Últimas do Futebol Brasileiro - 15 de agosto

Por Mano Thiago

portuguesa

Portuguesa A Portuguesa encarou o Coritiba na noite da última quarta-feira no Couto Pereira, com um a mais durante todo o segundo tempo o Coxa viu a Lusa abrir o placar e administrar uma quase vitória heroica no campo do adversário, pelo menos até os 49 minutos quando Bill aproveitou bate-rebate na grande área e de canela empatou. O primeiro tempo sofreu com a falta de jogadas criativas, o Coxa tinha a bola, mas não sabia o que fazer, no entanto apesar do domínio alviverde o time paranaense não assustava a Lusa. Já que o jogo estava parado Moisés Moura resolveu deixar a partida mais emocionante, o zagueiro da Portuguesa tomou dois cartões amarelos em cinco minutos e foi expulso no fim da primeira etapa. A segunda etapa começou no mesmo ritmo lento, mesmo com um homem a mais o Coritiba continuava sem assustar a Lusa que armou um verdadeiro ferrolho à frente do goleiro, até que o improvável acabou acontecendo, a Portuguesa abriu o placar com o atacante Gilberto aos 13 minutos, o atacante recebeu passe de Diogo e chutou no canto. Precisando do resultado desesperadamente o Coxa lançou-se ao ataque desordenadamente, sem seus melhores jogadores o Coritiba não conseguia se recuperar, isso com o jogo perto do fim e o placar parecia não se alterar mais. Até que aos 49 após bate-rebate na área a bola sobrou para Bill que encobriu Lauro chutando de canela e para a Lusa o empate teve gosto de derrota. A Portuguesa deixa escapar a chance de sair da zona do rebaixamento, a equipe volta em campo no próximo domingo na capital paulista, no Canindé a Lusa recebe o Botafogo.

Flamengo O embalo da vitória do Flamengo no ultimo clássico sobre o Fluminense no Maracanã parou no Goiás, na noite da ultima quarta-feira no Estádio Serra Dourada, o time do comandante Mano Menezes ficou apenas no empate. O atacante Walter com um belo gol abriu o placar para o time da casa, mas o zagueiro Chicão que fez sua estreia com a camisa rubro-negra deixou tudo igual em cobrança de falta e evitou a derrota. Com este resultado o Goiás foi a 18 pontos conquistados, na próxima rodada o Esmeraldino encara a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, já o Flamengo também chegou aos 18 pontos somados e agora terá o desesperado São Paulo pela frente no Estádio Mané Garrincha em Brasília.

Fluminense Na ultima quarta-feira Fluminense e Corinthians empataram no Maracanã pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro e o camisa 11 Emerson Sheik do Timão acabou sendo personagem do jogo sem gols. Ex-Flu que deixou em 2011 após cantoria da música “Bonde do Mengão Sem Freio” no ônibus da delegação e com problemas com a diretoria e com o atacante Fred, Sheik mostrava personalidade, marcado por Edinho no primeiro tempo em falta dura que rendeu um cartão amarelo para o defensor, o atacante de 34 anos cavou ainda a expulsão de Gum que voltava de suspensão. Com um jogador a mais, o Timão poderia ter marcado o gol da vitória aos 38 minutos do segundo tempo, dentro da área Romarinho cruzou, mas Sheik furou o chute, Igor Julião afastou evitou que o placar saísse do 0 a 0, depois aos 47 ainda exigiu grande defesa de Diego Cavalieri. Com o resultado o Corinthians chegou ao sétimo jogo sem derrota no Campeonato Brasileiro, mas caiu da quarta para a sexta colocação na tabela de classificação com 22 pontos conquistados, já o Flu que não ganha há quatro jogos, se manteve em 14º colocado na tabela com 15 pontos somados.

Botafogo Lances de cobrança de falta e jogadas ensaiadas, assim foi a preparação do Botafogo no campo anexo do Engenhão antes de enfrentar o Internacional nesta quinta-feira no Maracanã pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Poupado das ultimas atividades com bola, Marcelo Mattos treinou normalmente e está confirmado na equipe alvinegra, o lateral-esquerdo Julio Cesar que chegou a ser dúvida para o jogo diante do Colorado, mais uma vez treinou normalmente e também vai para o jogo. O treinador Oswaldo de Oliveira tem três desfalques, o goleiro Jefferson está com a Seleção Brasileira e será substituído por Renan, o meia Lodeiro que está à disposição do Uruguai para amistoso contra o Japão, dá lugar a Elias, a outra ausência fica por conta do lateral direito Gilberto que suspenso pelo terceiro cartão amarelo e dará lugar a Edilson. O Botafogo está escalado com no gol Renan, na defesa Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar, no meio de campo Marcelo Mattos, Seedorf, Rafael Marques e Vitinho, no ataque Elias. Negociando sua saída com o São Paulo o zagueiro Antônio Carlos treinou e ainda não tem sua situação definida, dirigentes dos clubes e do Atlético Paranaense que detém os direitos federativos do jogador estão conversando sobre a ida dele para o Morumbi.

Vasco Em uma partida com muita disposição dos dois lados e muito disputada, mas com uma série de gols perdidos, Santos e Vasco empataram por 1 a 1 na Vila Belmiro. O time paulista vencia a partida com um gol do zagueiro Edu Dracena até os acréscimos da segunda etapa, quando o zagueiro Rafael Vaz aos 46 minutos igualou o placar e enterrou o sonho santista de acabar com jejum de vitórias que agora é de seis partidas. Com o resultado a equipe paulista pulou para 15 pontos conquistados na 15ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, enquanto o Gigante da Colina subiu para a nona colocação. Na próxima rodada o Santos enfrenta o Bahia no próximo domingo na Arena Fonte Nova, os cariocas recebem o Grêmio em São Januário um dia antes.

Corinthians Os jogadores do Corinthians aprovaram o empate com o Fluminense na noite da ultima quarta-feira no Rio de Janeiro, após a partida o goleiro Cássio, o lateral Edenilson e o meia Renato Augusto valorizaram o ponto conquistado fora de casa. Segundo as palavras do goleiro do Timão: Foi um jogo bem disputado, com duas equipes de qualidade e conseguimos um ponto importante. Renato Augusto já projeta uma vitória contra o Coritiba no próximo domingo no Pacaembu, nesta ultima rodada o time alvinegro foi ultrapassado por Vitória e Grêmio e deixou o G4 do Campeonato Brasileiro. Segundo as palavras do camisa 8 do Corinthians: Conseguimos esse empate, e agora temos em casa um jogo importantíssimo. Temos de ganhar para conseguir somar esses quatro pontos em uma semana.

Palmeiras Cortado do amistoso entre Chile e Iraque por conta de dores na coxa, Valdivia será assunto em reunião entre o técnico Gilson Kleina e os médicos do Palmeiras, parte de um rodízio criado junto da comissão técnica para evitar novas lesões musculares, Valdivia tem recebido um tratamento diferente na Academia. O jogador alterna trabalhos com o elenco e de fortalecimento durante os intervalos de jogos, e não será utilizado em todas as partidas, ele foi poupado contra o Icasa quando entrou no segundo tempo, São Caetano partida para a qual nem foi relacionado e não deve pegar o Paysandu no próximo sábado. Após participar da vitória sobre o Paraná no ultimo sábado, o Mago seguiu viagem para a Dinamarca, se apresentou ao técnico Jorge Sampaoli e no treino com a seleção sentiu dores, após realizar um exame não foi constatada lesão, mas há uma inflamação no local. Para Kleina não houve erro no tratamento de Valdivia que participou de sete das nove partidas feitas pelo time após a Copa das Confederações.

São Paulo O São Paulo terá dois times completos para enfrentar o Atlético-PR nesta quinta-feira no Morumbi, o treinador Paulo Autuori relacionou 22 atletas e terá 11 no banco de reservas para optar por três deles durante o jogo, depois da Copa das Confederações as equipes passaram a deixar mais do que sete jogadores no banco. O treinador não tem os zagueiros Paulo Miranda e Edson Silva, o volante Denilson e o lateral Carleto todos estão fora por lesão, além deles outro desfalque é Douglas, o lateral direito recebeu o terceiro cartão amarelo contra a Portuguesa e está suspenso. A provável escalação titular do São Paulo é no gol Rogério Ceni, na defesa Clemente Rodríguez, Rodrigo Caio, Rafael Toloi e Reinaldo, no meio de campo Wellington, Fabrício, Lucas Evangelista e Jadson, no ataque Aloísio e Luis Fabiano.

Santos O capitão Edu Dracena saiu bastante irritado do campo da Vila Belmiro na noite da ultima quarta-feira, após o empate por 1 a 1 com o Vasco, o zagueiro do Santos evocou Muricy Ramalho ex-técnico do time ao dizer a famosa frase "a bola pune", o Peixe ganhava a partida até os acréscimos quando sofreu o gol de Rafael Vaz. Edu Dracena também lembrou o confronto com o Coritiba no empate por 2 a 2 pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro no dia 21 de julho, na ocasião o Santos também vencia o jogo, teve chances de ampliar o resultado, mas acabou sofrendo o empate no fim. Segundo as palavras do zagueiro do Peixe: Está 1 a 0 no finalzinho do jogo, tem de cadenciar. Não pode sofrer um gol assim. Contra o Coritiba foi a mesma coisa, não pode. Tem de cadenciar o jogo, experiência, cadenciar a bola, como disse o Muricy, a bola pune, no Brasileiro não pode bobear. Com o empate o Santos chegou aos 15 pontos na tabela e perdeu a chance de encostar no G4 do Campeonato Brasileiro.