori comandou um treino de movimentação seguido por uma atividade de finalização, na sequência ele conduziu um coletivo em campo reduzido. A surpresa da ultima atividade ficou pela visita do lateral-direito Allan que deixou o Vasco em maio do ano passado para jogar na Udinese (ITA), o jogador que foi campeão da Copa do Brasil pelo Cruz-Maltino em 2011, cumprimentou todos os membros da comissão técnica do clube e foi muito festejado pelo volante Fellipe Bastos e pelo meia Carlos Alberto.

Corinthians Apesar de a diretoria do Corinthians ter dado folga para o grupo entre os dias 9 e 16 de junho por conta da Copa das Confederações, alguns jogadores ignoram o descanso e estiveram no CT Joaquim Grava para trabalhar na academia. O meia Renato Augusto já recuperado de uma lesão muscular de grau 2 na coxa, segue fazendo reforço muscular para voltar a atuar no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, na competição continental o Corinthians enfrenta o rival São Paulo e o jogo de ida será no dia 3 de julho. Além do meia os recém-chegados Ibson, Maldonado e Walter são outros atletas que têm dado duro no dia a dia para na reapresentação do elenco poderem mostrar um desempenho melhor para a comissão técnica. O lateral direito Alessandro que deixou o jogo contra a Portuguesa com dores na coxa, a princípio faria exames, mas se reapresentará normalmente no dia 17 junto dos demais, já o zagueiro Paulo André com dores no mesmo local deve ficar aos cuidados médicos nos próximos dias.

Palmeiras O elenco do Palmeiras entrou de folga e só volta a trabalhar no dia 20 de junho, mas nem todos os jogadores terão o recesso prolongado. O chileno Valdivia, por exemplo, tem descanso só para o fim desta semana. Pessoa próxima ao jogador diz que a iniciativa partiu dele, mas o Palmeiras avisa que os treinos durante a pausa já estavam determinados. Recuperado da lesão na coxa que o impede de atuar desde 14 de março, Valdivia seguirá em processo de recondicionamento físico, ele queria jogar contra Sport e América-RN, mas a comissão técnica negou o pedido e decidiu preservá-lo para depois da Copa das Confederações. O chileno ficou contrariado com o 'veto', pois garante já ter condições plenas de retornar, tanto que vinha trabalhando no campo ao lado dos companheiros sem limitações. Dos atletas que vinham treinando com o grupo, Valdivia é o único que seguirá em atividade, Vilson outro recuperado de lesão tem a mesma agenda, mas estava só correndo no campo, Kleber outro que trabalhará na folga está entregue ao departamento médico por causa de tendinite no joelho.

São Paulo Quando Péricles Bassols apitou fim de jogo, no empate por 1 a 1, contra o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, o elenco do São Paulo entrou de férias em razão da pausa para a Copa das Confederações. A competição ocorre do dia 15 até o dia 30 deste mês. Contando a partir da ultima quinta-feira, os atletas terão onze dias de recesso até voltarem aos trabalhos no próximo dia 24. O primeiro treino acontece no CFA de Cotia, já tendo em vista a disputa do jogo de ida da Recopa Sul-Americana dia 3 de julho, diante do Corinthians, no Morumbi. Para o atacante Aloísio que foi titular na última partida do Tricolor, a folga vem em boa hora para o grupo renovar as energias e retornar bem de olho na segunda metade da temporada. Segundo as palavras do atacante do Tricolor: É a hora de descansar e aproveitar a família, porque o segundo semestre será cheio de decisões. Logo de cara já temos a Recopa nos dias 3 e 17 de julho e não podemos perder o foco. Além disso, nossa equipe quer a liderança do Brasileiro e vamos em busca disso.

Santos O goleiro Rafael pode ter feito sua despedida do Santos na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, na última quarta-feira, na Vila Belmiro. O goleiro recebeu proposta da Inter de Milão (ITA), que enviou representantes ao Brasil, e não descartou a possibilidade de ter dado adeus ao Peixe no duelo contra o Galo. Além da Inter, a Roma tem interesse no arqueiro que possui passaporte europeu e sonha em jogar no Velho Continente. Segundo as palavras do goleiro do Peixe: Sinceramente não sei se foi minha última partida, vamos ver. O zagueiro Durval que está a caminho do Sport é outro que pode ter defendido o Peixe pela última vez, por outro lado o volante Arouca cuja renovação contratual ganhou ares de novela, negou que esteja de saída. Segundo as palavras do volante do Peixe: Tenho contrato até agosto do ano que vem e procuro ficar o mais tranquilo possível para desempenhar meu futebol, ajudar o Santos a vencer, como tem sido desde que cheguei aqui. Esse negócio de proposta eu deixo para o meu empresário falar com a diretoria.