Últimas do futebol brasileiro - 16 de janeiro

Por Mano Thiago

futebol

Flamengo O técnico Dorival Júnior enfim colocou o elenco do Flamengo para realizar seu primeiro coletivo nesta pré-temporada, com muitas mudanças o treinador escalou o time titular com no gol Caio, na defesa Léo Moura, Frauches, Renato Santos e Ramon, meio de campo com Cáceres, Amaral e Ibson, no ataque Rafinha, Nixon e Hernane. A atividade contou com a participação de alguns jovens recém-integrados ao elenco profissional, além de Caio e Rafinha que treinaram na equipe titular, o zagueiro Fernando, o lateral-direito Digão e o meia Rodolfo fizeram parte do time reserva, o placar final foi um empate sem gols. Ao fim do coletivo, Dorival Júnior comandou uma espécie de rachão, durante a atividade que ficou caracterizada pela seriedade e vontade dos jogadores rubro-negros, quem se destacou foi o meia Rodolfo, que fez o único gol do treinamento O meia Cleber Santana, os volantes Elias e Renato, os zagueiros Alex Silva e González que terão de estender a pré-temporada e não participarão da estreia contra o Quissamã, ficaram no campo 4 do CT Ninho do Urubu realizando um treinamento técnico.

Fluminense Poupados dos últimos treinamentos, o lateral-direito Wellington Silva e o apoiador Deco voltaram a treinar com o grupo do Fluminense durante a ultima atividade, no campo anexo do resort onde o Tricolor realiza a pré-temporada, na cidade de Atibaia (SP). Mas o dia não foi só de retornos, o atacante Fred que também foi preservado das atividade anteriores, seguiu sendo poupado pela comissão técnica e realiza trabalhos à parte, como exercícios na academia. O ultimo treino foi o último que a delegação tricolor faz em Atibaia, já que retorna para o Rio de Janeiro, onde no próximo domingo estreia no Campeonato Carioca, contra o Nova Iguaçu.

Botafogo O lateral-esquerdo Márcio Azevedo só sairá do Botafogo mediante o pagamento de sua multa rescisória, foi esta a declaração do presidente Mauricio Assumpção afirmando que o Palmeiras só levará o jogador mediante um bom pagamento, o Verdão já aumentou a primeira oferta que fez ao clube carioca, de R$ 1,5 milhão por 50% dos direitos econômicos do lateral. Em um evento o mandatário alvinegro disse que chegou até a conversar com Arnaldo Tirone, presidente do Palmeiras, explicando que apenas o pagamento da multa rescisória tiraria Márcio do Alvinegro. Segundo as palavras do presidente do Fogão: Eu já conversei com o Tirone e expliquei que para tirar Márcio Azevedo do Botafogo, é só pagando a multa. Não há outro caminho. Mauricio Assumpção explicou que caso perca Márcio Azevedo, teria ainda mais jogadores para buscar no mercado para montar o elenco em 2013, já que um lateral-direito e um atacante seguem nos planos da diretoria.

Vasco O técnico Gaúcho organizou o primeiro coletivo da equipe, além de ensaiar uma nova formação, o comandante testou alguns reforços no time titular. Organizado com a tática 4-3-3, o time inicial foi formado por no gol Alessandro, na defesa Elsinho, Dedé, Douglas e Dieyson, no meio de campo Abuda, Jhon Cley e Wendel, no ataque Bernardo, Carlos Alberto e Eder Luis, entre as principais mudanças em relação ao time que disputou o amistoso de Pedrinho ex-jogador do Vasco, pode-se destacar que a nova formação conta com três atacantes, antes eram apenas dois e Wendel no meio, ele atuou como lateral contra no amistoso. Pouco depois, o técnico voltou ao 4-2-2 e promoveu mudanças, Dieyson foi sacado para a entrada de Pedro Ken e Wendel foi deslocado para a lateral esquerda, Sandro Silva e Fillipe Soutto formaram a nova dupla de volantes, entrando nos lugares de Abuda e Jhon Cley, pela primeira vez, Sandro Silva e Pedro Ken tiveram uma chance na equipe durante o treinamento. O elenco ainda deve disputar outro coletivo, de modo a decidir o time para a estreia do Vasco no Campeonato Carioca no próximo final de semana.

Corinthians Na ultima atividade no CT Joaquim Grava começou a dar cara ao Corinthians que iniciará o Paulistão, no próximo domingo, contra o Paulista, sem Renato Augusto e Alexandre Pato que ficaram na academia, o treinador alvinegro escalou Zizao como titular. Durante a atividade técnica em campo reduzido, o meia-atacante asiático fez tabelas, deu dribles e ainda acertou uma bola na trave, aberto pela esquerda foi um dos destaques da atividade que contava com três gols, a ideia era que as defesas fossem mais trabalhadas ao proteger duas metas. O time que começou a atividade foi no gol Julio Cesar, na defesa Edenilson, Wallace, Felipe e Ygor, no meio de campo Guilherme Andrade, Guilherme, Giovanni, Romarinho e Zizao, no ataque apenas Elton, mais tarde o comandante promoveu algumas mudanças, Gil entrou no lugar de Felipe, Welder na de Ygor e bem no final, sacou Zizao para colocar Nenê Bonilha. Mais tarde Jorge Henrique, Paulo André, Douglas, Fábio Santos, Danilo e Guerrero correram em volta do campo sob os olhares do preparador físico Fábio Mahseredjian. O restante dos principais jogadores que se reapresentaram trabalharam na academia, o técnico Tite já deixou avisado que estes só terão condições de atuar a partir de fevereiro, como preparação para a estreia na Libertadores, no dia 20 de fevereiro, contra o San José, na Bolívia.

Palmeiras No segundo teste da pré-temporada o Palmeiras empatou com o Juventus por 1 a 1, na Academia de Futebol, o gol palmeirense foi anotado por Barcos, enquanto Rafael Magalhães igualou para o Moleque Travesso. O jogo-treino treino foi dividido em três tempos, o primeiro de 45 e outros dois de 30 minutos de duração, na primeira parte o Verdão repetiu a formação da equipe considerada titular com no gol Fernando Prass, na defesa Ayrton, Maurício Ramos, Henrique e Juninho, no meio de campo Márcio Araújo, Souza, Wesley e Patrick Vieira, no ataque Luan e Barcos. No segundo e terceiro tempo, o técnico Gilson Kleina jogou com os suplentes e promoveu algumas mudanças no decorrer da partida, o meia Valdivia que sofreu um trauma no tornozelo esquerdo na última segunda-feira, não participou da atividade.

São Paulo Um dia antes do jogo-treino com o Red Bull Brasil, os jogadores do São Paulo realizaram um treino tático, Ney Franco repetiu o time e o esquema que utilizou nos últimos treinamentos, 4-4-2 com um losango no meio de campo. A única alteração foi na lateral esquerda, com dores na coxa direita Cortez ficou no Reffis e foi substituído por Carleto, Maicon com tendinite no joelho esquerdo e Fabrício com dores na panturrilha esquerda também não participaram da atividade. Segundo o médico José Sanchez, os três atletas não têm nem lesão nem suspeita de lesão, como sentiram dores foram medicados e poupados do treino, a princípio eles não preocupam para o jogo do próximo sábado, contra o Mirassol, pela estreia da equipe no Paulistão. O atacante Osvaldo marcou um gol na atividade, Denilson com mais liberdade pela direita, chegou perto do gol algumas vezes e arriscou uma finalização, Jadson pela esquerda, dividiu a criação do time com Ganso.

Santos O técnico Muricy Ramalho já tem a equipe na cabeça para o começo do campeonato estadual, em treino coletivo em campo reduzido, no CT Rei Pelé, o treinador promoveu a entrada do meia Montillo e alterou a formação para o 4-4-2. O argentino que foi apresentado na última segunda-feira e está liberado pelos preparadores físicos do clube, ocupou a vaga do compatriota Miralles, que estava treinando entre os titulares nos últimos dias, ao lado de André e Neymar, no 4-3-3. Durante 50 minutos de atividade, o reforço mais caro da história do Peixe mostrou entrosamento com Cícero, Neymar, André e companhia, teve boa atuação e ainda distribuiu assistências, em treino diante dos juniores, os titulares venceram por 3 a 0, com gols de André duas vezes e Neymar. Outra novidade durante treinamento foi a presença do lateral-esquerdo Léo, após realizar artroscopia e ficar longe da equipe desde o fim do Brasileirão, o jogador voltou a treinar no gramado. A tendência é que no próximo sábado, na estreia do Paulistão, contra o São Bernardo, no Estádio Primeiro de Maio.